Connect with us

Eventos

Festa do Boi Falô volta a agitar Barão Geraldo na Sexta-feira Santa

Publicado

em

Será a 26ª edição do evento, que será realizado presencialmente na Praça do Coco, a partir das 10h

Depois de dois anos sem as celebrações por causa da pandemia de covid-19, a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas anuncia a realização da Festa do Boi Falô. Será dia 15 de abril, na Sexta-Feira Santa, como é tradicional. A festa começa às 10h, na Praça do Coco no Distrito de Barão Geraldo.

A Secretaria realiza o evento em parceria com a Subprefeitura de Barão Geraldo e com o Centro Cultural Casarão. Essa será a 26ª edição, que será realizada presencialmente. Haverá apresentações culturais e praça de alimentação.

“A Festa do Boi Falô envolve muita gente do distrito para sua realização, entre escolas, artistas, moradores mais velhos e aqueles que estão há pouco tempo por aqui. A gente vê que é muito forte a vontade de manter viva essa lenda genuinamente campineira. É uma lenda que fala do respeito ao descanso e ao dia santo, que nasceu de uma história de um homem que marcou o seu tempo e se mantém na memória e no imaginário do povo até hoje.”, disse o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.

A festa é considerada a maior celebração popular do Distrito de Barão Geraldo. A lei nº 8907 torna oficial a Festa do Boi Falô, que passa a integrar o Calendário Oficial do Município de Campinas.

A decoração da festa foi realizada pelo grupo EntreFios e Memórias do Coletivo Casarão.

Sobre a lenda, várias versões

Por se tratar de uma lenda, há várias versões do Boi Falô e são contadas de diferentes maneiras. Moradores de Barão Geraldo, da Comissão Pró-Memória de Barão Geraldo, têm uma versão que não contém a figura do Toninho nem a do Barão Geraldo de Rezende. Segundo esses moradores do distrito, o episódio ocorreu no Capão do Boi, que era um pequeno bosque na entrada de Barão Geraldo, que foi derrubado para a construção, por volta de 1974, da Avenida Romeu Tórtima, no passado, conhecida como Avenida 1.

Segundo eles, a versão da lenda tradicional é: Numa sexta-feira da Paixão, um capataz da fazenda Santa Genebra pediu a um caboclo, escravizado ou empregado (cada um fala de um jeito) que fosse buscar uns bois que ficaram deitados no Capão do Boi. O escravizado ou empregado foi até o Capão do Boi (em uma versão era um adolescente que levou o cachorro junto) com uma vara e lá chegando começou a tocar os bois. Com a insistência um dos bois falou “Hoje não é dia de trabalhar! Hoje é dia de Nosso Sinhô Jesus Cristo!”.

O rapaz, assustadíssimo, correu de volta para contar o fato ao capataz que não acreditou. Depois de brigar com ele, foi junto (a cavalo) até o Capão do Boi e mandou o rapaz tocar o boi. Ao ser tocado, o boi novamente disse: Hoje não é dia de trabalhar! Hoje é dia de Nosso Sinhô Jesus Cristo!”. Assustados, o capataz e o rapaz retornaram para a fazenda e o capataz decidiu ir para sua casa onde não saiu mais naquele dia.

A versão com Toninho e o Barão

A festa foi criada em 1988 para comemorar o centenário da Abolição, já que a lenda do Boi Falô também é popularmente contada na história do escravizado Toninho, forçado a trabalhar numa sexta-feira santa, obedeceu e, chegando ao pasto, o boi olhou para ele e disse: “Toninho, hoje não é dia de trabalhar, hoje é dia de se guardar”.

O escravizado correu para a sede da fazenda gritando: “o boi falô, o boi falô!” e contou o que havia acontecido e, naquele dia, ninguém trabalhou. O capataz, que era homem descrente, virou rezador e Toninho virou pessoa de confiança do Barão Geraldo de Rezende, trabalhando dentro da casa até sua morte, quando foi enterrado ao lado do Barão por seus serviços prestados à família. No dia de Finados, o túmulo de Toninho é um dos mais visitados na cidade.

Livro

A Lenda do Boi Falô também é o título do livro de Ulisses Junior. A obra foi financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). No livro, ele cita os personagens: o boi, Toninho e o Barão.

Ulisses é contador de histórias e ele diz que escreveu o livro baseado nas histórias que ouviu de mestres e griôs de tradição da cidade e de moradores de Barão Geraldo.

