14 de junho de 2024
Eventos

Furgão do CineSolar estaciona em Hortolândia com sessões de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações de graça para todos

cinesolar

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Hortolândia (SP), na terça-feira (16/04), às 18h30, na EMEF Samuel da Silva Mendonça, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e a animação chinesa “Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo”. A entrada é livre, não precisa de ingresso.

O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Hortolândia, por meio do Secretaria de Cultura, e é realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal! E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O Circuito CPFL 2024 será realizado em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que neste ano também contarão com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.

“As atividades do CineSolar, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, contribuem para que a inclusão e o entretenimento estejam presentes nas nossas comunidades, além de ser uma iniciativa que sensibiliza as pessoas para um desenvolvimento mais consciente e sustentável”, observa destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

O CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu – com seus furgões Mahura e Tupã – mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, parceria solar da EnergySeg Engenharia e apoio da Biowash. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (262 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP).

PROGRAMAÇÃO

Hortolândia/SP

Sessões de Cinema

Data: Terça-feira (16/04)

Horários: 18h30– 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

19h30 – 2ª sessão: ‘Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo’

Entrada: livre – não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: EMEF Samuel da Silva Mendonça – Rua São Luís, 276 – Jardim Nova Europa – Hortolândia/SP

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão

De Onde Vêm os Dragões?’ – Direção: Grace Luzzi – São Paulo – 10 min – Animação/2020 – Livre

O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário…

O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Portugal – 10 min – Animação/2012 – Livre

Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.

Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 min – Animação/2019 – Livre

Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

O Véu de Amani’ – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama – Livre

Audiodescrição e libras

Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

Lily’s Hair’ – Direção: Raphael Gustavo da Silva – Goiás – 14min – Ficção/2019 – Livre

Audiodescrição, closed caption, libras

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

2ª sessão

Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo’ – Direção: Liaoyu Chen – 89min – China – Animação/2019 – Livre

O planeta Foodiverse está em perigo, Penny e seu melhor amigo Podge devem salvar o universo das garras de um malvado supervilão nesta aventura de ritmo acelerado para toda a família. Pegue seu capacete espacial e prepare-se para embarcar nesta fantástica aventura ambientada em uma galáxia distante feita inteiramente de comida: Foodiverse. Quando um supervilão maníaco ameaça o planeta, nossos heróis Penny, o pequeno bolinho de massa, e Podge, o porco gordinho, se unem em uma missão intergaláctica para salvar sua casa.

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras.

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98