Connect with us

Eventos

Parada LGBT em Campinas acontece neste domingo (26/06)

Publicado

em

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito e transporte durante a realização da 22ª Parada do Orgulho LGBT. O evento ocorre no domingo, dia 26 de junho, partindo do Largo do Rosário.

O desfile exigirá alterações temporárias em 66 pontos de ônibus, em operação que será monitorada por agentes da Emdec. Profissionais das equipes semafóricas e do Controle Operacional também estarão a postos.

Já os profissionais do setor de trânsito começarão o trabalho na madrugada, para adaptar o espaço ao desfile dos trios elétricos e realizar bloqueios nos cruzamentos e ao longo das vias. Essas providências garantem segurança viária durante as interdições.

Transporte 

Publicidade

A realização da 22ª Parada LGBT impacta na operação de 66 linhas de ônibus que circulam na região do evento. São elas: 114; 117; 130; 131.1; 135; 154; 161; 173; 190; 192; 197; 212; 224; 225; 229; 230; 240; 244; 249; 253; 264; 265; 271; 310; 313; 316; 318; 333; 341; 342; 344; 345; 346; 348; 349; 351; 352; 353; 355; 356; 359; 360; 361; 362; 364; 366; 367; 368; 369; 375; 380; 381; 382; 383; 385; 386; 390; 391; 395; 397; 403; 408; 410; 413; 416; e 499.  

Cerca de 30 agentes da Mobilidade Urbana da Emdec estarão em campo, para realizar as intervenções viárias necessárias e monitorar os pontos de ônibus afetados pelas alterações de itinerários. Os profissionais acompanham a evolução do desfile até o encerramento. Também atuam na operação equipes semafóricas e operadores da Divisão de Controle Operacional, que prestam apoio remoto ao evento. 

As dúvidas sobre circulação podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.  

Trânsito 

Publicidade

As ações operacionais programadas pela Emdec começam na madrugada

de domingo, com reserva de vagas em trechos das vias Dr. Campos Sales, General Osório, Barão de Jaguara e Francisco Glicério, nas imediações do Largo do Rosário. A partir das 10h ocorrem os bloqueios viários dos cruzamentos: Avenida Dr. Campos Sales x Rua José Paulino; e Avenida Francisco Glicério x Avenida Benjamin Constant. 

A partir das 12h, os cinco trios elétricos ficarão estacionados na Avenida Dr. Campos Sales, no trecho bloqueado a partir do cruzamento com a José Paulino. Ao longo do desfile dos trios elétricos, haverá bloqueios momentâneos em trechos de diversas vias no entorno do Largo do Rosário. 

Na Rua General Osório, entre a Francisco Glicério e Rua Barão de Jaguara, haverá seis food trucks. Na Praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça, será instalada a praça de alimentação. Também na Rua General Osório, ao lado do Palácio da Justiça, será montado um posto de atendimento médico, com ambulâncias. 

Publicidade

Parada deve reunir 20 mil pessoas

A concentração para a 22ª Parada do Orgulho LGBT ocorre a partir das 10h, no Largo do Rosário, no Centro. Cinco trios elétricos desfilam pelas principais vias da região central, a partir das 14h. O itinerário da Parada LGBT segue pelas vias Francisco Glicério, Dr. Moraes Salles (pista interna), Irmã Serafina (pista interna), Anchieta (pista interna) e Benjamin Constant, retornando à Francisco Glicério e finalizando no Largo do Rosário, onde haverá diversos shows artísticos.  

A Parada integra os eventos do “Mês da Diversidade Sexual”, criado pela Lei Nº 10.182/1999, que instituiu, também, o 28 de junho como o “Dia Municipal do Orgulho Homossexual”. A organização estima a participação de 20 mil pessoas. A previsão é de que o evento seja encerrado totalmente por volta das 22h. 

Publicidade

Eventos

De pedalinho até bondinho, confira as opções na Lagoa do Taquaral

Publicado

em

taquaral

As atrações pedalinho, bondinho e Caravela, na Lagoa do Taquaral, passam a funcionar também às quintas-feiras neste mês de julho, período de férias, a partir desta semana, 7 de julho.