Serviço

A Festa do Boi Falô
Dia: 15/04, a partir das 10h
Local: Praça do Coco no Distrito de Barão Geraldo
Realização: A Secretaria de Cultura e Turismo realiza o evento em parceria com a Subprefeitura de Barão Geraldo e com o Centro Cultural Casarão

Eventos

Final do concurso Rainha FAICI 2022 acontece nesta sexta-feira com show de Léo & Raphael

Publicado

em

Por

Na próxima sexta-feira (27), a partir das 20h, vai acontecer no Clube 9 de Julho, em Indaiatuba, a grande final do concurso Rainha FAICI 2022. 15 candidatas foram classificadas para a final, e entre elas serão conhecidas a Rainha, Princesa e Madrinha da Festa de Peão de Indaiatuba, que acontece de 5 a 13 de agosto. Um corpo de jurados avaliará a beleza, simpatia e desenvoltura de cada uma. Para abrilhantar ainda mais a noite, o cantor Renan Teixeira e a dupla Léo & Raphael, sobem ao palco para animar o público presente.

As candidatas farão três entradas no palco. A primeira, mais coreografada, será o momento de apresentar as finalistas ao público, vestindo body, saia de franjas, bota e chapéu. As notas são dadas pela bancada de jurados e, enquanto a apuração acontece, elas voltam à passarela duas vezes mais para desfilar dois outros looks: jeans e camisete, e calça e cropped.

Conhecidos pelo apelido “Os menino da pecuária”, Léo & Raphael colecionam alguns sucessos na carreira, como “Taca cachaça pra nóis”, “Quem disse que me viu mentiu”, “Os menino da pecuária” que estourou em 2021 e a mais recente canção “O original”, em parceria com Fernando & Sorocaba.

Os convites para a grande final do concurso Rainha FAICI 2022 já podem ser adquiridos pelo site da Tycket (https://sis.tycket.com.br/lojanew/detalhes_evento.asp?eve_cod=325) e também nos pontos de venda físicos. Lembrando que, a partir desta quarta-feira (25), terá virada de lote.

15 FINALISTAS

1. Cassia Gabriela

2. Cleyciane Roberta da Silva

3. Daniela Gaspar

4. Deise Felix de Carvalho Lima

5. Edlaine Custodio

6. Ihamilê Araújo

7. Isabella Fernanda de Almeida Rodrigues

8. Jéssica Gomes

9. Ketlen Aparecida Simões Albertini Teodoro

10. Larissa Guelere Venâncio De Oliveira

11. Marina Silva

12. Sara Cristiane Wolf

13. Simone Cristina dos Santos

14. Thaís Carletti

15. Thifany Costa Novais

RAINHA FAICI

O concurso Rainha FAICI 2022 conta com patrocínio de Império Puro Malte, Polo Shopping Indaiatuba, Academia CTI, Star Country, Fisk, Espaçolaser, Floraviva Cosméticos, Loja Eva Maria, Açaí Futuro, Wanderson de Paula, Lúcia Ramos Lingerie, You Fashion Moda Feminina, VitaDerm, Óticas Carol, Travel Inn Wise Hotel, Restaurante Torre Gourmet, Rosa limão Jeans, TM Beauty, Brasa Burguer, Croissant & Cia, BFS, Marmoraria Maria Carolina, Fox Rodas, Martiterra, Padaria Líder, Posto P5, Construcenter, Daisho, Grupo Balilla, Lógica, Bandeira Filho, Azza Internet, Masotti, D’Negri Sucos Naturais, Família Pinduka’s, AVM Imóveis, Impacto Prime e apoio de O Boticário, SAAE e Prefeitura de Indaiatuba.

PASSAPORTE FAICI

A FAICI 2022 acontece de 5 a 13 de agosto. Vale lembrar que os ingressos para os dias da Festa já podem ser adquiridos no site UAU Tickets (https://www.uautickets.com/search/searchTerm/faici) ou nos pontos de venda físicos em Indaiatuba que estão listados no site oficial da FAICI.

O Passaporte FAICI ao valor de R$ 200,00 válido para os seis dias de festa, segue disponível exclusivamente nos pontos de vendas físicos. A lista com os endereços dos pontos de venda está no site da FAICI (https://www.faici.com.br/ingressos.php).

SERVIÇO

Final Rainha FAICI 2022

Data: 27 de maio (sexta-feira) – a partir das 20h

Local: Clube 9 de Julho – Avenida Presidente Vargas, 2000 – Vila Homero – Indaiatuba/SP

Convites da Final Rainha – https://sis.tycket.com.br/lojanew/detalhes_evento.asp?eve_cod=325

SHOWS

05/08 – Maiara & Maraisa e JetLag Music

06/08 – Henrique & Juliano e Guilherme & Benuto

07/08 – João Gomes, Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon

11/08 – Fernando & Sorocaba e Luiz Miguel & Daniel

12/08 – Zé Neto & Cristiano e Clayton & Romário

13/08 – Jorge & Mateus, Douglas & Vinícius e Márcio & Douglas


FAICI

Data: 05 a 13 de agosto

Local: Avenida General Motors – SP-75 (ao lado da Toyota) – Indaiatuba/SP –
Informações: (19) 9 7128 3905 / www.faici.com

