Connect with us

Dicas de leitura

Diário de um banana – Rodrick é o cara é o mais procurado na Biblioteca Municipal de Hortolândia

Avatar de editor

Published

on

Diário de um Banana é um sucesso na Biblioteca Municipal de Hortolândia

Os dilemas e desafios da adolescência vividos pelo menino Greg Heffley continuam a cativar os leitores de Hortolândia. O livro Diário de um banana – Rodrick é o cara é o 1º colocado do ranking dos livros mais emprestados, em fevereiro, pelos usuários cadastrados da Biblioteca Municipal Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que no período foi registrado um total de 1.046 empréstimos de obras literárias. “É um número expressivo! É bacana ver que os leitores buscaram a biblioteca em fevereiro, que ainda é período de férias para os estudantes e é um mês mais curto em razão do feriado de Carnaval”, salienta Silva.

Anuncio


No ranking continuam a predominar séries infantojuvenis, best sellers e obras de ficção de sucesso, gêneros que estão entre os preferidos dos leitores da biblioteca. A série “Diário de um banana” aparece no ranking com três títulos. 

Um aspecto interessante do ranking que o coordenador destaca é a grande procura por livros sobre educação financeira, empreendedorismo e autoajuda por parte dos jovens. “Esses segmentos estão com uma busca crescente por leitores da faixa etária de 15 a 21 anos. Acreditamos que essa procura aconteça em razão desse público estar em uma fase em que busca orientação para definir a carreira profissional que pretende seguir, estudar e se formar e a entrar no mercado de trabalho”, avalia Silva.

Advertisement
biblioteca

Como fazer o cadastro?

Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados. Para quem ainda não é usuário, o cadastro pode ser feito on-line por meio deste LINK. Quem preferir, também pode fazer o cadastro presencialmente na biblioteca. É necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço. 

Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). 

Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria Leitor Comum. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime. O acervo da biblioteca tem mais de 17.000 obras, e pode ser consultado por meio deste SITE

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail [email protected].

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em fevereiro pela Biblioteca Municipal de Hortolândia:

Advertisement
TítuloAutor
Diário de um banana – Rodrick é o caraJeff Kinney
Espada de vidro – A rainha vermelha – Vol.2Victoria Aveyard
Diário de um banana – Fräwda megaxeiaJeff Kinney
Tempestade de guerra – A rainha vermelha – Vol.4Victoria Aveyard
Uma jornada pela savana com … – Coleção Dentro da História (livro infantil personalizado)Editora Dentro da História
Vida de drogaWalcyr Carrasco
O segredoRhonda Byrne
A casa sonolentaAudrey Wood
Harry Potter e a pedra filosofalJ.K. Rowling
O tempo e o vento – O continente – Vol.IÉrico Veríssimo
Diário de um banana – A verdade nua e cruaJeff Kinney
Lobo solitário 1 – O caminho do assassinoKazuo Koike / Goseki Kojima
Aposentado jovem e rico – Como ficar rico rápido e permancer rico para sempre!Robert T. Kiyosaki
A garota do lagoCharlie Donlea
Os dez mandamentos – Princípios divinos para melhorar seus relacionamentosLoron Wade
Turma da Mônica jovem – O brilho de um pulsar! – Parte 2Mauricio de Sousa
EmmaJane Austen
Empresa criativa – Como a St. Luke´s pode transformar o seu trabalhoAndy Law
A irmã da lua – A história de Tiggy – As sete irmãs – Livro 5Lucinda Riley
Curso prático de português Literatura – Gramática – RedaçãoLuís Agostinho Cadore

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Dicas de leitura

Confira lista especial de obras para celebrar o Dia do Livro

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

livros-leitura-financas

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e, para homenagear a data, a Livraria da Travessa do Iguatemi São Paulo preparou um rico catálogo para os amantes da literatura, com 10 títulos indispensáveis que tratam os livros como tema central. As obras navegam entre história, ficção, guias e clássicos e podem ser encontradas na livraria localizada no Piso Superior do shopping.

