
Neste domingo (30), teremos a exibição do curta-metragem Serra Pelada: A Terra Não é dos Homens. A exibição do documentário no MIS Campinas ocorre em duas sessões, às 16h e às 17h, e a entrada é gratuita, com ingressos disponíveis para retirada meia hora antes de cada sessão.
Dirigido por Babi Fontana e Victor Costa, o curta documenta a ocupação feminina em Serra Pelada, a partir de 1986, quando as mulheres finalmente puderam entrar no garimpo. A produção reúne depoimentos de mulheres com idades entre 18 e 90 anos, que compartilham suas vivências em um local onde, até então, a presença feminina era proibida.
Detalhes do documentário no MIS Campinas
Babi Fontana, uma das diretoras e produtora do curta, ressalta a importância de dar visibilidade a esse aspecto da história: “Proibia-se a entrada de mulheres no garimpo. Apenas em 1986, as mulheres puderam acessar a Vila. Nosso documentário narra como essa ocupação feminina reconfigurou o tecido social do lugar – suas formas de trabalho, relações e existência”.
Victor Costa, diretor e roteirista, destaca como o filme desafia a imagem tradicional de Serra Pelada, que ficou eternizada nas icônicas fotografias de Sebastião Salgado, predominantemente de homens: “Damos voz às mulheres que ocuparam a região após o fim da mineração manual, revelando como ressignificaram o espaço e suas vidas”.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
Serviço
- Estreia do Documentário: “Serra Pelada: A Terra Não é dos Homens”
- Data: 30/03 (domingo)
- Horário: 16h e 17h
- Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas
- Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro
- Entrada: Gratuita (retirada de ingressos meia hora antes das sessões)
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98