Site: www.faici.com | Facebook: FaiciOficial | Instagram: FaiciOficial

Continue Lendo

Eventos

Taquaral recebe Festival Taurus com churrasco para todo gosto

Publicado

em

taurus

Para os amantes de churrasco, o Taurus Festival de Assadores e Churrasqueiros BBQ (assadores especializados em fogo de chão), estará de volta a Campinas entre os dias 27 e 29 de maio, na Lagoa do Taquaral. Serão 15 estações de churrasco com diferentes tipos de cortes e preparos: muita diversão para toda a família no evento, considerado o maior festival gastronômico de assadores e churrasqueiros BBQ do interior.

Sucesso em 2021, o evento reúne um time de profissionais que viaja pelos circuitos de churrasco do Brasil. Essa edição trará uma mega atração: o Bar nas Alturas, uma estrutura içada a 40 metros de altura, onde os clientes poderão degustar bebidas apreciando a vista da Lagoa.

Os clientes poderão se deliciar com o churrasco de 15 assadores e churrasqueiros e seus cortes preparados em diferentes formas – brasa, defumado, fogo de chão, parilla e pitsmoker (equipamento de defumação). Entre as opções, estão picanha, provoleta (queijo provolone grelhado ao estilo argentino), short ribs, costela fogo de chão, torresmo de rolo, hambúrguer artesanal, leitão no crucifixo, brisket (corte conhecido no Brasil como peito bovino), cupim defumado, cordeiro, copa lombo, Buffalo Wings, espetos especiais e muito mais.

A harmonização dos cardápios ficará por conta das cervejas artesanais da Cervejaria Campinas, patrocinadora oficial do circuito Taurus 2022.

Com formato itinerante, o Taurus percorre diferentes cidades do Estado de São Paulo levando boa gastronomia e lazer ao público em um ambiente familiar e seguro. As crianças também têm espaço garantido para a diversão, com ampla área kids. Para quem gosta de passear com seus animais de estimação, o evento é pet friendly (lugares onde o cão ou gato são bem-vindos).

A entrada é gratuita para todo o festival, que terá acesso pelos portões 5 e 7 do Parque. Na sexta-feira, o funcionamento será das 17h às 22h, e sábado e domingo, das 11h às 22h. A realização do festival é da WB Produções e Promoções, empresa especializada em eventos, feiras e festivais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia a iniciativa.

Atrações Musicais

Um dos destaques do Taurus Festival é a ampla programação musical, com diversos shows abertos e gratuitos. Na sexta-feira (27), a partir das 19h, quem abre o evento é U2 Cronos. No sábado (28), a partir das 13h, o palco é do Folk Santo e à noite, a partir das 19h, Banda Bloody Mary & os Dry Martinis. No domingo (29), às 13h, quem comanda o show é Fishes Band e, encerrando a festa, a partir das 19h, Viva Las Vegas.

Bar nas Alturas

No sábado (28) e no domingo (29), o Taurus Festival apresenta o Bar nas Alturas, uma mega atração, com estrutura suspensa a 40m de altura, onde os clientes podem degustar chopes artesanais ou bebidas não alcoólicas apreciando a belíssima vista da Lagoa do Taquaral.
O Bar nas Alturas obedece aos protocolos para garantir a segurança dos visitantes e é recomendado para pessoas a partir de oito anos. O ingresso individual garante 15 minutos de experiência, incluindo a degustação de dois chopes ou de uma bebida não alcoólica.

Confira o cardápio completo do festival:

– Caminhoneta BBQ (Burger)
– Fumaça de Chef (Burger)
– Brasa BBQ (Burger)
– Dom Pimenta (Brisket e Buffalo Wings)
– Estalar do Fogo (Costelinha Pururuca, Provoleta e Ancho)
– Tony Cotrim (Costela Fogo de Chão)
– Ramiro Florêncio (Torresmo de Rolo)
– Sal & Brasa – (Picanha e Lollipop)
– Dindo (Leitão no Crucifixo, arroz carreteiro, baião de dois e feijão tropeiro)
– Crivelaro´s (Cupim Defumado)
– Paraty (Costela no bafo)
– Julio Souza (Costela e Copa Lombo)
– Angel´s BBQ (Costela Defumada e Torresmo de rolo defumado)
– Los Ogros (Short Ribs e Espetos Especiais)
– Chef Jorge Sab (Cordeiro e Salmão com arroz caldoso)
Expositores de acessórios, produtos exclusivos para assadores e churrasqueiros também poderão ser visitados durante o evento.

