Connect with us

Eventos

2ª Edição do Jacuba Festival de Grafitti Sessions vai reunir artistas para mural coletivo nos dias 27 e 28 de fevereiro

Jacuba Festival de Grafitti Sessions

Festival idealizado pelo artista Leandro Kranium e com curadoria do artista Cabelin, de Hortolândia, terá artistas de diferentes estados; ação acontece no Setor Cultural do Jardim Amanda I

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, grandes nomes da arte urbana brasileira estarão juntos para a segunda edição do Jacuba Festival de Grafitti Sessions, em Hortolândia. Com a proposta de levar arte aos espaços urbanos, o festival é realização dos grafiteiros Cabelin (Hélio Domingues da Luz) e Kranium (Leandro Ferreira dos Santos), ambos de Hortolândia e referências artísticas da região.

Anuncio

O festival, contemplado pela lei federal Aldir Blanc, da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal via Prefeitura de Hortolândia, é um convite para olhar e vivenciar a cidade de um jeito diferente. Em sua segunda edição, o Jacuba Sessions terá a participação de cinco artistas de estados diferentes e reafirma o esforço dos realizadores para que ação seja fixa no circuito cultural da cidade.

Jacuba Festival de Grafitti Sessions 2

Arte pela cidade

Quem passar pelo local da ação vai poder ver um mural coletivo de 12 metros de comprimento por 8 metros de altura tomar forma como uma grande tela ao ar livre. Kranium, idealizador e coordenador do Festival, conta que a ideia é reunir artistas com estilos e técnicas diferentes e com experiência em grandes formatos, para proporcionar o acesso à arte e cultura na cidade. “Queremos integrar os artistas e a população, fazer com que a arte faça parte do cotidiano das pessoas e fortalecer ainda mais a cena do grafitti”.

Advertisement

A curadoria, feita pelo artista Cabelin, foi pensada com o intuito de conhecer e interagir com a cultura e trajetória de artistas de outras regiões, como o Nordeste. “A ideia foi olhar para além da região sudeste e da capital como referenciais do grafitti, aumentando assim a pluralidade de estilos de trabalhos na cidade”.

Os artistas convidados, Marquinhos ATG (Recife – PE), Guilherme Asthma e Guilherme Matsumoto, de São Paulo, as grafiteiras Bromou (Palmas – TO) e Dolores Esos Dolores (Rio de Janeiro) ficarão quatro dias em Hortolândia. A proposta é que todos os envolvidos possam trocar experiências com os artistas locais, com a comunidade, além de vivenciar a dinâmica do espaço onde a ação vai acontecer.

IDEALIZADOR

Kranium (Leandro Ferreira dos Santos), Hortolândia–SP.

Advertisement

Começou no grafitti em 1997 ao realizar seus primeiros desenhos usando como referência algumas revistas do segmento. Em 1999, integrou movimentos de graffiti em muros de Hortolândia. Foi nesse momento que se deu conta de que era esse o caminho que queria trilhar. De forma natural e autodidata, Kranium foi buscando novas inspirações, estilos, descobrindo novas formas, cores e aperfeiçoando técnicas do grafitti até criar uma identidade própria, que trouxesse mais cor, que o representasse como artista e fizesse mais sentido para ele. Cores vivas e formas geométricas são marcas sempre presentes nos seus desenhos e sua assinatura como artista.

Vielas, carros abandonados, murais, paredes, telas – ou qualquer outro material que sirva de suporte – são usados como ferramentas para expressar e materializar sua criatividade. Atua principalmente na região metropolitana de Campinas, onde se tornou referência no graffiti, participando de mostras, projetos, curadorias, oficinas e exposições com o objetivo de transformar a realidade das pessoas ao seu redor e propagar sua arte mundo afora.

CURADORIA

Cabelin (Hélio Domingues da Luz), Hortolândia–SP.

Advertisement

Formado no Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas o artista, Hélio Domingues da Luz, conhecido como Cabelin, é natural de Curitiba, mas foi por volta de 1998 que ele se encontrou com a arte do graffiti e toda sua vertente cultural em Hortolândia. Desde então já fez intervenções nas cidades de Campinas, Indaiatuba, Limeira, Sumaré, Monte Mor, Jundiaí, Sorocaba, Cosmópolis, Valinhos, Vinhedo, Holambra, Paulínia, Salto, Nova Odessa, Atibaia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Sorocaba, Brodowski, Bragança Paulista e Grande São Paulo e capitais: São Paulo, Curitiba, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Tocantins e Santiago (Chile). Participou de alguns dos principais eventos de graffiti, tais como Vira Copos Arte urbana-2019, Meeting Of Styles Brasil- RS- Porto Alegre-2019 e Pmw Street Graffiti- Tocantins -Palmas-2019.

