Fotos, objetos reais e réplicas ambientam a mostra aberta ao público gratuitamente
A Associação Comercial de Campinas e o 8º Batalhão de Polícia Militar realizam a exposição Revolução Constitucionalista de 1932. A mostra leva à população os fatos ocorridos entre 9 de julho e 4 de outubro de 1932, quando os paulistas saíram em defesa das instituições republicanas, como o Congresso livre e a Constituição Federal.
Quem visitar a exposição terá contato com imagens, réplicas e objetos reais usados nas batalhas, que revelam o esforço do Estado contra as medidas do Governo Provisório de Getúlio Vargas e pela manutenção da democracia no Brasil. Há fotos em grandes dimensões, inclusive uma trincheira idêntica às construídas pelos soldados paulistas. Além de matracas, usadas para imitar o som de metralhadoras.
A inauguração contará com uma presença da Banda de Música da Polícia Militar e de autoridades de Campinas, além de representantes dos combatentes. O evento tem ainda o apoio da Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC e da Secretaria de Cultura de Campinas.
A exposição é uma das atividades que marcam os 95 anos da Associação Comercial de Campinas e os 114 anos do 8º Batalhão. Ambas instituições foram agentes ativos desta história. A Associação Comercial, por exemplo, organizou a campanha “Ouro para o bem de São Paulo”, por meio da qual foi possível arrecadar recursos que ajudaram nas despesas de guerra.
Campinas foi alvo de bombardeios das forças federais, que em 18 de setembro culminaram na morte do garoto Aldo Chioratto, um escoteiro de 10 anos, mensageiro do exército paulista, que entregava cartas.
“Abrir as portas da Associação Comercial para a exposição é atender a um chamado que traz em si o teor do chamado atendido pelos paulistas em 1932. Esses são episódios que forjaram a alma do Estado e que nos lembram que ser paulista é, nas palavras do poeta Martins Fontes, ser traído e pelejar sozinho. É ser vencido, mas cair de pé!“, explica Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial de Campinas.
“É um orgulho para o 8º Batalhão de Polícia Militar, ao completar 114 anos, ser homenageado pela Associação Comercial e ter a oportunidade de levar aos cidadãos a história daqueles que lutaram, e morreram, por um ideal”, acrescenta o tenente-coronel Marci Elber, comandante do 8º BPM.
SERVIÇO:
INAUGURAÇÃO
Dia: sexta-feira, 21 de agosto
Horário: 10h30
Local: Hall de entrada da Associação Comercial de Campinas – Rua José Paulino 1.111.
PARA O PÚBLICO EM GERAL:
De 21 de agosto a 30 de setembro
Horário: 10h30 às 17h – apenas de segunda a sexta-feiras
Feriado de 7 de setembro: 9h às 12h
Local: Hall de entrada da Associação Comercial de Campinas – Rua José Paulino 1.111.
Entrada: Gratuita
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98