A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.

Confira abaixo a seleção completa para todos os tipos de leitores para celebrar a data:

Anuncio


PARA OS AMANTES DE LIVRARIAS:

150 Bookstores You Need To Visit Before You Die | Elizabeth Stamp: Navegar numa livraria é uma experiência insubstituível. A autora americana Elizabeth Stamp selecionou as 150 livrarias mais exclusivas do mundo que valem a pena visitar. Da Austrália à França, e do Japão aos Estados Unidos, as livrarias aqui variam desde estabelecimentos que existem há décadas até lojas recém-inauguradas. Cada loja foi selecionada por uma característica marcante, seja uma história interessante, uma coleção única ou um cenário fabuloso. Este livro lindamente encadernado, o mais recente da série 150, contém fotografias inspiradoras e uma riqueza de informações sobre cada local.

Advertisement


PARA LEITORES DE LIVROS SOBRE LIVROS:

Books And The People Who Make Them | Stephanie Vernet: Esta introdução única, divertida e informativa ao mundo editorial mostra aos jovens leitores como um livro percorre a jornada do caderno do escritor até as mãos do leitor. O que está faltando no mundo dos livros infantis? Um livro sobre como um livro é feito! Esta exploração dos bastidores apresenta páginas duplas coloridas e peculiares que retratam todas as fases da vida de um livro. Perfeito para os leitores lerem sozinhos ou com seus adultos favoritos, este livro é o primeiro do gênero – um complemento perfeito para a biblioteca de todo jovem amante de livros.

Caixa de Palavras: Por que você deve ler (e o que ler) | Jose Roberto de Castro Neves: O que é um livro? Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal… No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos: repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto. E este é precisamente o tipo de leitor que José Roberto de Castro Neves é. Por isso mesmo, foi capaz de escrever estas páginas encantadoras, que são sobretudo um tributo ao poder transformador dos livros. Ao lado dele, passeamos por algumas das principais obras da humanidade, que aqui têm sua força não só comentada, mas celebrada, enaltecida, vivida.

É um Livro | Lane Smith: Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho, bom e amado livro. Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem twitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.

Advertisement

PARA OS QUE PROCURAM A HISTÓRIA DOS LIVROS:

O Aparecimento do Livro | Lucien Febvre | Henri-Jean Martin: Concebido por Lucien Febvre e realizado por Henri-Jean Martin, O Aparecimento do Livro é, desde sua publicação em 1958, um texto fundamental para os estudos sobre o livro. A proposta do estudo é estudar a ação cultural e a influência do livro durante os trezentos primeiros anos de sua existência, partindo da Renascença até aproximadamente o Romantismo. A obra explora os efeitos da técnica tipográfica, aperfeiçoada tal como se atribui a Gutenberg, enquanto era gradualmente assimilada pelas práticas de leitura e de acordo com fatores econômicos, políticos, culturais e geográficos. Trata do entorno do livro impresso, desde os seus antecedentes, como a introdução do papel na Europa, até a ampliação do número de leitores, ao lado das mudanças nas relações sociais e dos diferentes embates ideológicos do período.


História do Livro e da Edição | Yann Sordet: A obrapercorre, com efeito, os ecossistemas da comunicação gráfica desde as tabuletas de argila até os livros digitais, desdobrando um conhecimento espantoso, instruindo sem pedantismo o leitor. Como estrangeiro (americano, mas amigo da França), vejo aí a marca de um certo espírito francês: a clareza de exposição apoiada em um domínio profundo da pesquisa; uma bela arquitetura de conjunto aliada a uma erudição colhida na ciência mais recente. Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo.