Já ministrou oficinas de graffiti e promoveu palestras em inúmeras escolas estaduais e particulares. Busca em seus graffitis o trabalho mais figurativo com momentos de protestos. Uma das características é a de sempre pintar meninas de cabelos enormes que rompem com as limitações da parede. Atualmente é professor de artes na rede municipal de Campinas, onde trabalha em paralelo aos trabalhos artísticos.

ARTISTAS PARTICIPANTES

Marquinhos ATG (Recife – PE). Artista autodidata, Marquinhos ATG é grafiteiro e interventor urbano com formação em fotografia. Atua como designer em projetos gráficos, como identidade visual de empresas, eventos, exposições, entre outros. “A arte liberta” é tema recorrente em seus trabalhos, cujo simbolismo tem a intenção de conscientizar a sociedade sobre o poder da arte, sobretudo o graffiti, um dos quatro elementos do Hip Hop. As participações em festivais de graffiti em estados do nordeste brasileiro, inclusive Pernambuco, possibilitou seu enriquecimento profissional, vivências e trocas de experiências que resultaram emconstante amadurecimentoartístico de suas obras.

Advertisement

Guilherme Matsumoto (São Paulo). Mais conhecido como xGuix, é neto de imigrantes japoneses, o que influenciou bastante na sua forma de agir, pensar e criar. Começou pintar nas ruas em 2007, mas desde criança teve contato com desenho, rua e spray.

Seu trabalho é facilmente reconhecido e já faz parte do cotidiano das pessoas que transitam pela cidade, seja pelos personagens com traços marcantes ou pelas cores características que compõem o trabalho do artista, como seus peixes que “nadam” por toda cidade. Hoje são vistos trabalhos expressivos do artista em toda cidade de São Paulo e alguns lugares no exterior.

Envolvido com a arte há mais de 10 anos, o paulistano é influenciado pelas ruas de São Paulo, cidade a qual inspirou sua arte e estilo de vida. Produzindo trabalhos em muros, telas, e diversos suportes, já foi convidado para grandes projetos tanto no Brasil quanto no exterior.

Guilherme Asthma (São Paulo). Artista visual formado em Design de Animação pela Universidade Anhembi Morumbi, com diversos cursos relacionados à área de desenho e arte na Quanta Academia de Artes, Méliès – Faculdade Criativa, entre outros workshops e mentorias.Participou de diversos projetos nas áreas de publicidade, séries de TV, animações e games, atuando na área de ilustração e direção de arte.Já ilustrou para nomes como Disney, Nestlé, Uber, Globo, Ford, Ambev, 3M, Pepsico, entre outras grandes marcas.Em paralelo, sempre apostou na produção de material autoral, fazendo graffiti nas ruas há mais de 14 anos, presente em eventos ligados ao tema, mutirões, trabalhos coletivos e painéis solo.Mais recentemente estendeu suas pinturas para as telas e galerias, participando de diversas exposições e mostras, além de publicações de livros e quadrinhos independentes.Desde então, segue produzindo novos projetos e acreditando na importância de contar histórias

Advertisement

Bromou (Palmas). Natural do Rio de Janeiro, cresceu em Palmas (TO) onde vive e trabalha como ilustradora e muralista. Iniciou no graffiti em 2018 e desde então retrata suas percepções sobre o cerrado e o estilo de vida nortista. Ilustra momentos em que a natureza e a cidade se encontram através de seus murais coloridos. Graduada em arquitetura e urbanismo, hoje busca ressignificar o espaço urbano utilizando a arte de rua como sua principal ferramenta.

Dolores Esos Dolores (Rio de Janeiro). Há 4 anos; além de telas, madeira, papeis e plataformas digitais, descobriu o graffiti e desde então abriu um novo universo de produções e novas escalas, alcançando não só alturas como podendo proporcionar arte ao grande público que está nas ruas. Seu estilo é quase um retrato de sua trajetória. As causas sociais são temas muito presentes em suas obras e o feminino também costuma ser muito explorado principalmente nos trabalhos ao ar livre, com a presença de figuras de mulheres potentes. Dar ao feminino essa conquista quase que literal dos espaços na sociedade machista que tanto priva as mulheres do sei direito existencial de ser e estar. Ser o que se quer ser e estar onde quiser estar.

