A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações práticas na administração pública será um dos temas de destaque do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Sumaré, que acontece na próxima semana, 24 de julho, no Clube Recreativo Sumaré. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal, vai reunir prefeitos, gestores, servidores e especialistas para tratar do uso estratégico da tecnologia e inovação no desenvolvimento das localidades.
Aliado ao processo de transformação digital, as Prefeituras devem atentar-se para adequação à LGPD, que vem ganhando novas exigências e reforçando a responsabilidade das administrações municipais na preservação dos dados pessoais dos cidadãos. “Em 2025, temos uma caminhada de ações e implicações que a legislação vem trazendo, principalmente na área pública. O objetivo da LGPD é garantir privacidade, intimidade, liberdade e livre convencimento. Vivemos em uma era hiper conectada, com exposição e vazamentos de dados em escala crescente, e a legislação surge como um instrumento de mitigação ou reparação frente a esse cenário”, explica a Advogada e Consultora em Privacidade e Proteção de Dados, Bruna Anadão.
A especialista fala sobre o tema a gestores paulistas que participam do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes na próxima quinta, às 10 horas. Bruna também ressalta a recente publicação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que reforça a obrigatoriedade de medidas práticas por parte dos entes públicos. “A ANPD publicou em dezembro de 2024 um guia orientativo sobre a atuação dos encarregados de dados. Ele estabelece que os órgãos públicos devem publicar, em diário oficial, uma portaria ou ato de mesa indicando formalmente quem é o encarregado de dados da instituição”, alerta.
Além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro também terá acesso às soluções disponíveis pela Integrativa, NoPaper, Printer do Brasil, Master, Noxtec, Eccosave, Monitora, Portal de Compras Públicas, Metdata, Sino, IPM Sistemas, 3CORP Technology e Algar.
O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Sumaré é gratuito para servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e instituições. As inscrições devem ser feitas pelo site sympla.com.br/rcd e as vagas são limitadas. O encontro tem como objetivo fomentar o desenvolvimento regional por meio da inovação, reunindo gestores, prefeitos e especialistas para compartilhar experiências, apresentar soluções tecnológicas e incentivar a modernização da gestão pública.
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Sumaré
Data: 24 de julho de 2025
Horário: 08 horas às 17 horas
Inscrições gratuitas para servidores públicos, vereadores, universidades e entidades: https://sympla.com.br/rcd
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









