No dia 26 de julho, o Centro Cultural Casa Criativa de Joana, que abriga os projetos Casa de Joana e Casa Criativa de Hortolândia, receberá o apresentação teatral “Severinos”, da Cia. de Teatro São Genésio. A apresentação, gratuita e aberta a toda a comunidade, está marcada para às 19h.
Inspirado na obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, o espetáculo retrata uma trupe de atores “Severinos” que chegam a um cenário de seca, fome e miséria, alternando-se em uma jornada que vai da morte à vida.
A trilha sonora conta com canções originais de Jairo Cechin, executadas e cantadas ao vivo.
Dirigida por Rita Oliveira, a peça utiliza tecidos que emergem de cestos e balaios para criar cenários estilizados e multifacetados. A abordagem dinâmica e ágil estimula a imaginação do público através de cores, texturas e movimentos, destacando a poesia da obra original e proporcionando uma experiência sensorial envolvente.
Na direção de arte, César Póvero apresenta figurinos em tons alaranjados, amarelos, dourados e rosáceos que refletem a luz solar, criando uma atmosfera atemporal e iluminada. Esses trajes são adequados para qualquer espaço, representando uma trupe de artistas que, embora não regionalizem a dramaturgia, mantêm a essência do texto. Inspirando-se no teatro itinerante medieval, os atores transcendem o lado nômade do personagem Severino.
“A peça ‘Severinos’ busca revisitar e reinterpretar a obra de forma mais leve, onde a rotina dos personagens e suas dificuldades não os dilaceram a ponto de sobrecarregar a dramatização. Em vez disso, eles aceitam seus destinos com mais conformismo e força. Com canções interpretadas ao vivo, o espetáculo transmite a ideia de que sempre há alegria no desafio e na busca ‘Severina’, onde a vida e a esperança de um novo dia se apresentam com um novo nascimento, com uma nova vida explodindo”, afirma a diretora Rita Oliveira.
A Casa de Joana
Fundada em Hortolândia em 2016, a Casa de Joana foi criada por um grupo de amigos formado pelo gestor cultural Juraci Moreira e pelos atores Rita Oliveira, Lya Bueno e Antônio Apolinário. Inicialmente mantida com recursos próprios, a Casa recebeu posteriormente o apoio de Airton Silva, César Póvero e Ana Clara Moreira.
Além de oferecer oficinas e uma biblioteca para a comunidade, a Casa realizou a mostra cultural NALONA por cinco anos presencialmente e, durante a pandemia, por um ano de forma online.
Devido às dificuldades impostas pela covid-19, a Casa de Joana teve suas atividades interrompidas por quatro anos. Durante esse período, o grupo continuou suas ações em escolas públicas e outros locais. Agora, a Casa de Joana reabre suas portas em um novo espaço, com o objetivo de fomentar a produção cultural local, estadual e nacional.
A nova fase do projeto é realizada pela City Web Arte e Inteligência e pelo Governo do Estado de São Paulo através da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa, da Prefeitura Municipal de Hortolândia e da Cia. de Teatro São Genésio.
A Casa Criativa
A Casa Criativa é um polo de inovação dedicado à criação, formação, produção e convivência entre artistas, coletivos criativos e produtores de tecnologia digital. Realizado pela City Web Arte e Inteligência e pelo Governo do Estado de São Paulo através da Lei Paulo Gustavo, o projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de Hortolândia e da Cia. de Teatro São Genésio.
Além de Hortolândia, a Casa Criativa possui um polo em Catalão, Goiás, destinado a incubar grupos e coletivos de economia criativa. Em Catalão, o projeto é realizado pelo Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Apresentação teatral: Espetáculo “Severinos”
- Data: 26 de julho
- Horário: 19h
- Local: Centro Cultural Casa Criativa de Joana
- Endereço: Av. São Francisco de Assis, nº 116 – Vila Real, Hortolândia (SP)
- Entrada: Gratuita
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98