Eventos

Neste final de semana: Show “Nascente” é apresentado gratuitamente nos dias 14 e 15 de dezembro

O show “Nascente”, parte do projeto “Circuito Nascente”, faz apresentações gratuitas nos dias  14 e 15 de dezembro, no Bosque dos Guarantãs e Parque Taquaral, em Campinas (ver serviço). O show traz canções do compositor Dudu Ferraz, artista do “Coletivo Passarinha” e gestor do “Ponto de Cultura Quintal Garatuja”, de Campinas, executadas pelo próprio músico, em companhia do artista Paulo Salmaci, da “Rádio Sucata”, que traz instrumentos musicais feitos de materiais típicos de descarte. O espetáculo conta também com a participação da percussionista convidada Yandara Pimentel, e direção cênica de Pâmella Villanova, também atriz e diretora do do Coletivo Passarinha e Garatuja. 

“Nascente” é o nome de uma das canções do repertório, que foi lançada em setembro do ano passado, junto com a chegada da primavera. A criação da música teve como fonte inspiradora uma nascente de água localizada no Bosque dos Guarantãs, no bairro Jd. Nova Europa, em Campinas, que o compositor conheceu ao desenvolver no local uma ação artística e de educação ambiental. O projeto nasce da urgência de trabalhar a questão ambiental, construir novos imaginários, aprofundar ações de continuidade em espaços de resiliência da cidade de Campinas e de reunir artistas que trabalham a questão ambiental num mesmo espetáculo.

Sobre o show e repertório

Com instrumentos feitos 100% de sucata, o show “Nascente” propõe uma reflexão sobre as águas da cidade e questões ambientais. Essa ideia de progresso que destroi, e a urbanização que consome o mundo. “A canção ‘Nascente’ é ela própria metáfora da criação musical como uma nascente de rio, que vai se acumulando dentro da gente, como num lençol freático, e em algum momento tem uma pedrinha que rola, que descola ali por uma fresta e dali nasce um manancial de água. Isso também é o que acontece na criação musical”, explana Dudu Ferraz, compositor das canções do show. Como diz a letra da música: “Nasce no peito/ A necessidade de cantar /As belezas da vida/ As angústias do mundo/ Os limites da carne / A grandeza das almas / Sons e palavras sobre nós”.

Durante o show também são apresentados os instrumentos construídos de forma sustentável, e reveladas algumas de suas características como estrutura, materiais, técnicas de construção e modo como produzem os sons. As falas são feitas de maneira dinâmica, de modo a complementar a parte artística e integrando o show como parte fundamental para a apreciação cultural do trabalho.

A canção “Água”, que abre o show, traz uma frase dita pela própria filha do autor, aos 5 anos, que respondeu à professora quando esta a perguntou: de que cor é a água? “Ela que é da cor por onde passa”, respondeu a menina. O show começa reverenciando a água e passa depois para um momento mais crítico e político, escancarando o que o ser humano tem feito com suas águas, com o mundo e seus recursos naturais, em canções como “Progresso”“O Milho”“La Pena”“Céu de Cinzas” e “Simples Cidade”. No final, volta para uma grande celebração às águas e convida o público a entrar na brincadeira, com a linda canção “Cachoeira”.

O show “Nascente” é uma celebração à criação e ao ato de cantar sobre as belezas da vida, angústias do mundo, limites da carne e a grandeza das almas. Estreado em abril de 2023 na cidade de Madrid/ES (Espacio cultural Esquina Nua) já circulou em locais como Barcelona/ES (Festival TuDanzas y Fiesta Mayor), Zaragoza/ES (Encontro ambiental Regenera) e Campinas (Quintal Garatuja). 

Sobre Dudu Ferraz
Músico, compositor e produtor cultural. Apaixonado pelo ato de criar e compor, tem a canção como forma artística de expressar sentimentos, pensamentos, angústias e sonhos. Criar e compor faz parte da maneira de estar vivo no mundo, é um respiro, uma fresta de encantamento em meio ao cotidiano. Suas canções falam desde amor, política, espiritualidade, utopias à pequenos fragmentos do dia a dia. Gravou o disco Terra de Ninguém com o coletivo de compositores D’Aldeia e algumas músicas como Cajueiro, Nascente e La Pena, possíveis de escutar nas plataformas de streaming. É fundador e idealizador do projeto Nosso Canto, que desde 2016 incentiva e proporciona encontros da cena da música autoral. Além do trabalho com canções, Dudu Ferraz também cria trilha sonoras para audiovisual e teatro.

Sobre o Rádio Sucata
Rádio Sucata apresenta uma pesquisa e trabalhos artísticos que trazem música a partir de instrumentos de sucata, feitos por Paulo Salmaci. O objetivo do grupo é desenvolver e compartilhar com as pessoas uma maneira diferente e criativa de se fazer música, por meio da reciclagem criativa e ideias incríveis de reutilização de materiais.

Serviço

Show “Nascente”

Com Dudu Ferraz e Rádio Sucata

Classificação etária: livre

Entrada gratuita.

14/12 – 16h

Bosque dos Guarantãs – Rua Santa Rita do Passa Quatro, 706 – Jardim Nova Europa.

15/12 – 16h
Parque Portugal/Lagoa do Taquaral (próximo ao pedalinho) – Av. Dr. Heitor Penteado, 1671 – Parque Taquaral.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...