16 de junho de 2024
Eventos

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega a Jaguariúna neste fim de semana

sabores da terra

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega a Jaguariúna neste fim de semana trazendo muitas variedades da culinária caipira e também apresentações musicais. O evento, que tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, acontecerá no Espaço Multiuso Boulevard, vizinho à Estação Maria Fumaça, de quinta-feira, 30 de maio, a domingo, 2 junho.

O evento que há 8 anos valoriza a cultura caipira viajando pelo interior de São Paulo, cumprirá sua 31ª edição das 12h às 22h na quinta feriado, das 18h às 22h na sexta-feira e das 12h às 22h sábado e domingo. “Jaguariúna tem sotaque caipira como o Sabores da Terra”, afirma Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do festival e diretora da Elo Produções, que realiza esse e outros eventos culturais no Interior paulista desde 2000. “É a terceira vez que o evento passa por Jaguariúna e é sempre uma alegria estar numa cidade que preserva as tradições e tem orgulho de suas raízes”, destaca a produtora.

Durante os quatro dias os visitantes poderão saborear mais de 30 opções gastronômicas distribuídas em três alamedas: doce, salgada e dos produtores. Pratos típicos feitos em fogo de chão, disco de arado e defumadores, como costela, porco no rolete, torresmo, bolinho caipira e galinhada chamam a atenção de quem passa. Outras delícias típicas das quermesses, atraem crianças e adultos, afinal quem resiste a barraca com pastel e caldo de cana ou espetinhos e lanche de pernil? Crepes, tabuleiro de paçoca, pé de moleque, churros, suco de milho, bolos e outras delícias, completam o cardápio que desperta memórias afetivas das tradicionais receitas de família.

Para as crianças haverá uma área com infláveis e brinquedos. A programação cultural está recheada de atrações musicais. Na quinta-feira (30), a abertura é com a Orquestra Jeitão Caipira às 13h. Às 16h a dupla Jonas & Diego de Águas de Lindoia traz os grandes clássicos do sertanejo. O show principal 20h fica por conta da maior banda country da América Latina, a Texas Hammer. Na sexta, às 20h é a vez de Camila Morais & Raquel com o melhor do sertanejo universitário. Sábado (1 de junho) tem o Violeiro Robson Furiozo e Banda às 13h, a ilustre visita da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary às 16h e a Banda Faroeste Caboclo com Legião Urbana Cover às 20h. No domingo quem abre os trabalhos 12h é a Orquestra de Viola Cultura Caipira de Valinhos. 13h30 tem o Momento de Fé com a entrada da Imagem de Nsra. Aparecida e do Cordão Peregrino. Às 16h Camila Morais & Raquel comandam o Desafio Musical e às 19h o show de encerramento será com a banda La Plata fazendo um tributo à Charlie Brown Jr.

O Boulevard fica na avenida Marginal, ao lado do Centro Cultural de Jaguariúna.

SOBRE O CIRCUITO 2024 

Lançado em 2015, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega à 31ª edição. Paulínia/SP foi novamente a cidade eleita para abrir o circuito 2024, em março e Jaguariúna está sendo a segunda parada.  O festival que pretende percorrer 10 municípios, estará em Campinas na Praça Arautos da Paz de 7 a 9 de junho e depois segue para Indaiatuba. O evento que impactou mais de meio milhão de pessoas em 14 cidades brasileiras, tem o propósito de fomentar a cultura caipira através da gastronomia e promover pequenos produtores e artistas locais e regionais. Hoje, ele é considerado o maior encontro de gastronomia de raiz do interior de São Paulo.

Para saber mais sobre a programação e as próximas cidades que acolherão o circuito, acesse o site https://festivalsaboresdaterra.com.br/.

SERVIÇO

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra – 26ª edição

Quando:  dias 9, 10 e 11 de junho – sexta-feira (das 18h às 22h), sábado e domingo (das 12h às 22h, em ambos os dias do final de semana). 

Onde: Espaço Multiuso Boulevard, vizinho à Estação Maria Fumaça

Redes Sociais: @saboresdaterrafgi

O que você vai encontrar na 31ª edição do Sabores da Terra?

𝗔𝗹𝗮𝗺𝗲𝗱𝗮 𝗦𝗮𝗹𝗴𝗮𝗱𝗮

𝗖𝗢𝗠𝗜𝗗𝗔𝗦 𝗧Í𝗣𝗜𝗖𝗔𝗦

Costela fogo de chão – suculentas costelas preparadas em fogo de chão por mais de 8h, torresmo de rolo crocante, linguiça artesanal, arroz e farofa

Rancho Caipira – fava tropeira, arroz de costela, galinhada pra lamber os beiços, aquela paella caipira caprichada, linguiça bem artesanal, carne de sol com macaxeira e o tradicional bolinho caipira, o mais querido da festa

Porco no rolete – tradicional banda de porco assado na brasa com acompanhamentos

Derivados do Milho – estação recheada com milho cozido, pamonha, curau, suco de milho, broas, bolo e um caldo de cana tirado na hora

Sanduiches – de pernil desfiado caipira na baguete com queijo ou vinagrete e buraco quente

𝗖𝗢𝗠𝗜𝗗𝗔𝗦 𝗩𝗔𝗥𝗜𝗔𝗗𝗔𝗦

Coxinhas – um cardápio completo com as mais variadas coxinhas feitas na hora com massa de mandioca ou batata. Os sabores vão desde o tradicional frango caipira até a de costela e jaca

Crepes e cachorro quente – comidinhas de quermesse que todo mundo adora

Espetinhos – uma churrasqueira em brasa saindo espetinhos de todos os sabores bem quentinhos e artesanais

Pastel – barraca com o verdadeiro pastel de feira

Hambúrguer – defumado artesanal e com sabores e ingredientes especiais da roça

Batata Frita – uma estação variada para a alegria da garotada

𝗔𝗹𝗮𝗺𝗲𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗣𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿es

Cachaças

Queijos Artesanais

Geleias Artesanais

Artesanatos variados

Aventais bordados

Pães artesanais

𝗔𝗹𝗮𝗺𝗲𝗱𝗮 𝗱𝗼 𝗔çú𝗰𝗮𝗿

Doces artesanais de Guaratinguetá

Maçã do Amor

Churros

Waffle

Docinhos variados

Cocadas

Milk Shake, sorvete e raspadinha

Pipoca e algodão doce

Ilha com cascata de chocolate servindo espetos de frutas com chocolate e fondue

Crepe doce recheado

Churros com Nutella e muitas outras variações de chocolate

Churros espanhol com calda de chocolate e Chuvete

Buble Waffle

Doces do Gaúcho com bombas, trufas e brigadeiros

𝗣𝗿𝗮 𝗕𝗲𝗯𝗲𝗿

Cerveja artesanal (vários estilos)

Caipirinhas e drinks especiais

Sucos naturais

Suco de milho

Caldo de cana

Vinhos pra beber e levar

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

𝟯𝟬/𝟬𝟱 – 𝗾𝘂𝗶𝗻𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮 – 𝗙𝗘𝗥𝗜𝗔𝗗𝗢 – 12h às 22h

13h – Orquestra Jeitão Caipira

15h30 – Desafio Musical com entrega de brindes

17h – Jonas & Diego – os grandes clássicos do Sertanejo

20h – Grande show de abertura com a BANDA TEXAS HAMMER COUNTRY MUSIC

𝟯𝟭/𝟬𝟱 – 𝘀𝗲𝘅𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮 – 18h às 22h

18h – Esquenta Sabores

20h – Camila Morais & Raquel com o melhor do sertanejo

𝟭/𝟬𝟲 – 𝘀á𝗯𝗮𝗱𝗼 – 12h às 22h

13h – Violeiro Robson Furiozo e Banda

16h – Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary

20h – Banda Faroeste Caboclo – Legião Urbana Cover

𝟮/𝟲 – 𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼 – 12h às 22h

12h – Orquestra de Viola Cultura Caipira de Valinhos

13h30 – Momento de Fé – Entrada da Imagem de Nsra. Aparecida e do Cordão Peregrino

16h – Desafio Musical com entrega de brindes

19h – Show de encerramento com La Plata – Tributo a Charlie Brown Jr.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98