Serviço

Onde: Lagoa do Taquaral – Entradas portão 5 e 7
Quando: de 27 a 29 de maio (sexta a domingo)
Horário: Sexta (27) das 17h às 22h / Sáb e Dom (28 e 29) das 11h às 22h
Quanto: Entrada Gratuita
Obs: Espaço Kids, pet friendly e shows musicais.
Redes Sociais: Instagram – @taurus_festival / Facebook – /taurusfestival – Tag – #taurusfestival
Apoio: Prefeitura Municipal de Campinas e Secretaria de Cultura e Turismo
Patrocínio: Cervejaria Campinas, Na Brasa Grill e Wet’n Wild

Continue Lendo

Eventos

João Paulo & André realizam show na 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar

Publicado

em

No próximo sábado (28), João Paulo & André estarão se apresentando durante a 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar – considerado um dos maiores rodeios do Brasil. O show, programado para às 3h, no Palco 2, acontece no Centro de Eventos Boiódromo, em Cajamar/SP. Na mesma noite, também se apresentam Wesley Safadão, Os Barões da Pisadinha e Michele Andrade.

João Paulo & André divulgaram recentemente, no Youtube, o terceiro DVD da carreira deles. O projeto foi gravado em 2020 na cidade Americana, interior do Estado de São Paulo. Intitulado “Show Drive In – Ao Vivo em Americana”, o trabalho é um resgate à grandes sucessos que marcaram época na música sertaneja. A produção musical ficou a cargo de Juninho Sarpa. A direção de vídeo ficou a cargo de Leonardo Nemésio, da CHvideo.

No repertório de 10 faixas, sendo que sete delas são pot-pourri covers de sucessos de artistas como Jorge & Mateus, Guilherme & Santiago, Bruno & Marrone, Maria Cecília & Rodolfo, entre outros. Também faz parte do setlist, as autorais “Mi mi mi”, “Tapa e soco”, além da inédita “Eu idiota” que contou com a participação especial de Otávio Augusto & Gabriel.

Mi mi mi:

JOÃO PAULO & ANDRÉ

Unidos por uma paixão, a música sertaneja, e com o incentivo de amigos, os jovens João Paulo de Araújo e André Carlos de Lima, resolveram se unir, no ano de 2008, para formarem a dupla João Paulo & André.

Nascidos na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo, em pouco tempo de união a dupla despertou o interesse de várias casas de shows da região, onde passaram a se apresentar regularmente, passando a dividir o palco com duplas consagradas no ramo sertanejo.

Meninos de família e criação a moda antiga, com jeito simples e donos de um dueto diferenciado, habilidosos no violão e na composição de músicas românticas, João Paulo & André conquistaram rapidamente o público por onde se apresentam e ganham cada vez mais uma infinidade de admirados e fãs que os acompanham em seus shows.

Em 2010, lançaram o primeiro CD da carreira, intitulado “Imprevisível”, produzido por Davi Alan. No ano seguinte, foi a vez de um CD / DVD. O disco, “Feito Pra você”, também produzido por Davi Alan, teve a gravação do primeiro DVD Ao Vivo. Registrado, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste/SP, durante a Festa das Nações, que aconteceu na Usina Santa Bárbara, cerca de 10 mil pessoas cantaram e se emocionaram com as canções inéditas.

No ano de 2012, João Paulo & André lançaram o clipe da música “Minha sereia” para os fãs do romantismo. Dois anos mais tarde, foi a vez do lançamento do EP “Calma Aí Menina”, que teve ótima aceitação do público. Em 2016, a dupla gravou o disco “Agora Toma” – terceiro registro da carreira. A produção musical ficou a cargo de Flander Veras.

Vivendo uma nova fase na carreira, a dupla gravou em maio de 2020 o segundo DVD da carreira. Com três faixas inéditas, registrado na cidade de Piracicaba/SP, o trabalho teve a produção musical de Juninho Sarpa, da JR Estúdios, A direção de vídeo foi de Leonardo Nemésio, da CHvideo.

Também em 2020, no mês de setembro, João Paulo & André registraram o terceiro DVD. Intitulado “Show Drive In – Ao Vivo em Americana”, a gravação aconteceu na cidade de Americana. Com 10 faixas, sendo que sete delas são pot-pourri covers de sucessos de artistas da música sertaneja, traz três autorais como “Mimimi”, “Tapa e soco”, além da inédita “Eu idiota” que contou com a participação especial de Otávio Augusto & Gabriel. A produção musical ficou a cargo de Juninho Sarpa. A direção de vídeo ficou a cargo de Leonardo Nemésio, da CHvideo.

Continue Lendo

Populares