Eventos

Mostra Interartes abre maratona de atividades culturais em Hortolândia

Evento que começa nesta quarta-feira (24/11) mobiliza cerca de 600 aprendizes de espaços culturais da Prefeitura, neste segundo semestre

Começa, nesta terça-feira (24/11), a Mostra Cultural Interartes, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Até o dia 19 de dezembro, o evento reúne um ciclo de apresentações gratuitas dos grupos artísticos mantidos nos espaços culturais da Administração. As atividades, que acontecem em quatro espaços públicos, são abertas à comunidade, dependendo da capacidade de cada um (confira programação abaixo).

A apresentação de trabalhos dos aprendizes das formações culturais da Escola de Artes “Augusto Boal” acontece no Jd. Amanda, no Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” e na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral do Amaral. Os trabalhos dos aprendizes do CAC (Centro de Arte e Cultura) acontecem no próprio CAC, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, e no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal), no Jd. Santa Cândida.

Ao todo cerca de 600 aprendizes do 2º semestre, divididos em 90 turmas, estão envolvidos com as apresentações de final de ano, propiciando à comunidade o acesso às artes de forma gratuita e qualificada. Neste ano, mais de 2.200 aprendizes foram atendidos nos espaços vinculados à Secretaria de Cultura ou de entidades parceiras por meio das formações culturais de Hortolândia.

Abertura da Mostra

A primeira atividade da Mostra começa às 19h30 nesta quarta-feira (24/11): a exposição de artes visuais no Centro Cultural “Inês Afonso”. A partir de quarta-feira (25/11), iniciam as atividades no CAC. Serão oito exposições dos trabalhos dos aprendizes de grafitti, fotografia, cinema, desenho artístico, teatro na saúde e artes para crianças. Na Emef Maria Célia Cabral do Amaral e no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândi), a Interartes ainda inclui coreografias de dança do ventre e balé, roda de capoeira, canto coral, violão e dança de salão.

“A novidade deste semestre é que teremos eventos descentralizados em quatro locais da cidade, nos quais o público poderá conferir as exposições e espetáculos organizados por linguagem artística, com mais conforto e qualidade”, afirma a diretora de Cultura, Rosangela Brambilla.

Confira a programação completa:

Programação Interartes

Mostra de trabalhos dos Aprendizes das Formações Culturais oferecidas pela Secretaria de Cultura de Hortolândia

Interartes dos aprendizes da Escola de Artes “Augusto Boal”

Data: De 24/11 a 18/12

Abertura: 21/11, às 19h30

Local 1: Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”– Rua Casemiro de Abreu s/nº – Jd. Amanda II

Exposição Artes Visuais

Fotografia: Mulheres de Carol Rossetti

Sinopse: 40 retratos de mulheres baseados no trabalho “Mulheres – Retratos de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade” da Ilustradora Carol Rossetti.

Arte-Educador: Rodrigo França

Grafitti: Diálogos com a cidade

Sinopse: Sketches que se tornaram graffiti, stencils, latas vazias pintadas.

Arte-educadora: Elisa Priedols

Cinema: Exibição do curta-metragem “Encontro”

Gênero: Suspense

Duração: 5 minutos

Sinopse: Um rapaz apaixonado não entende porque sua amada não corresponde a seu sentimento. E talvez fosse melhor que ele não soubesse. Classificação etária: 10 anos.

Arte-educadores: Ernimar Kuball e Lucas Vega

Exibição do Curta-metragem “Interrogatório”

Gênero: Suspense

Duração: 5 minutos

Sinopse: Um assassinato, uma testemunha, dois interrogadores. Qual a relação desses personagens com um crime sem explicações? Classificação etária: 10 anos.

Arte-educadores: Ernimar Kuball e Lucas Vega

Desenho Artístico

Sinopse: Exposição da produção dos aprendizes da Biblioteca Luz do Saber. Pode contemplar o uso de técnicas como nanquim, guache, acrílica sobre tela e aquarela.

