O Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae Shoppings Centers, realiza, entre os dias 07 e 09 de abril, a Semana da Inclusão, com palestras do influenciador e produtor de conteúdo PCD, Rafa Brunelli, das gêmeas autistas Fernanda e Fabiana, que são cantoras, compositoras e atletas de natação, além de apresentações da Orquestra Brasileira Inclusiva. Os eventos, que reforçam a importância do Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, acontecem no Pergolado, ao lado da loja Claro (Anel das Águas).
“A inclusão é uma pauta permanente no Parque D. Pedro Shopping. Por isso, contamos com diversas iniciativas que, além de promoverem a inclusão na prática, buscam conscientizar a sociedade, como a Sessão Azul, que retomamos neste mês, com sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo e suas famílias, além das vagas de estacionamento exclusivas para autistas”, exemplifica o superintendente do Parque D. Pedro Shopping, Marcelo Zaffalon.
“No final do ano passado, inauguramos, ainda, o Espaço Família, que possui salas de amamentação e acolhimento individuais, facilitando, assim, o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), caso necessitem de um espaço com menos interferência”, completa.
Neste mês de abril, o Parque D. Pedro Shopping também vai iluminar a andorinha, símbolo do empreendimento, com luz azul. O shopping tem colorido com luzes a sua andorinha todos os meses em ações de conscientização da sociedade.
Empoderamento e aceitação
Na quinta-feira, dia 07, às 19h, a programação conta com a palestra do influenciador digital e produtor audiovisual Rafa Brunelli. Militante da causa LGBTQIAP+ e da luta das pessoas com deficiência (PCD), Rafa defende o empoderamento e aceitação do corpo. Inclusão, acessibilidade, direitos, relacionamentos e vocabulários serão tratados por ele com muito humor.
O comunicador só descobriu aos 11 anos que possuía neurofibromatose, uma doença hereditária que provoca o crescimento de tecido nervoso pelo corpo. “Fiz muitos anos de terapia para aceitação, além de fisioterapia para diminuir as dores no meu corpo e para melhorar a postura. Hoje, com a aceitação, meu objetivo é ajudar pessoas a superarem suas deficiências e ensinar a sociedade a nos dar o espaço que é nosso”, afirma.
Desafiando limites
As gêmeas de 36 anos, Fernanda e Fabiana Rocha, nasceram prematuras. Segundo a mãe e psicóloga Josiane, foram longos anos sem que elas se enquadrassem em protocolos médicos.
“Somente em 2012, quando surgiu a lei do TEA, tivemos uma referência sólida na qual elas se identificaram. Nesse meio tempo, a família sempre lidou com aceitação das diferenças e juntos buscamos formas de tornar a vida mais confortável para elas, o que permitiu que elas superassem as limitações do seu quadro clínico.”, conta Josiane. Atualmente, Fernanda e Fabiana são cantoras, compositoras e atletas da natação.
Palestrantes na Semana de Inclusão do Parque D. Pedro Shopping na sexta-feira, dia 8, às 19h, elas contarão sua trajetória e como chegaram à Orquestra Brasileira Inclusiva. “Essa será uma grande oportunidade de obter o olhar do público sobre ser diferente e suas possibilidades. Um momento de reflexão, informação e de pensar fora da caixinha”, completa a mãe.
Música inclusiva
No dia 08, às 19h, acontece a palestra da Orquestra Brasileira Inclusiva, que nasceu em 2017 como um projeto de música para atender o público PCD, como uma forma de interação social, terapia e também artisticamente. “No caso dos alunos com TEA, por exemplo, nós introduzimos os instrumentos mais leves, com canções que eles gostem, até se ambientarem, uma vez que a maioria das pessoas com o transtorno possui sensibilidade auditiva”, conta o maestro Carlos Henrique Toni. “Interação social é uma das principais vantagens para esses jovens que já encerraram suas atividades escolares e nem sempre têm a oportunidade de viver novas experiências”, afirma.
Exercitar as funções motoras e aprender a organizar o espaço mental também são benefícios, segundo o maestro. Para ele, o país está avançando na inclusão, mas cada tipo de deficiência, segundo ele, é vivenciado de forma diferente. “Temos deficientes físicos, intelectuais, autismo, Síndrome de Down, e cada um deles possui necessidades distintas. O que realmente comemoramos são as entidades assistenciais que possuem um trabalho muito sério, além de empreendimentos como o Parque D. Pedro Shopping que têm enxergado essas pessoas de outra forma”, avalia ele.
“Nesse sentido, parabenizamos o shopping por abrir as portas para que possamos discutir a inclusão de todas as deficiências. Ainda é um tema novo e complexo, e que merece um espaço especial. Será um momento importante para todos nós”, comemora o maestro que revela que uma música autoral será lançada na apresentação no Parque D. Pedro Shopping. No sábado, dia 9, às 17h e 19h acontecem concertos da Orquestra.
Semana da Inclusão – Parque D. Pedro Shopping
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra — Campinas (SP)
Local: Pergolado (ao lado da loja Claro) — Anel das Águas
Programação:
07/04 (quinta-feira) – 19h
Palestra com Rafa Brunelli
08/04 (sexta-feira) – 19h
Palestra com as gêmeas autistas Fernanda e Fabiana
Palestra Orquestra Brasileira Inclusiva
09/04 (sábado) – 17h e 19h
Concerto com a Orquestra Brasileira Inclusiva
Mais informações: Parque D Pedro
*Programação Gratuita
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98