O cinema tem o poder de transportar o público ao passado e ajudar a compreender acontecimentos que marcaram a História do Brasil. Um exemplo é o documentário “O Dia que Durou 21 Anos”, que será exibido nesta sexta-feira (15/08), às 20h, pelo projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som). A sessão acontece no Cine Teatro, dentro da Escola de Artes Augusto Boal, localizada na Rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda em Hortolândia.
A produção revela, com base em documentos “top secret” e áudios liberados pela Casa Branca, o envolvimento direto do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que depôs o então presidente eleito João Goulart. O filme mostra que o embaixador americano Lincoln Gordon articulou o movimento com o aval dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson, incluindo o envio de uma frota naval ao Brasil. A queda de Goulart deu início ao regime autoritário liderado pelo general Humberto de Alencar Castelo Branco.
Dirigido por Camilo Tavares, o documentário teve origem em um projeto pessoal: inicialmente, o cineasta planejava contar a história de seu pai, o jornalista Flavio Tavares, que participou da luta armada contra a ditadura. No entanto, ao descobrir o vasto acervo documental sobre a participação norte-americana, mudou o foco para revelar essa face pouco conhecida da História.
A programação do Pontos MIS segue até o fim do mês:
- 15/08, às 20h – “O Dia que Durou 21 Anos”
- 22/08, às 14h – “Amazônia Azul”
- 29/08, às 20h – “O Vagabundo”
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.