Infinito em um Junco: A invenção dos livros no mundo antigo | Irene Vallejo: Fenômeno editorial espanhol traduzido para mais de 30 idiomas, ensaio sobre a história do livro vem conquistando prêmios e leitores. Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana. Acima de tudo, esta é uma fabulosa aventura coletiva protagonizada por milhares de pessoas que, ao longo do tempo, protegeram e tornaram o livro possível: contadores de histórias, escribas, iluminadores, tradutores, vendedores ambulantes, professores, sábios, espiões, rebeldes, freiras, aventureiros; leitores de todos os cantos, nas capitais onde se concentra o poder e nas regiões mais remotas, onde o conhecimento se refugia em tempos de caos. Pessoas comuns cujos nomes muitas vezes são apagados da história; gente que salva essas fontes de memória, os verdadeiros protagonistas desta obra.

Advertisement

PARA OS ROMÂNTICOS:

Meus Dias Na Livraria Morisaki | Satoshi Yagisawa: Best-seller internacional, o livro é um mágico e comovente romance japonês sobre o poder da literatura. A jovem Takako perde tudo, mas se encontra na livraria que pertence a sua família há três gerações. Takako é uma jovem de 25 anos que levava uma vida relativamente tranquila. Até que seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. De repente, a vida de Takako começa a desmoronar. Ela sai do emprego e entra numa depressão profunda. No auge do seu desespero, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio que ela não via há muitos anos. Satoru é um homem excêntrico e pouco convencional, principalmente depois que sua esposa, Momoko, o deixou. Ele é quem cuida da livraria Morisaki, um pequeno espaço, num prédio antigo, em Jinbôchô, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para os leitores.

PARA OS LEITORES CLÁSSICOS:

The Penguin Classics Book | Henry Eliot: O Penguin Classics Book é o companheiro do leitor da maior biblioteca de literatura clássica do mundo. Abrangendo 4.000 anos, desde as lendas da Antiga Mesopotâmia até a poesia da Primeira Guerra Mundial, com tragédias gregas, sagas islandesas, épicos japoneses e muito mais, abrange 500 autores e 1.200 livros, dando-lhes vida com descrições vivas, literatura conexões e belos designs de capa.

Advertisement


The Penguin Modern Classics Book | Henry Eliot: Oguia essencial para a literatura do século XX em todo o mundo. Durante seis décadas, a série Penguin Modern Classics tem sido uma série de livros que define uma era e está em constante evolução, abrangendo obras de pioneiros modernistas, iconoclastas de vanguarda, visionários radicais e contadores de histórias intemporais. Este companheiro de leitor apresenta todos os títulos publicados na série até agora, com mais de 1.800 livros e 600 autores, de Achebe e Adonis a Zamyatin e Zweig. Repleto de descrições animadas, listas de leitura surpreendentes, movimentos literários importantes e mais de duas mil imagens de capa, The Penguin Modern Classics Book é um convite para mergulhar e explorar a maior literatura dos últimos cem anos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

Avatar de Editor

Published

on

By

Diário de um Banana é um sucesso na Biblioteca Municipal de Hortolândia

A Biblioteca Municipal de Hortolândia divulgou a lista dos 10 livros mais emprestados no mês de novembro, proporcionando uma visão fascinante sobre as preferências literárias dos leitores da cidade.

O destaque continua sendo a franquia “Diário de um Banana”, do autor Jeff Kinney, nas colocações de número 1, 4, 5 e 10. Confira abaixo todos os outros.

