Eventos

AMAAH celebra Dia Mundial do Orgulho Autista no Parque Chico Mendes, domingo

Atividades começam a partir das 9h para integrar famílias de autistas com a comunidade

Uma manhã para celebrar a inclusão, conscientizar e brincar. Assim será o evento em comemoração ao Dia do Orgulho Autista, neste domingo (19), a partir das 9h,uma realização da AMAAH-SP(Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia). As atividades acontecerão no Parque Chico Mendes, localizado na Av. Olívio Francheschini, s/n, região central, e contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Os organizadores esperam a participação de 500 pessoas entre famílias de autistas e a comunidade. Fundada em 2020, a AMAAH-SP atende 174 famílias de pessoas com TEA.

Anuncio


De acordo com a diretora-presidente da AMAAH-SP, Priscila Silvana de Paula Silva, a programação prevê atividades funcionais ao ar livre, com destaque para o “Varal do Orgulho AMAAH”, momento em que as famílias poderão mostrar os seus orgulhos. Terá também oficinas para envolver os responsáveis e seus filhos com diferentes tipos de autismo. Outro destaque será a tenda sensorial, espaço para ajudar autistas a desenvolver capacidades para reagir a estímulos sensoriais, tais como texturas, sons, cores, cheiros, dentre outros.

O evento também terá contação de histórias com o Grupo Griots. Uma tenda de acolhimento será montada no parque para atender famílias, amigos e parentes de pessoas com TEA (Transtorno do Expectro Autista). A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) fará plantão no local para dar orientações sobre os direitos dos autistas.

Comemorado no dia 18 de junho, O Dia Mundial do Orgulho Autista, é celebrado desde 2005. A data foi idealizada pela associação norte-americana Aspies For Freedom.

“O objetivo da data é conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista e, assim, buscar normalizar a neurodiversidade, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico. Autismo não é doença”, explica Priscila.

MÃE TRANSFORMA EXPERIÊNCIA EM APOIO

A AMAAH foi fundada em setembro de 2020. Priscila, que é mãe de um menino autista, de 13 anos de idade, resolveu transformar sua experiência em apoio a outras mães e familiares que cuidam de pessoas com TEA.

Para acolher os autistas e seus familiares, a AMAAH-SP conta com uma rede de apoio multidisciplinar voluntária formada por fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, advogados, dentre outros.

A entidade apoia pessoas em busca de orientação sobre como confirmar o diagnóstico, tratamento, auxílio psicológico e assistencial. Também fornece cestas básicas, cujos alimentos são doados por voluntários, para famílias de autistas de baixa renda.

Além disso, encaminha famílias para atendimento em clínicas particulares parceiras e para serviços da Prefeitura como CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) e o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).

Com o apoio da associação, a Prefeitura passou a fazer a emissão da Carteira de Identificação do Autista. O documento é um importante meio para que autistas possam comprovar sua condição, bem como auxilia na identificação dessas pessoas pela sociedade.

A entidade se mantém com doações. Quem quiser contribuir, os dados bancários da entidade são: Ag: 4226 C/C: 952-5 OP:003 – Banco: Caixa Econômica Federal. PIX: 39.375.990/0001-88.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo