A organização da Festa do Figo número 70 já está a todo vapor em Valinhos. O evento está marcado para acontecer entre os dias 19 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019, sempre nos finais de semana. Ao mesmo tempo, o Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini recebe também a edição número 25 da Expogoiaba.
Da mesma forma que em 2018, a Festa do Figo está sendo planejada como uma festa familiar para receber os moradores de Valinhos e visitantes da região que buscam formas de lazer acessíveis, com leque de programação variada, além de boas opções na área gastronômica com praticidade e segurança.
Entre os trabalhos que estão em andamento estão as licitações para contratações como as atrações musicais, a montagem da estrutura da praça de alimentação, o parque de diversões e itens básicos como a segurança.
A expectativa é de ampliar a comercialização de frutas durante o evento. No ano passado foram mais de 220 toneladas vendidas. Para isso, a Comissão Organizadora, presidida mais uma vez pelo jovem agricultor Luis Gustavo Previtali, prevê novidades na realização dos leilões e competições entre os produtores. “A abertura da festa terá a premiação aos destaques das produção de frutas no Município”, afirmou.
Uma das novidades da festa em 2019 será uma homenagem à imigração japonesa, que terá um espaço japonês com um pouco de gastronomia e da história do País e de seus imigrantes que fazem parte da cultura do município.
O Espaço Italiano, uma das tradições da festa, será ampliado, agregará novas atrações e terá a companhia de um museu que vai contar um pouco da história dos 70 anos da Festa do Figo. O Tombo da Polenta e a Pisa da Uva seguem como referências do calendário.
Além disso, será criada uma segunda Praça de Alimentação, ampliando o espaço para as pessoas poderem degustar os pratos e as guloseimas do evento. Ela vai ficar ao lado da Casinha de Madeira e terá mesas e cadeiras para acomodar os visitantes.
Outra atração é espaço destinando para os artesãos de Valinhos, que vão poder expor e vender seus produtos de forma diferenciada. No Pavilhão Industrial serão instaladas as lojinhas para venda de produtos diversos, como nos últimos anos.
A tradicional barraca do Fundo Social vai estar instalada no local de costume vai oferecer aos visitantes os famosos milk shake de figo e goiaba, além de doces e outras delícias. A renda obtida na festa é direcionada para as ações solidárias do fundo ao longo do ano.
Uma das maiores preocupações da Comissão Organizadora da Festa do Figo é com a questão da segurança. Para isso, além do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, o evento terá também presença da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de um efetivo significativo de seguranças privados, contratados para evitar brigas e confusões no parque.
Assim como em 2018, a festa será totalmente monitorada por modernas câmeras de segurança que fazem parte da estrutura do parque municipal, o que garante a tranquilidade para os visitantes. A estimativa é de o número de pessoas chegue próximo dos mais de 100 mil que visitaram a festa este ano.
O calendário de shows ainda não está definido. O Agroturismo mantém programação aos sábados e domingos e vai levar os visitantes para conhecer propriedades rurais na região da Reforma Agrária e do Macuco.
CALENDÁRIO
- 13/janeiro – Desfile de Cavaleiros
- 19/janeiro – Abertura da Festa
- 20/janeiro – Exposição de carros antigos
- 27/janeiro – Passeio de motos
- 3/fevereiro – Passeio Ciclístico e Encerramento da Festa
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98