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

  1. “Diário de um Banana – Rodrick é o Cara”
    Autor: Jeff Kinney
  2. “Querido Diário Otário: Eu Sou a Princesa ou o Sapo?”
    Autor: Jim Benton
  3. “Lua Nova”
    Autor: Stephenie Meyer
  4. “Diário de um Banana – A Verdade Nua e Crua”
    Autor: Jeff Kinney
  5. “Diário de um Banana – As Memórias de Greg Heffley”
    Autor: Jeff Kinney
  6. “O Retrato de Dorian Gray”
    Autor: Oscar Wilde
  7. “Mau Começo – Livro Primeiro”
    Autor: Lemony Snicket
  8. “Caçadores de Zumbis – Volume 5”
    Autor: John Kloepfer
  9. “Mal-Entendido em Moscou”
    Autora: Simone de Beauvoir
  10. “Diário de um Banana – Vai ou Racha”
    Autor: Jeff Kinney

Anuncio


Esses títulos refletem a diversidade de gostos e interesses da comunidade de leitores de Hortolândia, abrangendo desde literatura infantojuvenil até clássicos atemporais. A biblioteca continua sendo um espaço vital para a promoção da leitura e o compartilhamento de experiências literárias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

Hortolândia recebe exposição de livros de autores negros: confira local e data do evento

Avatar de Editor

Published

on

By

livros de autores negros

A Biblioteca Municipal de Hortolândia realiza uma exposição de livros de autores negros até o dia 31 deste mês. A ação integra a campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura” e tem por objetivo promover o debate sobre o racismo e conscientizar a população sobre o tema.

Neste mês, a campanha terá outras ações, que podem ser conferidas através deste LINK.

Livros de autores negros na Biblioteca de Hortolândia

Anuncio


Os livros estão expostos na estante “Dicas de leitura”, que fica dentro da própria biblioteca. Também são mostradas biografias sobre personalidades negras e obras relacionadas à cultura afro. Os títulos estão disponíveis para empréstimo para usuários cadastrados.

De acordo com o coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, o acervo da biblioteca tem 50 livros de autores negros ou sobre assuntos diversos sobre a cultura negra. “Com essa exposição, a Biblioteca Municipal cumpre seu papel social. Neste mês tão importante de celebração à consciência e à cultura negra, a biblioteca coloca em destaque autores, personagens e histórias protagonizadas por figuras negras e obras que abordam a questão da luta racial”, destaca Silva.

Advertisement

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail [email protected].

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Brasil15 horas ago

Mega-Sena: Aposta do Rio fatura R$ 100 milhões sozinha

No Rio de Janeiro, uma única aposta ganhou R$ 100 milhões ao acertar todos os números da Mega-Sena neste sábado...

cometa cometa
Brasil1 dia ago

O Cometa do Diabo ilumina o céu brasileiro: como observá-lo neste abril celeste

Preparando-se para uma exibição celestial espetacular, o cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como o “Cometa do Diabo”, está prestes a fazer sua...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil1 dia ago

Mega-Sena 2715 com prêmio de R$ 100 Milhões: confira os números sorteados

Na noite deste sábado (20), foram revelados os números do concurso 2715 da Mega-Sena, diretamente do Espaço da Sorte. Os...

Idoso Idoso
Brasil1 dia ago

Corpo de idoso levado morto a uma agência é enterrado no Rio de Janeiro

Foi enterrado hoje (20/04) no Rio de Janeiro o corpo do idoso Paulo Roberto Braga, do caso que repercutiu mundialmente,...

lambuzada Campinas lambuzada Campinas
Nossa Região1 dia ago

Rafa Zimbaldi aciona MP contra prefeito por evento polêmico em Campinas

De acordo com Rafa Zimbaldi, o deputado estadual por São Paulo do partido Cidadania, uma recente controvérsia envolve o prefeito...

mega-sena mega-sena
Brasil2 dias ago

Sorteio de R$ 100 milhões da Mega-Sena acontece sábado

A Caixa Econômica Federal sorteia neste sábado o prêmio estimado de R$ 100 milhões pela Mega-Sena. O concurso 2.715 promete...

curso de jardinagem curso de jardinagem
Cursos2 dias ago

Inscrições gratuitas para curso de Jardinagem em Hortolândia

As inscrições gratuitas para o curso de Jardinagem em Hortolândia já começaram. A iniciativa visa qualificar profissionais e promover o...

Advertisement
cinema

Populares