Nossa Cidade

Figueiras e Novo Cambuí recebem troca de lâmpadas dos postes por luminárias LED

A Prefeitura de Hortolândia intensifica o trabalho para que a cidade atinja 100% das ruas com lâmpadas de LED. De acordo com a Secretaria de Obras, desde o início da semana, a troca das lâmpadas de vapor de sódio para as de LED,  que garantem maior potencial de luminosidade, com eficiência energética, estão em andamento no Jardim das Figueiras e Jardim Novo Cambuí. Todos os postes dos dois bairros receberão as novas lâmpadas. Após a conclusão do serviço nestes bairros, outros pontos da cidade receberão o trabalho. 

No final do ano passado, o serviço já havia atingido aproximadamente 50% das ruas da cidade, neste ano, a meta da Prefeitura é atingir 100% das ruas. A ação oferece mais segurança para a população. Alguns bairros já atendidos com esta tecnologia são Jd. Santa Clara, Jd. São Sebastião, Pq. Ortolândia, Remanso Campineiro, Vila Real, Parque Orestes Ôngaro, Jd. das Colinas, além de toda a região do Jd. Amanda e do Jd. Rosolém. O trabalho em toda a cidade será concluído neste ano.

A troca das lâmpadas acontece por meio de um consórcio, contratado pela Prefeitura via PPP (Parceria Público Privada) para as ações de gestão e modernização do parque de iluminação pública. A tecnologia LED nas ruas da cidade coloca Hortolândia na lista dos municípios inteligentes do Brasil. Ao todo, serão trocadas 22 mil luzes. A estimativa da Prefeitura é que, com a PPP, os custos com iluminação pública sejam reduzidos em mais de 50%.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, com o avanço das ações da PPP nas ruas, parque e praças da cidade, todos os postes receberão transmissores de dados, equipamentos capazes de reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida, além de eficiência energética e economia aos cofres públicos.

Outra possibilidade é a utilização destes transmissores para serviços de diversas naturezas, como monitoramento de queimadas com sensores de fumaça instalados nestes transmissores. Esta ação coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes do Brasil, cujo conceito é justamente usar tipos diferentes de sensores eletrônicos para coletar dados e gerenciar recursos de forma eficiente.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo