24 de junho de 2024
Eventos

Balé e dança do ventre são atrações da Mostra Interartes nesta sexta-feira (27/11)

Aprendizes de espaços culturais da Prefeitura, matriculados no segundo semestre, participam do evento

Balé e dança do ventre são as atrações da a Mostra Cultural Interartes nesta sexta-feira (27/11), às 19h30, no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal). As apresentações gratuitas serão realizadas pelos aprendizes das formações culturais da CAC (Centro de Arte e Cultura). A Interartes é promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

A programação inclui coreografias de balé “O baile da primavera” e dança do ventre “Os 4 Elementos”. O evento se estende até 19 de dezembro e reúne um ciclo de apresentações dos grupos artísticos mantidos nos espaços culturais da Administração. As atividades, que acontecem em quatro espaços públicos, são abertas à comunidade, dependendo da capacidade de cada um (confira programação abaixo).

Ao todo cerca de 600 aprendizes do 2º semestre, divididos em 90 turmas, estão envolvidos com as apresentações de final de ano, propiciando à comunidade o acesso às artes de forma gratuita e qualificada. Neste ano, mais de 2.200 aprendizes foram atendidos nos espaços vinculados à Secretaria de Cultura ou de entidades parceiras por meio das formações culturais de Hortolândia.

“A novidade deste semestre é que teremos eventos descentralizados em quatro locais da cidade, nos quais o público poderá conferir as exposições e espetáculos organizados por linguagem artística, com mais conforto e qualidade”, afirma a diretora de Cultura, Rosangela Brambilla.

Confira as atrações desta sexta-feira (27/11) na Interartes:

27/11, às 19h30

Balé: O baile da primavera

Arte-educadora Jéssica Silva

•Florescer: Coreografia baseada no florescer na primavera. As flores nascem, crescem, desenvolvem e murcham para que novas floresçam em seu lugar.

•Dolls: Bonecas que vão aos poucos ganhando vida em cena e dançando com sua delicadeza, sem perder seus trejeitos.

•Neoclássico: O neoclássico surgiu com no período de transição do ballet clássico para o ballet ou dança moderna, existe ainda a leveza e os passos do ballet clássico, mas com uma liberdade de movimento que antes não existia.

•Habitantes da floresta: A floresta guarda muitos segredos, e seus habitantes: animais terrestres, pássaros, peixes e plantas convivem em perfeita harmonia.

•Polka: Uma dança originalmente europeia em que a musica e a dança são sincronizadas formando um só ritmo.

Dança do Ventre: Os 4 Elementos

Sinopse: Coreografia desenvolvida através da exploração de improvisos e composições coreográficas criadas pelas próprias aprendizes, com base em referências da dança oriental e acessórios que representam os quatro elementos da natureza : Os véus representam o ar, as sereias representam a água, as taças representam o fogo e as espadas e derbak representam a terra. A coreografia ainda ressalta as similaridades entre o derbak e o samba brasileiro.

Arte-educadora: Roberta Hein

_________________

27/11, às 20h30

Balé: A magia de sonhar

Arte-educador: Sérgio Queiróz

•Ciranda da bailarina: O sonho de viver a magia da Dança.

•Dançar e encantar: o sonho de encantar através dos movimentos.

•Princesas: Princesas encantadas demonstrando através dos gestos o universo fabuloso da Dança.

•Tik Tok: A irreverência do Jazz em movimentos expressivos e contagiantes.

•Jazz infantil: Coreografia em que demonstra a iniciação aos passos do Jazz. Uma dança contagiante e motivadora.

Dança do Ventre: Diversidade corporal e cultural, juntas em um só objetivo

Sinopse: Coreografia que envolve aprendizes iniciantes e as avançadas. A coreografia traz acessórios da dança com performances egípcias e movimentos estudados durante o semestre, representando e compartilhando as diversidades corporais e culturais.

Arte-educadora: Lucia Martins Cravo (Nájima Anjum)

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98