O projeto Oficinas Culturais, que oferece aulas gratuitas de capoeira para alunos de duas escolas públicas de Hortolândia (SP), vai realizar no sábado, dia 30 de setembro, um evento especial, aberto e gratuito: os ritos de batizado e troca de cordões dos alunos.
O batizado é o momento em que novos praticantes recebem seu primeiro cordão. Esse rito de passagem vai se repetindo gradualmente, conforme os alunos avançam no aprendizado e vão trocando as cores do cordão.
O batizado da capoeira do projeto Oficinas Culturais em Hortolândia começa às 10h na E.E. Maria Cristina de Souza Lobo, e às 13h acontece a troca de cordões e formatura dos alunos na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim. Ao todo, o projeto atende cerca de 50 crianças e jovens na modalidade, que frequentam as aulas com o Mestre Zenaldo. Vale destacar que as oficinas promovidas na EMEF Dayla Cristina S. Amorim não são exclusivas para os alunos da escola, estendendo-se também a outros interessados, de 06 a 14 anos. Quem tiver interesse em saber os detalhes e participar das aulas de forma gratuita, pode entrar em contato pelo (19) 99167-9634 (WhastApp).
Reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira envolve as crianças e os jovens em exercícios de alongamento, flexibilidade e equilíbrio, além de colocá-los em contato com essa manifestação tão simbólica da cultura afro-brasileira. Disciplina, comprometimento, ritmo e musicalidade também são exercitados na prática da capoeira, entre muitos outros ganhos.
As Oficinas Culturais em Hortolândia acontecem graças ao patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura,e oferece oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música, em diversas cidades. Para seguir as novidades das Oficinas Culturais, basta acompanhar as redes sociais, pelo Facebook: https://www.facebook.com/projetooficinasculturais e também o canal no Instagram (@projetooficinasculturais).
Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.
Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil
Foi constituída no ano de 2008, após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo. A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser, para atendimento a indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga uma das três plantas da empresa no Brasil. As outras unidades ficam em Araucária/PR e Glorinha/RS.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98