___

Jacuba Festival de Grafitti Sessions – 2ª Edição
Quando: 27 e 28 de fevereiro, das 9h às 17h
Onde: Setor Cultural, Rua Graciliano Ramos, 280. Jardim Amanda I, Hortolândia (SP)
Instagram: @jacubagraffiti

Advertisement

Importante: A ação seguirá todos os protocolos sanitários, com distanciamento entre os artistas, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel, os mesmos cuidados devem ser seguidos pelo público.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Eventos

Polo Astronômico terá evento para observar nebulosas e aglomerado de estrelas no próximo fim de semana

Polo Astronômico

No próximo sábado (27), o Polo Astronômico de Amparo abrirá suas portas para sessões às 19h e às 21h15, convidando o público a mergulhar no fascinante universo das nebulosas e aglomerados de estrelas.

Este é o maior telescópio do estado de São Paulo e sua localização privilegiada proporciona um cenário deslumbrante, onde os visitantes poderão contemplar um céu estrelado de tirar o fôlego.

Anuncio

Para adquiri os ingressos, entre neste LINK.

Além do Polo Astronômico

Além do telescópio principal, o Polo Astronômico oferece uma variedade de outros equipamentos para observação, garantindo uma experiência completa e enriquecedora. Durante as sessões, os visitantes serão guiados por especialistas que fornecerão explicações detalhadas sobre o que estão observando, enriquecendo ainda mais a experiência.

Advertisement

E para aqueles que desejam uma pausa entre as observações, o local conta com café, cantina e uma loja para lembranças. Lanches e refeições também estão disponíveis para grupos, garantindo que todos possam desfrutar plenamente do evento.

O evento acontecerá na Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), Amparo-Bragança Paulista, Km 29, no Bairro do Sertãozinho. Esta é uma oportunidade imperdível para todos os apaixonados pelo cosmos e curiosos sobre os mistérios do universo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Zé Neves e Marcinho Eiras são os destaques da próxima edição do Hortocity Comedy: confira programação

Marcinho Eiras

A próxima edição do evento “Hortocity Comedy”acontecerá segunda-feira (29), às 19h30, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, na Unidade Cultural Arlindo Zadi, situada na Rua Graciliano Ramos, 280, no Jardim Amanda, em Hortolândia.

Os artistas participantes serão Marcinho Eiras, Zé Neves, Rodrigo Peluca e Luiz Paixão.

Como reservar os ingressos para o HortoCity Comedy, com participação de Marcinho Eiras?

Anuncio

Os interessados devem reservar ingressos através do WhatsApp da Secretaria de Cultura, pelo número (19) 99979-5576 e a classificação indicativa do espetáculo é de 16 anos.

Os artistas

Marcinho Eiras, conhecido músico e humorista, já participou de programas como Sexteto do Jô e Banda Domingão, além de ter feito parte do elenco do “Pânico na Band”. Em suas apresentações, combina stand-up comedy com música, tocando três guitarras simultaneamente e contando piadas e histórias engraçadas.

Advertisement

Rodrigo Peluca se destaca como imitador e costuma divertir o público com personagens como o Professor de “La Casa de Papel” e o pirata Jack Sparrow de “Piratas do Caribe”.

Como anfitriões do espetáculo, Luiz Paixão e Zé Neves aquecerão o público. Luiz Paixão, humorista, roteirista e rapper, já participou de programas como os de Raul Gil e Gugu Liberato, além de comandar seu próprio programa de rádio. Zé Neves, que atua na comédia stand-up desde 2009, também é roteirista e apresentador de rádio, sendo co-criador do espetáculo itinerante “Comédia 019”, que se apresenta em bares da região.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia em Limeira

Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia

O Circo dos Sonhos chega a Limeira com um de seus mais aclamados espetáculos. No dia 03 de maio estreia na cidade Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia, às 20h, no estacionamento do Limeira Shopping.

No picadeiro, palhaços, acróbatas, malabaristas e contorcionistas entram em cena para apresentar uma versão exclusiva, criada especialmente para Limeira. Ly, uma criança que não desgruda um só minuto do videogame, vê seu aparelho entrar em curto-circuito e sua tela dar lugar a um portal, que a leva à fronteira da realidade e da ilusão: o Mundo da Fantasia. Ly é recepcionada por vários palhaços, que como bobos da corte, apresentam a ela esse reino este reino mágico, repleto de ação e encantamento.

Anuncio

Toda a ação do espetáculo acontece em um castelo, onde um show de surpresas com personagens, figurinos e cenários que povoam os contos infantis são exibidos ao público. Reis, rainhas, príncipes, princesas, sapos, bruxas e fadas são representados por competentes e renomados artistas circenses, que surpreendem a todos com muita força, graça e destreza nas suas performances inéditas. “Esse é um espetáculo criado para toda a família com muito carinho. Um espetáculo lúdico que oferece aos adultos a oportunidade de voltarem a ser crianças. O programa ideal para a criançada!” – Afirma o ator Marcos Frota, Embaixador do Circo dos Sonhos.

Rosana Jardim, diretora do espetáculo, conta que o espetáculo tem como objetivo resgatar os aspectos lúdicos da garotada, que hoje não desgruda dos aparelhos eletrônicos. Em uma sociedade cada vez mais ligada ao universo virtual, onde as fronteiras não existem mais, as brincadeiras de criança deram lugar à diversão tecnológica dentro de casa, reproduzidas em telas de videogames, tablets e telefones de última geração. Será que a infância se reduz a essa realidade eletrônica?  Será que as pessoas ainda reservam na imaginação um espaço para o encantado, para a magia e para a fantasia? Estes foram alguns questionamentos que nortearam a produção.

Advertisement

“Mesmo em meio a toda essa modernidade, o milenar mundo do circo sobrevive e continua fascinando famílias ao redor do planeta, então sim, há espaço para a fantasia!”frisa Rosana Jardim“O espetáculo mostra para crianças e adultos que apesar de todo o aparato tecnológico, a imaginação ainda é a melhor e mais barata forma de brincar… Não posso dar Spoiler, mas posso adiantar que o Circo dos Sonhos se reinventa a cada apresentação, e convida o público para embarcar num universo único, repleto de atrações inéditas e números aéreos de tirar o fôlego.”completa a Diretora.

São mais de 150 (cento e cinquenta) pessoas envolvidas diretamente nessa superprodução, entre elas costureiras, designers, artistas plásticos, produtores, diretores, marceneiros, serralheiros, figurinistas, cenógrafos, bailarinos, coreógrafos, acrobatas, malabaristas, palhaços, trapezistas, contorcionistas, entre muitos outros profissionais que há mais de um ano trabalham na produção do espetáculo.

Sobre Marcos Frota

Marcos Frota tem 50 anos de carreira artística, dedicados ao teatro, ao cinema, à TV e ao circo. É ator exclusivo da Rede Globo de Televisão desde 1983, com mais de 30 papéis, com destaque para as novelas “Mulheres de Areia”, “O Clone” e “A Próxima Vítima”. Em 1986, o artista apaixonou-se pelo Universo Circense quando atuou na novela Cambalacho, onde viveu o trapezista Rick Romano. Sua paixão e luta por essa arte são tão evidentes que Marcos tornou-se Presidente Voluntário da Universidade Livre do Circo, um projeto social instalado na Quinta da Boa Vista -RJ, que promove atendimento psicossocial e aulas de circo para 350 jovens de comunidades.

Advertisement

Este projeto se realiza através da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura

Governo Federal

Patrocínio CEMIG

SERVIÇO:

Advertisement

O quê: “CIRCO DOS SONHOS NO MUNDO DA FANTASIA”.

Onde: Limeira Shopping – Av Carlos Kuntz Busch, 800 – Limeira

Quando: Estreia dia 03 de maio, às 20h

Temporada de terça a sexta-feira, sempre às 20h

Advertisement

Sábados, domingos e feriados às 15h, 17h30 e 20h

Quanto: Ingressos a partir de R$ 20,00 (*)

*Meia entrada para crianças de 02 a 12 anos, estudantes e pessoas com mais de 60 anos.

*No site há promoções com preços menores para as sessões de terça, quarta e quinta-feira.

Advertisement

Os ingressos poderão ser adquiridos exclusivamente na bilheteria do circo ou através do site www.circodossonhos.com

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade3 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região4 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil8 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil9 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região9 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes20 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade24 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Advertisement
cinema

Populares