25 de junho de 2024
Eventos

Festival Artes do Mundo entra na última semana no Parque D. Pedro Shopping

O Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae, conta, até o próximo dia 01 de agosto, com o Festival Artes do Mundo. Na feira, que fica na Praça de Eventos com entrada gratuita, os visitantes conhecem um pouco da cultura do Brasil e de outros seis países por meio de diversos produtos exóticos importados e peças feitas à mão por nativos, carregadas de tradição e arte.

Entre os mais de 3 mil itens disponíveis para venda estão taças turcas com acabamento em ouro 24 quilates, lustres, tapetes confeccionados a mão, perfumes à base de óleo, artigos para decoração, sandálias, bolsas, e artigos em geral. As cores, formas, sons e aromas transportam os visitantes a uma verdadeira viagem pelo mundo apresentada por diferentes idiomas dos expositores.

Confira alguns destaques de cada estande:

Turquia
O colorido dos lustres e das porcelanas encantam os visitantes pelas artes em mosaico e pela delicadeza dos pontos cuidadosamente pintados à mão. A leveza e a sofisticação ficam por conta das peças com ouro 24 quilates para o chai (tradicional chá indiano) e taças com a figura da Medusa. Vasos banhados a ouro, jogo de cama de seda e outros produtos, como tapetes e o olho turco (proteção contra mau olhado) em murano, podem ser conferidos, assim como perfumes encantadores à base de óleo e frascos produzidos por meio da técnica de vidro soprado.

Índia
A cultura milenar rica e excêntrica dos indianos pode ser conferida por meio de incensos, pashminas, almofadas, perfumes e as famosas pratas. A riqueza dos detalhes das peças exclusivas é garantida pelo trabalho artesanal feito na Índia. Todas as peças são importadas, e a alta qualidade está presente ainda nas roupas femininas e masculinas, entre elas, os atraentes vestidos de seda e bolsas típicas.

Paquistão
O público feminino conta com um espaço dedicado ao conforto e à beleza dos calçados. A riqueza dos detalhes das sandálias bordadas à mão impressiona e conquista as clientes. Para compor o visual, as mulheres encontram os famosos Bindis, gargantilhas, pulseiras, brincos, tornozeleiras e o Kajal, lápis de olho feito exclusivamente no Paquistão com ervas naturais. A simbologia da prosperidade, do amor e da mudança estão nas diferentes formas da Pedra Onix. Impressionantes suportes de madeira torcida sem emenda também são encontrados no estande que participa pela primeira vez do Festival Artes do Mundo.

Polinésia Francesa
Os colecionadores de cristais encontram no estande artigos terapêuticos trazidos do paraíso conhecido como Polinésia Francesa. Muitos cristais, anéis, colares, brincos, pulseiras, conchas e itens decorativos também podem ser adquiridos.

Grécia
A representação do Olho Grego, amuleto de proteção, pode ser conferida em diversas aplicações. De chaveiro a lustres, figuras de proteção encantam pelo azul predominante.

Cenário ecológico marca iniciativa
O projeto arquitetônico do Festival Artes do Mundo é realizado com mobiliários e estruturas de materiais 100% recicláveis. As placas OSB são compostas por lascas provenientes de madeira de reflorestamento e reuso, o que possibilita a decomposição acelerada em comparação com as madeiras sólidas.

A iluminação é feita com lâmpadas de filamento LED, o que garante um cenário perfeito para fotos. Mais do que a beleza, as lâmpadas consomem dez vezes menos do que outras opções e não contêm na composição materiais densos e pesados, como mercúrio e tungstênio, desta forma, não poluindo o meio ambiente.

O resultado do conceito ecológico e sustentável é garantido sempre que entre os processos de montagem e desmontagem da feira, algumas peças precisem ser substituídas, garantindo um descarte correto e com alta redução de impacto ao meio ambiente.

Serviço:
Festival Artes do Mundo – Parque D. Pedro Shopping
Local: Praça de Eventos – Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Quando: até 01 de agosto
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, das 10h às 22h (pode sofrer alteração de acordo com decreto vigente). Domingos e Feriados, das 12h às 20h.
Mais informações: Parque D Pedro
Visitação Gratuita

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98