Passeios e Viagens

19/08 Dia Nacional do Ciclista – Cidade de Socorro “cai no gosto” dos bikers

Uma “magrela”, água e disposição. Geralmente é o que precisam os ciclistas, amadores ou não, para se sentirem livres e distrair a mente. Se for em meio à natureza ou locais que ofereçam outras experiências, melhor ainda. É o caso da Estância Hidromineral de Socorro – localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo que tem atraído muitos bikers. De fácil acesso, com infraestrutura e lindas paisagens, o município é ideal para pedalar, interagir com o meio, contemplar as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, conhecer lugares, passear e relaxar.

Na cidade existem vários atrativos culturais, históricos e arquitetônicos. No campo, uma natureza ímpar, com flora e fauna encantadoras durante o percurso: são mais de 1300km de caminhos rurais, trilhas e estradas de terra. Quer lugar melhor para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto? Mas, vamos combinar que a data é só uma desculpa, qualquer dia é dia para pedalar, ainda mais quando o local é favorável. Prática, sustentável e econômica, alia muito bem esporte com diversão e ainda é agradável para todas as idades.

Anuncio


A demanda tende a aumentar. Primeiro porque de acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, as vendas aumentaram 87% desde o início da pandemia até começo de dezembro de 2020, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Na fase de flexibilização, o percentual de vendas de bikes saltou para 118%. Segundo, porque a indústria também está otimista: a produção de bicicletas deverá atingir 850.000 unidades em 2021, volume 27,8% superior às 665.186 unidades fabricadas no ano passado. A projeção é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Socorro cada vez mais se aperfeiçoa para receber este público – seja para um breve passeio como para uma viagem de dias – mas já conta com aluguel de bikes, ciclovia, pista de Downhill e descontos.

Para quem ainda não tem uma, não tem como levar ou quer comodidade, o Parque Vale das Pedras Espaço Aventura aluga bikes aro 29, com amortecedor e freio a disco hidráulico, por R$ 20 por hora, por pessoa. Funciona todos os dias, das 9h às 16h, mas é preciso agendar com antecedência. Além disso, oferece quatro roteiros: Caminho Turístico Rio do Peixe (Ciclovia Rio do Peixe) e Caminho Turístico da Pompéia, ambos com média de duas a três horas; e Centro Histórico e Caminho Turístico do Cristo, com cerca de uma hora cada. Todos indicados para pessoas que pedalam com frequência.

No Colina Bike Park existem mais de 20 trilhas, que superam os 2600m de desnível acumulado, onde os ciclistas encontram opções para todos os níveis, do iniciante aos mais experientes. Os caminhos, trilhas e single tracks são sinalizados por placas, para facilitar a localização, pois a área do complexo supera os 700 mil metros quadrados. Tudo segue as recomendações da IMBA (International Mountain Bicycling Association), que orienta acriação de trilhas sustentáveis, que não se deteriorem com erosão e se integrem ao meio ambiente. Para passeios na fazenda, o hotel conta com aluguel de bikes mais simples, a R$40 (quarenta reais) por hora.

Aos iniciantes que precisam ganhar confiança na terra são indicados os caminhos: Estrada do Sol, Trilha da Mata, Tobogã do Lago, Estrada do Caseiro, Trilha do Lago, Estrada do Lago, Estrada do Cânion, Bkpc X Mirante X BKPC. De nível médio a difícil, as trilhas Estrada das Cachoeiras, Trilha da Onça, Descida Zig-Zag e Subida Zig-Zag exigem um pouco mais de habilidade dos ciclistas para encarar subidas íngremes, pedras e curvas fechadas pelo caminho. E, para os pilotos mais experientes, a Trilha do Cânion, Buraco da Colina, Trilha do Fundão e Adventure Bikes / Colina Bike Park oferecem um pouco mais de emoção no passeio, o que incluem subidas que ultrapassam os 20% de inclinação em alguns trechos e uma das estradas mais altas da divisa entre São Paulo e Minas Gerais, com 1400m de altitude.

Para profissionais – Socorro sedia – há 5 anos – uma etapa da Liga Paulista de Downhill, uma importante e concorrida competição esportiva O local é a Pedra Bela Vista que tem uma trilha de Downhill, destinada apenas a atletas, que usam para treinar para provas dessa modalidade. A pista é técnica, requer conhecimento da atividade e tem por volta de 3 km. Atletas de fim de semana, que fazem pedal de longa distância, também são bem-vindos no parque. A pessoa que chega pedalando, não paga entrada.

Mimos – No roteiro, vale incluir o Rancho Pompéia, que tem um delicioso café caipira com desconto de 10% para ciclistas. A propriedade rural e familiar produz doces, geleias, pães, biscoitos e queijo. Todos inclusos no café caipira, que ao todo oferece mais de 20 itens. Focado no resgate das tradições, o objetivo é fazer lembrar aquele sabor da casa da vó, com o bolinho de chuva, bolo de maçã com canela e cuca de maçã e de banana, por exemplo. Tudo isso em uma aconchegante casa estilo colonial. O café caipira pode ser saboreado todos os dias das 8h às 11h e das 15h às 18h, para grupos de no mínimo 10 pessoas, precisa ser agendado. 

No dia 19, quem chegar de bike e capacete no Saint Sunset Bar terá entrada gratuita. E, aos sábados, há café da manhã sem nenhum custo também para a galera do pedal.

Quem estiver com a bike e se hospedar na Pousada Nativa ganhará 10% de desconto em uma agência de turismo focada em pedal.

Aqui os contatos de onde você pode pensar “naquele pedal” divertido…

Colina Park/Hotel Fazenda Colina dos Sonhos – Tel.: (19) 3895-3161

Pedra Bela Vista – Tel.: (19) 99175-7600

Pousada Nativa – Tel.: (19) 996135476

Rancho Pompeia – Tel.: (19) 99711-9595

Saint Sunset – Tel.: (11) 99268-6569

Vale das Pedras – Tel.: (19) 97172-4260

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. A mais recente certificação do município aconteceu no fim de abril, quando recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo