Eventos

30 anos sem Ayrton Senna: lancha que foi do piloto estará no 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos

lancha-Senna

A lancha Pole Position, que pertenceu ao piloto Ayrton Senna, é uma das atrações do 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), maior encontro de automóveis clássicos da América Latina. O EBAA vai acontecer na semana do feriado de Corpus Christi (30 de maio a 2 de junho) em Águas de Lindoia (SP) e deve reunir um público superior a 550 mil visitantes, de acordo com a organização.

A exibição da lancha é uma homenagem aos 30 anos de falecimento do piloto, segundo Mingo Abonante, presidente do EBAA. “É impossível dissociar Senna de velocidade, emoção e superação. Trazer um item que pertenceu a ele, que tem esse DNA de velocidade, é uma forma de aproximar o público do seu legado e, também, de homenagear a sua memória.”

Senna adquiriu a embarcação do estaleiro Cobra em 1986 para a prática de esportes aquáticos. Para isso, personalizou itens a seu gosto, sendo o principal o motor mais potente. A lancha foi usada pelo piloto até o fim de sua vida (1994) e agora pertence ao empresário Danilo Iakimoff, que preservou a configuração da época e se declara um grande fã de Senna.

“Todo o barco é original da época do Senna, inclusive as marcas de arranhões e desgaste de uso. O estofamento e o apito que servia como buzina estão do jeito que ele deixou e é emocionante imaginar cada detalhe que foi tocado, como o volante e o apito”, afirma.

O Pole Position tem 19 pés e um motor de 225 cavalos, mais que o dobro da potência do item de série (90 cavalos). “Como ele praticava esqui aquático, precisava de velocidade para acelerar”, detalha Danilo. O barco pode ser visto no Instagram de Danilo, @ayrtonsennaboat.

Barco da emoção

Era um barco especial para Senna, segundo o empresário. Quando o piloto comprou sua casa em Angra do Reis, em 1991, veio “no pacote” uma lancha chamada Joana, mas o Pole Position, adquirido posteriormente, era o “barco da emoção”. 

“Ele foi montado totalmente de acordo com as exigências dele, que acompanhou a sua construção. Do casco ao motor, tudo foi feito como ele queria, sendo a lancha usada para todos os seus prazeres.”

Um item valioso por outro

Danilo adquiriu o Pole Position em 2022, após uma longa negociação e para isso teve que se desfazer de um item valioso que possuía. Ele era proprietário do barco que o jogador Pelé havia ganho quando fez o milésimo gol, em 1969, e conheceu a antiga dona da lancha de Senna em uma exposição de barcos. Foi quando surgiram as conversas para uma compra, lembra.

“Aquilo mexeu comigo, porque sou fã de verdade do Senna. Gosto do Pelé, mas o Senna é fora do real para mim. Fiquei quase um ano negociando, até que apareceu a oportunidade de vender o barco do Pelé. Tive que fazer uma escolha, abrir mão de um item valioso para comprar outro.”

O Encontro

A nona edição do EBAA terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a Circuito de Leilões e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

Inscrições

Para exposição de veículos, veículos à venda ou para quem quer participar da programação social sem veículo, as inscrições devem ser feitas exclusivamente no site, que pode ser acessado no link https://www.encontroaguasdelindoia.com.br/ebaa2024. Só poderão ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais. Vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se forem originais.

Já o público poderá circular gratuitamente, sem inscrição ou cadastro em um espaço de quase 70 mil m² (tamanho equivalente ao de um estádio de futebol) que reúne praça de alimentação completa com mais de 1.500 m², 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações.

Serviço

9ª Edição do Encontro de Autos Antigos (EBAA)

Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)

Data e horário: 30 de maio a 2 de junho, das 8h às 19h

Público: gratuito para visitantes em geral (não é necessário fazer cadastro)

Inscrições: o cadastro de expositores de veículos, veículos à venda ou para quem quer participar da programação social sem levar veículo, deve ser feito no link https://www.encontroaguasdelindoia.com.br/ebaa2024

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98