A Festa Nordestina agitará Hortolândia deve acontecer em um domingo, 27 de agosto, no Espaço 7 Opções, localizado na R. Marginal A, 540 – Jardim Girassol. Com culinária típica do Nordeste que é amplamente apreciada, como em diversos restaurantes e bares em qualquer canto do país. Além disso, a música e a dança nordestina também são elementos arquitetônicos característicos e que estarão presentes no evento.
O objetivo é prestar essa homenagem aos migrantes nordestinos, que contribuíram para o crescimento da cidade. Lembrando que durante o auge da industrialização do país, entre as décadas de 1950 e 1970, a migração nordestina para a região Sudeste, especialmente para São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa.
Mais detalhes sobre a Festa Nordestina em Hortolândia
A Festa Nordestina proporcionará muita diversidade, com apresentações de música, dança, exposições, culinária típica, entre outras atividades que destacam as tradições nordestinas. Assim que a programação completa for divulgada, o Portal Hortolândia fará um post especial a respeito do tema! Fiquem atentos.
Projeto de lei: Semana Nordestina em Hortolândia
Hortolândia é uma cidade povoada por migrantes, pessoas que saíram dos quatro cantos do País em busca de uma vida melhor no interior de São Paulo. São nordestinos, mineiros, nortistas, gaúchos, paranaenses, que fincaram raiz em Hortolândia e ajudaram na construção da cidade.
Os migrantes, vindos especialmente do Nordeste brasileiros, buscavam no interior de São Paulo, por enfrentarem problemas com as secas e miséria, fatores determinantes no início do processo migratório para São Paulo. Com o auge da industrialização do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1970, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa.
Assim, a cultura nordestina influenciou muito a cidade de Hortolândia. A culinária nordestina é uma das mais populares e pode ser encontrada em muitos restaurantes e bares. Além disso, a música e a dança nordestinas são muito populares na cidade, assim a arquitetura, com muitos prédios e casas apresentando elementos arquitetônicos típicos do Nordeste.
Ocorre que, apesar disso, não há no município evento cultural típico para celebrar a cultura nordestina. A instituição de uma “Semana Nordestina” atende a este preceito, servindo também como homenagem aos migrantes nordestinos que apostaram no potencial da nossa cidade e aqui chegaram, décadas atrás, cheios de esperança em busca de uma vida melhor.
Situação em 22/06/2023 – Em Tramitação. Autoria: Edivaldo Sousa Araújo. Data de Apresentação: 18/05/2023
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98