Arte-educadora: Elisa Priedols

Artes para crianças: Intervenção artística “Pelos direitos da criança”

Duração: 5 minutos

Sinopse: Cena criada a partir do poema de Ruth Rocha.

Exposição: Fazendo arte pelo Brasil

Sinopse: Apresentação de trabalhos montados ao longo da realização do Plano de Trabalho “Uma volta pelo Brasil”.

Arte-educadora: Amanda Martini

Exposição: Caminho de Histórias Brincadas

Sinopse: Trabalhos realizados ao longo do ano pelos aprendizes da Biblioteca Luz do Saber, a partir de histórias contadas e inventadas, brincadeiras e explorações artísticas e sensoriais.

Arte-educadora: Laura Valadão

Exposição: Território Brincante

Sinopse: Exposição de fotos dos aprendizes e de trabalhos de desenho e modelagem criados com base nas datas comemorativas do ano e em brincadeiras infantis.

Arte-educadora: Suzana Santos

………………………………………………..

Data: 28/11, às 19h

Local 2: Emef Maria Célia Cabral do Amaral – Rua Augusto dos Anjos, 1275 – Jardim Amanda

Apresentações artísticas

Violão: Um Recital Popular

Sinopse: A apresentação de uma variedade de ritmos da música popular brasileira na qual os aprendizes experimentaram a investigação da melodia, do acompanhamento e da improvisação.

Arte-educador: Luiz Antonio Ferreira da Silva (Spiga)

Canto Coral: Sonoridades brasileiras

Sinopse: Os corais do Centro de Arte e Cultura, Escola de Artes “Augusto Boal” e Centro de Educação Musical se reúnem para celebrar o natal em ritmo de chorinho. O grupo ainda cantará a canção Berimbau, de Vinícius de Morais e Baden Powell, em parceria com os aprendizes da capoeira.

Arte-educadora: Keyla Gomes

Participações especiais: Pianista Rita Tadei e violonistas Douglas Ferreira e Luiz Antonio Ferreira da Silva (Spiga).

Capoeira: Capoeira: Filosofia e arte-educação

Sinopse: Apresentação da orquestra de berimbau dos aprendizes das Formações Culturais da Escola de Artes “Augusto Boal” e do Centro de Arte e Cultura, com a participação de alunos da Escola de Capoeira Angola Resistência, da Associação de Moradores do Jardim São Sebastião. O jogo da capoeira é embalado por cantigas tradicionais do cancioneiro afro-brasileiro.

Arte-educador: Contramestre Leo Lopes

Dança de salão

Sinopse: Os aprendizes da Escola de Artes “Augusto Boal” apresentam três ritmos da moda: A Vanera, o Sertanejo Universitário e passos country.

Arte-educador: Antonio Celestino

Dança do Ventre: Os 4 Elementos

Sinopse: Coreografia desenvolvida através da exploração de improvisos e composições coreográficas criadas pelas aprendizes, com base em referências da dança oriental e acessórios que representam os quatro elementos da natureza: Os véus representam o ar, as sereias representam a água, as taças representam o fogo e as espadas e derbak representam a terra. A coreografia ainda ressalta as aproximações entre o derbak e o samba brasileiro.

Arte-educadora: Roberta Hein

Dança do Ventre: Diversidade corporal e cultural, juntas em um só objetivo

Sinopse: Coreografia que envolve aprendizes iniciantes e as avançadas. A apresentação traz acessórios da dança com performances egípcias e movimentos estudados durante o semestre, representando e compartilhando as diversidades corporais e culturais.

Arte-educadora: Lucia Martins Cravo (Nájima Anjum)

Balé: Festa dos Sentidos

Sinopse: As coreografias representam os cinco sentidos humanos, visando aproveitar o potencial da dança e ajudar o cérebro a encontrar um novo “caminho” para os estímulos se traduzirem no corpo.

Arte-educador: SÉRGIO QUEIRÓZ

Paladar: “Deglutir” os gestos.

