Para comemorar o mês do Folclore, os grupos da cultura caipira de Hortolândia, formados pelos Pioneiros do Catira e a Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”, se apresentam neste sábado (26/08), a partir das 15h, na Escola Estadual do Jardim da Santa Clara do Lago I, localizado na rua Luis da Costa Camargo, 55. O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, será aberto para a comunidade. A entrada é gratuita.
Durante a festividade, o grupo Pioneiros do Catira será conduzido pelo ritmo de músicas caipiras marcadas pelas batidas dos pés e das mãos. Com um repertório relacionado à música caipira e citações da bíblia sobre Jesus Cristo, a Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”, fará um show que promete emocionar o público. Haverá também apresentações e exposições de alunos a respeito do folclore de cada região do país.
De acordo com a vice-diretora da Escola Estadual do Jardim Santa Clara do Lago I, Geni Sergia dos Santos, a ação tem como objetivo aproximar a comunidade da escola e divulgar os grupos da cultura caipira à juventude do município.
Sobre os grupos
Pioneiros do Catira
Os grupos de dança do catira surgiram no Brasil no final do século XVI. Em Hortolândia, o catira iniciou-se por volta de 1920. Atualmente, com a formação do grupo Pioneiros do Catira, os valores e a dança estão sendo recuperados.
O conjunto, criado em 2006, é formado por grandes nomes, como os dos mestres Chiquinho, Toninho, Nelsinho e alguns dos seus familiares, colegas e parceiros, que contribuem para a produção, preservação e transmissão da cultura caipira.
Realizado ao som de uma viola e conduzido no ritmo de bate-pés e na palma da mão, o catira é executado com oito a dezesseis pessoas que dançam e encantam em duas fileiras que se entrecortam. A apresentação conta ainda com um maravilhoso momento de cantoria.
Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”
A origem do grupo está fundamentada nos saberes da cultura popular e citações bíblicas referentes ao nascimento de Cristo. Com este conhecimento, em 1982, mestre Chiquinho, o saudoso mestre Esequias Barra e a comunidade fundaram a Companhia de Reis Rosa dos Anjos em Hortolândia.
Com instrumentos de corda e percussão, os integrantes levam uma mensagem de esperança por onde passam e preparam as pessoas para a chegada de Jesus e, depois do nascimento, lembram a visita dos Santos Reis, promovendo, deste modo, com muita alegria, a festa de Santos Reis.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98