O Café Filosófico CPFL encerra nesta quinta-feira (30), às 19h, o módulo “A sociedade da exclusão”, com curadoria da psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, que também conduz o encontro de encerramento, intitulado “A exclusão da vida: o sofrimento, o tempo, o erro”. O evento acontece na sede do Instituto CPFL, em Campinas (SP), com transmissão ao vivo pelo canal do Café Filosófico CPFL no YouTube.
Detalhes sobre a palestra com Viviane Mosé
Em sua palestra, Viviane propõe uma reflexão sobre a exclusão da vida como um modo de funcionamento do modelo civilizatório moderno, analisando como a sociedade tende a rejeitar aspectos inevitáveis da existência — como o sofrimento, o tempo, a finitude e o erro — em nome de ideais de perfeição e controle. Para a psicanalista, essa tentativa de eliminar o desconforto humano gera mais alienação e sofrimento.
Ao longo do encontro, a pensadora convida o público a repensar o modo como lidamos com o imprevisível e o imperfeito, propondo um olhar mais compassivo sobre nossas próprias limitações. Essa exclusão simbólica, segundo ela, se reflete em comportamentos sociais que negam a vulnerabilidade e a diferença, perpetuando processos de exclusão que se desdobram nas relações pessoais, institucionais e políticas.
Viviane ressalta ainda que esse movimento histórico de negação da instabilidade e do limite acabou moldando uma civilização baseada em exclusões sucessivas, cujos efeitos se manifestam nas crises atuais: exaustão ambiental, social e humana, o aumento das desigualdades e a intensificação da guerra de narrativas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98