Olfato: “Cheirar” o ambiente e as influências dele.

Tato: “Tocar” o movimento.

Audição: “Ouvir” o corpo.

Visão: “Enxergar” além do corpo

Balé: Chegada ao baile

Uma entrada triunfal! Todos param para ver a abertura de um grande baile que está por vir.

Arte-educadora: Jéssica Silva

A grande valsa

Diversas bailarinas dançando ao som de uma valsa; o compasso harmonioso que leva alegria ao púbico.

Arte-educadora: Jéssica Silva

…………………………….

Interartes dos aprendizes do CAC (Centro de Arte e Cultura)

Data: De 25/11 a 19/12

Abertura: 25/11, às 19h30

Local 3: CAC – Centro de Arte e Cultura. Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 – Jd. Nossa Senhora de Fátima. Tel: 38452525

Exposição Artes Visuais

Fotografia: Mulheres de Carol Rossetti

Sinopse: 32 retratos de mulheres baseados no trabalho “Mulheres – Retratos de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade” da Ilustradora Carol Rossetti.

Arte-Educador: Rodrigo França

Grafitti: Diálogos com a cidade

Sinopse: Live painting (grafitagem ao vivo) e exposição dos sketches feitos ao longo do semestre e latas vazias pintadas.

Arte-educadora: Elisa Priedols

Cinema: Exibição do curta-metragem “Encontro”

Gênero: Suspense

Duração: 5 minutos

Sinopse: Um rapaz apaixonado não entende porque sua amada não corresponde seu sentimento. E talvez, fosse melhor que ele não soubesse. Classificação etária: 10 anos.

Arte-educadores: Ernimar Kuball e Lucas Vega

Exibição do Curta-metragem “Interrogatório”

Gênero: Suspense

Duração: 5 minutos

Sinopse: Um assassinato, uma testemunha, dois interrogadores. Qual a relação desses personagens com um crime sem explicações? Classificação etária: 10 anos.

Arte-educadores: Ernimar Kuball e Lucas Vega

Desenho Artístico

Sinopse: Exposição da produção dos aprendizes da Biblioteca Luz do Saber. Pode contemplar o uso de técnicas comoaquarela, nanquin, guache, acrílica sobre tela e aquarela. Lançamento de mini edição com os quadrinhos produzidos no curso livre.

Arte-educador: Elisa Priedols

Teatro na Saúde: Olhares sobre o corpo

Exposição de trabalhos realizados pelos pacientes/aprendizes do CAPS AD, a partir da investigação do corpo humano, suas possibilidades e as potencialidades criativas desse olhar sobre o próprio corpo, o corpo coletivo e os corpos inventados/construídos.

Arte-educador: Laura Valadão

Artes para crianças: Intervenção artística “Pelos direitos da criança”

Duração: 5 minutos

Sinopse: Cena criada a partir do poema de Ruth Rocha.

Exposição: Fazendo arte pelo Brasil

Sinopse: Apresentação de trabalhos montados ao longo da realização do Plano de Trabalho “Uma volta pelo Brasil”.

Arte-educadora: Amanda Martini

……………………………………….

Local 4: CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal), Rua Vicente Palhão s/nº Jd. Santa Cândida. Tel: 39091843

27/11, às 19h30

Balé: O baile da primavera

Arte-educadora Jéssica Silva

Florescer: Coreografia baseada no florescer na primavera. As flores nascem, crescem, desenvolvem e murcham para que novas floresçam em seu lugar.

Dolls: Bonecas que vão aos poucos ganhando vida em cena e dançando com sua delicadeza, sem perder seus trejeitos.

Neoclássico: O neoclássico surgiu com no período de transição do ballet clássico para o ballet ou dança moderna, existe ainda a leveza e os passos do ballet clássico, mas com uma liberdade de movimento que antes não existia.

Habitantes da floresta: A floresta guarda muitos segredos, e seus habitantes: animais terrestres, pássaros, peixes e plantas convivem em perfeita harmonia.