Os equipamentos, que normalmente abrem de sexta a domingo, das 9h às 17h, terão um dia a mais na semana. A Lagoa do Taquaral e todos os parques e bosques da cidade são de gestão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

A Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) fica na Av. Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral. Abre todos os dias, das 5h às 21h. O pedalinho e o bondinho custam R$ 5,00 por pessoa. A entrada na Caravela é gratuita. Os pedalinhos têm capacidade para duas pessoas por vez e podem circular pela lagoa.

Os bondes elétricos, que até 1968 serviram para o transporte na cidade, circulam por todo o parque, dirigido por um motorneiro. A Caravela, réplica de uma das embarcações de Pedro Álvares Cabral, atualmente fica aberta aos visitantes fora da água. Já esteve ancorada na lagoa e passou por recuperação e revitalização. 

Publicidade

A Lagoa do Taquaral é um dos parques mais queridos da cidade. Recebe cerca de 50 mil visitantes aos fins de semana, vindos de vários pontos de Campinas e de outras cidades da região. A área, cerca de 630 mil metros quadrados, que já foi parte da Fazenda Taquaral, foi adquirida pela Prefeitura e transformada em parque em 1972.

Além das atrações de pedalinhos, bondinhos e Caravela, o parque conta com pista de caminhada, quadras poliesportivas, academias ao ar livre, academia de musculação, parquinho de madeira “Casa da Criança”, ginásio de esportes, piscinas, Planetário, Concha Acústica (onde há apresentações artísticas), duas pistas de skate (uma bowl e uma street); área verde para piqueniques; Parcão (parque para cachorros); lanchonetes, praça de alimentação externa (com quiosques que oferecem variedades de alimentos), além de muitas árvores e vegetação em geral. A avenida Heitor Penteado, que contorna o parque, tem ciclofaixa e ciclovia em toda a extensão, incluindo a Praça Arautos da Paz, que fica ao lado.

Os 25 parques e bosques municipais de Campinas permanecem com funcionamento normal e são áreas verdes e de lazer. Os horários e endereços dos parques podem ser consultados no: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj- 

Publicidade
Continue Lendo

Eventos

Polo Shopping Indaiatuba promove atrações especiais para o mês das férias escolares

Publicado

em

Começou a temporada de férias escolares de inverno e o Polo Shopping Indaiatuba preparou diversas atrações gratuitas para deixar esse período ainda mais gostoso. Com atividades para todas as idades, a programação “Julho Divertido” inclui um palco com o jogo Just Dance, encontro com os personagens Minions na loja Brinquedolândia, a peça teatral “O Mágico de Oz” e shows musicais na praça de alimentação, tudo isso de forma gratuita para os visitantes do Shopping.

“Todos os anos, o Polo Shopping é um destino em Indaiatuba e região para quem procura diversão no período das férias. Este ano trouxemos uma programação diversificada, para atender não somente as crianças e os adolescentes, mas toda a família”, explica Andréa Fernandes, gerente de marketing do Polo Shopping Indaiatuba.

Atrações Julho Divertido

Palco Movimento, com o jogo Just Dance

Publicidade

O jogo Just Dance desafia até os mais desenvoltos. Nele, o jogador tem que imitar os movimentos de dançarinos virtuais para obter pontos. De 30 de junho a 10 de julho, sempre de 14h às 20h, os fãs do game poderão curtir o Palco Movimento na Praça Central do Shopping, atividade gratuita para quem quer praticar e se divertir com o Just Dance.

Encontro com os personagens “Minions” na loja Brinquedolândia

Os ajudantes mais famosos do cinema vão animar a criançada na loja Brinquedolândia no dia 16 de julho, de 13h às 18h30. Quem passar pela Praça Central do Shopping nos horários programados poderá conhecer e tirar fotos com os minions Stuart e Bob gratuitamente.

