Dramaturgia de Luis Alberto de Abreu, com Grupo Mamoeiro de Teatro e direção de Sofia Fransolin
Permeada pela Folia de Reis e inspirada em canções sertanejas tradicionais, a peça “Um Dia Ouvi a Lua” conta a história de três mulheres: Beatriz, Tereza e S’a Maria. Em seu enredo, as três protagonistas tomam as rédeas de suas narrativas e lidam com sentimentos como a violência, a morte e, acima de tudo, o amor.
Uma senhora chamada Beatriz mora em uma cidade do interior. Relembra o tempo em que era moça e sua paixão por um violeiro que conheceu em uma festa do Santo Reis e, junto a isso, os castigos que sofreu do pai, consequência de uma educação tão severa.
Tereza e Lourenço eram um jovem casal apaixonado, mas por desígnio da vida, foram separados. Tereza então se casou com outro homem, Antônio Bento, a modo de não ficar solteira. Anos se passam e o casal apaixonado se reencontra, causando ciúme no atual marido. A partir disso, a história então toma outros caminhos.
Uma menina conhece na festa de Santos Reis Cipriano, um moço bonito de sua cidade, e se vê perdidamente apaixonada. O amor deles era tanto que decidiram fugir juntos, mas S’a Maria, que tinha um pai tão afável, vive o impasse entre o amor do pai e o amor da sua vida.
Classificação indicativa: 10+
O mamão e o projeto
O Grupo Mamoeiro de Teatro, formado por estudantes do curso de Artes Cênicas da Unicamp, estreia, nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, a leitura dramática da peça teatral “Um Dia Ouvi a Lua” do dramaturgo Luis Alberto de Abreu.
Contemplados pelo edital PROEC-PEX em 2019, o grupo se uniu com o propósito de levar às escolas públicas de Campinas o espetáculo produzido pela turma com direção de Sofia Fransolin. Com as problemáticas ocasionadas pela pandemia de COVID-19 e as medidas de distanciamento, o processo foi retomado no modo on-line. A peça passou a ser contada através do trabalho com vozes das personagens desenvolvido pelos atores, e de imagens que narram as histórias de três protagonistas – Beatriz, Tereza e Sá Maria – de forma leve e poética, resgatando temas como a memória, a violência contra a mulher e festejos populares brasileiros.
Caminhando para o encerramento das apresentações nas escolas que receberam o projeto, o grupo abrirá ao público a produção audiovisual “Um Dia Ouvi a Lua”, no dia 11 de novembro, às 19h, por meio de uma live no canal Laboratório de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (Lab. Drama).
Instagram do Grupo Mamoeiro | https://www.instagram.com/grupomamoeiro/?hl=pt-br
YouTube do Lab. Drama | https://www.youtube.com/channel/UCSztv5LmTmMJPffofm_i_uQ
Ficha técnica
Dramaturgia
Luis Alberto de Abreu
Orientação
Larissa Neves
Direção
Sofia Fransolin
Elenco de Vozes
Arthur Casagrande, Bruna Haddad, Bruno Nakamura, Chiara Lazzaratto, Danilo Guimarães, Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Filipe Batista, Helena Coutinho, Janaina Batista, João Portela, Laura Gomes, Leonardo Lisboa, Mariana Mello, Mateus Gomes, Pedro Barros
Elenco de Imagens
Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Fernanda Marino, Filipe Batista, Gerson Sampaio, Guilherme Martins, Ione Sampaio, Helena Coutinho, João da Nica, José Paulo Guimarães, Laura Gomes, Lucas Caparrós, Luís Renato Oliveira, Marcelo Lazzaratto, Matheus Ramos, Nica do João, Regina Célia Medeiros, Waldirene Pádua Bícego, Virna Sparvieri e Dona Auri
Direção de Fotografia
Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Danilo Guimarães, Filipe Batista, Janaina Batista, Laura Gomes e Sofia Fransolin
Equipe de Filmagem
Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Filipe Batista, Laura Gomes e Matheus Ramos
Captação de Imagem
Danilo Guimarães, Fernanda Marino, Janaina Batista e Grupo Mamoeiro de Teatro
Edição
Nina Pires
Produção Geral
Janaina Batista, João Portela, Laura Gomes, Leonardo Lisboa e Mariana Mello
Produção Administrativa
João Portela e Mateus Gomes
Design e Comunicação
Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Janaina Batista e Marco Pedra
Produção Pedagógica
Bruna Haddad, Laura Gomes, Leonardo Lisboa, Marco Pedra, Mariana Mello, Mateus Gomes e Victor Lima
Realização
Grupo Mamoeiro de Teatro
Apoio
LabDrama, Fapesp, PROEC-PEX (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)
Agradecimentos
Feira de Barão Geraldo, Estação Cultura de Campinas e Maria da Penha Gomes
Duração
55 minutos
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98