Polka: Uma dança originalmente europeia em que a musica e a dança são sincronizadas formando um só ritmo.

Dança do Ventre: Os 4 Elementos

Sinopse: Coreografia desenvolvida através da exploração de improvisos e composições coreográficas criadas pelas próprias aprendizes, com base em referências da dança oriental e acessórios que representam os quatro elementos da natureza : Os véus representam o ar, as sereias representam a água, as taças representam o fogo e as espadas e derbak representam a terra. A coreografia ainda ressalta as similaridades entre o derbak e o samba brasileiro.

Arte-educadora: Roberta Hein

_________________

27/11, às 20h30

Balé: A magia de sonhar

Arte-educador: Sérgio Queiróz

Ciranda da bailarina: O sonho de viver a magia da Dança.

Dançar e encantar: o sonho de encantar através dos movimentos.

Princesas: Princesas encantadas demonstrando através dos gestos o universo fabuloso da Dança.

Tik Tok: A irreverência do Jazz em movimentos expressivos e contagiantes.

Jazz infantil: Coreografia em que demonstra a iniciação aos passos do Jazz. Uma dança contagiante e motivadora.

Dança do Ventre: Diversidade corporal e cultural, juntas em um só objetivo

Sinopse: Coreografia que envolve aprendizes iniciantes e as avançadas. A coreografia traz acessórios da dança com performances egípcias e movimentos estudados durante o semestre, representando e compartilhando as diversidades corporais e culturais.

Arte-educadora: Lucia Martins Cravo (Nájima Anjum)

_______________________________________________

05/12, às 19h30

Violão Popular

Sinopse: Aprendizes do curso livre de Violão executando peças do repertório da música popular instrumental. Os arranjos são originais e produzidos coletivamente durante os cursos livres

Arte-educador: Douglas Ferreira

Canto Coral: Sonoridades brasileiras

Sinopse: Os corais do Centro de Arte e Cultura, Escola de Artes “Augusto Boal” e Centro de Educação Musical se reúnem para celebrar o natal em ritmo de chorinho. O grupo ainda cantará a canção Berimbau, de Vinícius de Morais e Baden Powell, em parceria com os aprendizes da capoeira.

Arte-educadora: Keyla Gomes

Participações especiais: Pianista Rita Tadei e violonistas Douglas Ferreira e Luiz Antonio Ferreira da Silva (Spiga).

Capoeira: Capoeira: Filosofia e arte-educação

Sinopse: Apresentação da orquestra de berimbau dos aprendizes das Formações Culturais da Escola de Artes “Augusto Boal e do Centro de Arte e Cultura, com a participação de alunos da Escola de Capoeira Angola Resistência, da Associação de Moradores do Jardim São Sebastião. O jogo da capoeira é embalado por cantigas tradicionais do cancioneiro afro-brasileiro.

Arte-educador: Contramestre Leo Lopes

Dança de Salão: Ritmos do Brasil

Sinopse: Os aprendizes de Dança de Salão do espaço Bem-Estar, no Jardim Santa Clara do Lago, apresentam vertentes do forró e outros ritmos brasileiros. Arte-educador: Kazumbê.

18/12, às 20h

Banda Municipal e Corais das Formações Culturais de Hortolândia

Sinopse: A Banda Municipal e os aprendizes de Canto Coral do Centro de Educação Musical, da Escola de Artes “Augusto Boal” e do Centro de Arte e Cultura levam o público a uma viagem pela MPB, destacando sucessos natalinos em um agradável Medley de músicas nacionais e internacionais. No repertório, grandes clássicos da MPB, tais como Triste (Vinícius de Morais), Prá dizer adeus (Edu Lobo), A banda (Chico Buarque), Chega de saudade (Vinícius de Morais), Maria, Maria (Milton Nascimento, Mar em MPB (Medley Azul da Cor do Mar e Minha Jangada)

Arte-educadora: Keyla Gomes

Regência: Maestro Márcio Beltrami

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98