Polo Teatro com o espetáculo “O Mágico de Oz”

Publicidade

“O Mágico de Oz” conta a história de Dorothy, uma garota que vive em uma fazenda e que é carregada por um tornado, junto com seu fiel cachorro, para a terra fantástica de Oz. Lá, ela vai viver uma série de aventuras com novos amigos: um Espantalho sem cérebro, um Homem de Lata sem coração e um Leão sem coragem. O espetáculo é uma montagem da Cia Arte & Manhas, dirigida por Leonardo Cassano, com figurinos fiéis ao clássico, trilha sonora de Rafael Pio, especialmente composta para o espetáculo, e adaptação de texto da autora Tamires Faustino.

A peça será apresentada em duas sessões no dia 24 de julho, às 15h e às 17h, no Topázio Cinemas. Os ingressos são limitados e gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do cinema.

Shows de Música Brasileira na Praça de Alimentação

Para aqueles que amam gastronomia e música boa, o Polo Shopping traz o projeto “Ritmos Brasileiros”, com apresentações de estilos musicais brasileiros na praça de alimentação. Os shows gratuitos acontecerão nos sábados de julho, dias 16, 23 e 30 de julho a partir das 19h.

Publicidade

Serviço

Palco Movimento, com o jogo Just Dance

De 30/06 a 10/07

Horários: todos os dias de 14h às 20h

Publicidade

Local: Praça Central

Participação gratuita

Encontro com os personagens “Minions” na loja Brinquedolândia

Dia 16/07 (sábado)

Publicidade

Horários: 13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30, 16h às 16h30, 17h às 17h30, 18h às 18h30

Local: loja Brinquedolândia – Praça Central

Participação gratuita – Atendimento por ordem de chegada, conforme vagas disponíveis no horário.

Polo Teatro com o espetáculo “O Mágico de Oz”

Publicidade

Dia 24/07 (domingo)

Horários: 15h e às 17h

Local: Topázio Cinemas

Participação gratuita – Ingressos limitados, distribuídos por ordem de chegada uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do Topázio Cinemas.

Publicidade

Shows de Música Brasileira

Datas: 16, 23 e 30/07

Horário: A partir das 19h

Local: Praça de Alimentação

Publicidade

Participação gratuita

Polo Shopping Indaiatuba – Alameda Filtros Mann, 670. Indaiatuba, SP. CEP: 13344-580.

Continue Lendo

Eventos

Parque Ecológico em Americana tem programação de férias

Publicado

em

A Secretaria de Cultura e Turismo preparou uma programação especial para crianças de 7 a 12 anos durante as férias escolares, com atividades lúdicas e educativas no Parque Ecológico Municipal “Eng. Cid Almeida Franco”. As atividades do EducaZoo acontecerão nos dias 6, 7, 08, 13, 14 e 15 de julho, em duas turmas, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Crianças de 7 a 12 anos podem participar, acompanhadas dos responsáveis, e não há necessidade de inscrição. A programação preparada pelo Setor de Educação Ambiental do Parque Ecológico inclui os temas da Campanha dos Primatas, da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e do Sistema Urubu, do Centro Brasileiro de Estudos de Estrada (CBEE).

“Os visitantes do Parque poderão conhecer mais sobre nossos primatas mico-leão-da-cara-dourada, sauim-de-coleira e macaco-aranha-de-testa-branca, e sobre o lobo-guará e as onças-pintadas Pantanal e Sheila. Será uma oportunidade para as crianças se divertirem e aprenderem mais sobre a importância dos zoológicos para a conservação da natureza”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

Além da apresentação inicial, os participantes receberão materiais e brindes para aproveitar as atividades de pintura, cruzadinhas, caça palavras e jogo da memória.

Publicidade

As atividades serão realizadas na área do Coreto do playground do Parque, sob coordenação da bióloga Silvia Maria de Campos Machado Ortolano.

Serviço:
EDUCAZOO – JULHO 2022
Dias: 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de julho de 2022
Horários: 9h às 11h e das 13h às 15h

Continue Lendo

Populares