Nossa Cidade

Campanha de vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira (13/11)

Se você ainda não se imunizou contra o Sarampo não deixe para a última hora. A campanha de vacinação contra a doença, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, termina nesta sexta-feira (13/11). A vacina está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

A campanha é para imunizar a população de duas faixas etárias: de seis meses até 29 anos e de 30 a 49 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, até o momento, já foram imunizadas 8.445 pessoas, das quais 4.138 da faixa etária de 6 meses a 29 anos e 4.307 da faixa etária de 30 a 49 anos.

Em virtude de o Sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação de que quem ainda não recebeu a imunização procure a UBS mais próxima de casa para que seja avaliado se há necessidade de tomar a vacina e, com isso, evitar que a doença se alastre pela cidade, neste momento de pandemia. A Secretaria de Saúde ainda salienta que a campanha é para intensificar a imunização contra o Sarampo.

Crianças devem tomar duas doses válidas da vacina contra o Sarampo, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. A Vigilância Epidemiológica orienta que é importante que crianças a partir de 6 meses a 11 meses recebam a dose zero. Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses anotadas na carteira de vacinação.

De acordo com informações no site do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre, quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina. Dentre os sintomas da doença estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso e exantema, que são as manchas avermelhadas que surgem na pele.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo