Dicas de leitura

Quem pode intervir? O papel do espectador na prevenção do bullying

Problemas de medo, de Luciene Tognetta, tem lançamento no Zoo de Americana no dia 13 de setembro, às 10h30

Tal qual problema de matemática, será que é assim tão simples resolvermos os problemas de medo que permeiam a convivência entre as crianças na escola? Nas páginas da obra Problemas de medo a escritora Luciene Tognetta apresenta a história de uma turminha que tem muitos problemas, mas não somente os de calcular, e revela a importância de três personagens na solução do bullying escolar. O lançamento do livro na cidade de Americana acontece no dia 13 de setembro, a partir das 10h30, na Gostinho de Leitura, instalada no Zoo de Americana.

A escritora, que também é coordenadora do GEPEM (Grupo de Estudos em Educação Moral – Unesp/Unicamp), apresenta a história dos alunos da escola Pode Tudo, que tem Otávio Casca Grossa, Zeca Redondão, Pati Leva e Traz e a turma do Nada Faz. Crianças que sofrem, praticam e presenciam formas violentas de convivência.

“O livro Problemas de medo apresenta um pouco a dimensão do problema do bullying sobre o olhar dos personagens envolvidos, tanto da vitima, quanto do agressor, como a do espectador. A obra trabalha com a ideia do que está por trás do bullying é o envolvimento desses três personagens. Afinal,  para superação do problema é necessário um trabalho que envolva o autor, para que ele possa reconhecer o valor do outro, envolva a vitima para que ela possa se sentir valorizada e o espectador para que ele se sinta no dever de intervir em situações de injustiça”, explica a escritora.

O livro Problemas de medo pode nos fazer entender quanto a convivência entre as pessoas é difícil pelo simples fato de que o que cada um mais quer na vida é sentir-se valorizado aos olhos do outro. “Problemas de medo destaca o importante papel do espectador numa situação de bullying. A obra chega para lembrar que o medo é algo inerente do ser humano; quando ele se torna um problema na relação, ele pode se tornar sim um problema de bullying” conscientiza Luciene.

 A obra Problemas de medo traz a ideia de que nenhuma das crianças, na escola, está livre de sentir medo de não ser querido ou respeitado entre os iguais. E sugere que a solução para situações de bullying está nas mãos dos próprios pares, chamados a ser protagonistas em formas de ajuda, de acolhida, de mediação aos conflitos que cotidianamente são vividos na escola. “Na prevenção de situações de bullying, os pares desempenham papel importante na proteção de seus amigos, atuando em alguns casos para prevenir a vitimização, bem como se tornando menos propensos a ser alvo de ataques futuros”, conclui Luciene.

O livro Problemas de medo faz parte de uma série de livros publicados pela Editora Adonis, de autoria de Luciene Tognetta, que trabalha, do ponto de vista de cada personagem, situações de bullying.  Problemas de bullying faz parte da Caixa Bullying: Quem tem medo?, que também é composto pelos livros  O medo da Bia e a História da menina e do medo da menina, além de jogos e materiais de apoio ao professor.

Acontece:

Lançamento Problemas de medo

Dia 13 de setembro, a partir das 10h30, na Gostinho de Leitura

Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...