Eventos

Atrações gratuitas na Mostra de Artes da Cena em Hortolândia, aproveitem

A MAC (Mostra de Artes da Cena) retoma os espetáculos gratuitos nesta terça, quarta e quinta-feira (01, 02 e 03/12). O evento é promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com várias atrações culturais.

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo. Nesta terça-feira (01/12), às 19h30, no CAC (Centro de Arte e Cultura), no Jardim Nossa Senhora de Fátima, o público poderá conferir as peças da Turma de Teatro Iniciação: Sonho Pirata (Grupo das Sombras), O Último Espetáculo (Os Vorazes Cia. de Teatro), O Duende Maldito (Os Magníficos), Confusões e trapalhadas (Grupo Fênix).

No Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” Escola de Artes, na quarta e quinta-feira (02 e 03/12), às 20h, a Cia. Athaufa apresentará “quatro Cenas Curtas – exercícios de criação”, da Turma 2 de Arte Dramática

Até 13 de dezembro, a MAC ainda contará com espetáculos produzidos pelos aprendizes de teatro iniciação do CAC (Centro de Arte e Cultura) e do Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”. Os estudantes das formações culturais profissionalizantes em Arte Dramática (Teatro) e em Dança, instaladas na Escola de Artes “Augusto Boal” também participam das atividades.

Para a diretora de Cultura, Rosângela Brambilla, “a MAC é uma grande oportunidade de desfrutar criações inéditas e textos clássicos interpretados pelos nossos aprendizes. É o resultado do árduo trabalho de criação de coreografias e obras teatrais ao longo de todo o ano.”

As formações culturais em Arte Dramática e em Dança capacitam os aprendizes a pleitearem a profissionalização junto ao Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de São Paulo) e ao SindDança (Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo). O curso livre de Teatro Iniciação promove o primeiro contato com a arte teatral para pessoas a partir dos 12 anos.

Atualmente, o município possui cerca de 50 aprendizes de arte dramática, 20 de Dança e 70 de teatro iniciação.

Confira a programação da MAC:

Centro de Arte e Cultura (CAC)

Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 – Jd. Nossa Senhora de Fátima – Tel: 3845-2525

01/12, às 19h30 – Turmas de Teatro Iniciação

Grupo das Sombras

Sonho Pirata

Sinopse: O sonho da menina Rebeca é ir para o mar, e viver como os piratas. Quando chegam à cidade dois bandos de piratas rivais, o de Capitão Cara de Cão e o da Capitã Suzana Cospe- Fogo, duelando pelo posto de Capitão dos Sete Mares, Rebeca vai atrás deles e é levada para uma perigosa e surpreendente aventura em busca do tesouro perdido do velho Capitão Águia do Mar.

Autor: Liliana Neves | Gênero: Aventura | Classificação etária: livre

Elenco: Annelise Moura; Andrey Bezzon; Victória Roberta; Jonathan Paiva; Lucas Machado; Pedro Pereira; Evelin Marinho; Kaylaine Júlia; Thaís Alves; João Mateus Rodrigues de Almeida. Arte-educadora: Laura Valadão.

Os Vorazes Cia. de Teatro

O Último Espetáculo

Sinopse: O grupo, com a maioria do elenco realizando o curso há dois anos ou mais, apresenta a peça escrita por um dos aprendizes da turma, com suas músicas autorais. O espetáculo teve influências em sua criação das peças Balada de um palhaço, de Plínio Marcos, e Otelo de Shakespeare, entre outras referências e improvisações, e resultou nesta trama circense que fala das relações humanas, suas paixões e traições, e da vocação do artista em meio às opressões da sociedade.

Autor: Cleiton Henrique | Gênero: Tragicomédia | Classificação etária: livre

Elenco: Arianderson Martins; Cleiton Henrique; Felipe Augusto; Fernanda Kenes; Gabriela Barros; Kledson Henrique; Leilaine Luise; Priscila Nascimento; Vitória Rodrigues. Arte-educadora: Laura Valadão.

Os Magníficos

O Duende Maldito

Sinopse:Um grupo de atores ensaiam uma coreografia de terror e eles não poderiam imaginar que a fantasia se tornaria real.

Autor: O grupo | Gênero: Teatro | Classificação etária: Livre

Elenco: Fabiana Luz de Oliveira; Emily Thayllinni Correa da Silva; Luany Gabrielly dos Santos, Leandro Gonçalves da Silva. Arte-educador: Guina Gori.

Grupo Fênix

Confusões e trapalhadas

Sinopse: O grupo de aprendizes exercita números clássicos de palhaço, divertindo o público e demonstrando destreza na arte circense.

Gênero: Circo-Teatro | Classificação etária: Livre

Elenco: Pedro Willian Simões Costa; Ryan Torres Pompeu; Jhennifer Juliane de Melo; Giovanna Fara Melhado; Maria Fernanda Ricci dos Santos; Ana Clara de Morais Machado; Maria Victória de Morais Machado; Vitória Ricci do Carmo; Kessie Benitez de Carvalho; Sara Gabrielle Martins Araújo; Thaynara Birbili Sartori; Abertura com Priscila do Nascimento Zahr; Participação especial: Bruno Henrique (violonista). Arte-educador: Guina Gori.

Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” | Escola de Artes “Augusto Boal”

Rua Casemiro de Abreu s/nº Jd. Amanda II

02/12 e 03/12, às 20h – Turma 2 Arte Dramática

Cia. Athaufa

4 Cenas Curtas – exercícios de criação

Sinopse: Quatro grupos, quatro temas. A partir de inquietações dos atores, foram desenvolvidas cenas com dramaturgias próprias, que tangenciam múltiplos temas e diferentes linguagens.

Autoria Coletiva | Gênero: vários | Classificação etária: 14 anos

Elenco: Beatriz Gomes Pinheiro Galeno; Belén Palkovsky; Camila Silva Barsanelli; Daniel Irineu Miranda de Oliveira; Deborah Helena de Lima; Flávia Figueiredo de Jesus Santos; Jéferson Campinas da Silva; Jenifer Cristiane Ferreira de Melo; Jesus Neusilânia Ferreira da Silva; Júlia Natacha Souza e Silva; Karen Ariane Caetano Mendes Leite; Kenia Cruz Chaves Moreira; Letícia Folva; Letícia Salla Lourenço; Luana Gomes Braga; Matheus Henrique Silva Ferreira; Matheus Souza da Silva; Michelle Guimarães Cruz; Pedro Henrique França de Souza; Roberson Junior da Silva; Suelen Cristine da Silva; Thairine Barbosa Silva; Ynara Thainá Silva de Souza. Arte-educadora: Alice Possani

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98