Saúde & Beleza

Ritalina, será a pílula da inteligência?

AWR4F5.jpg Drugs Ritalin

Conhecida como ‘pílula da inteligência’, a droga tem sido usada por estudantes que querem melhorar o desempenho acadêmico. A sensação de estar inteligente é porque mantém a pessoa mais alerta e mais concentrada, a ritalina acelera a transmissão entre um neurônio e outro e atua na substância reticular ativadora cerebral, que é um grupo de neurônios que mantém a gente em estado de vigília.
Apesar da fama – que lhe rendeu o apelido de “pílula da inteligência” ou “droga dos concurseiros”, algumas pesquisas mostram que a ritalina não promove melhora cognitiva em pessoas saudáveis. Ela é indicada para pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

EFEITO:

Começa o efeito: Entre 30 minutos e uma hora começam os efeitos. A sonolência diminui e o estudante consegue focar no assunto, sem distrações. Os mil e um pensamentos que atrapalhavam a atenção começam a ir embora.
Pico do efeito: Entre duas e três horas depois, os efeitos do remédio atingem seu ponto máximo. É quando podem surgir os efeitos adversos como palpitação, tremores, dor de cabeça, mão gelada e suor.
Queda: Após cinco horas da ingestão do remédio, o usuário começa a voltar ao normal. Nas próximas três horas, algumas pessoas podem ter insônia, irritação e ansiedade. O remédio é eliminado pela urina e metabolizado pelo fígado. Uso contínuo gera o risco de dependência química e psicológica.

Fonte: sogesp e boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo