Esportes

Corinthians recua, São Paulo avança: os times paulistas no Brasileirão

Palmeiras em partida contra o Corinthians ocorrida em 5/08. O empate evidenciava uma baixa qualidade no jogo. Imagem Reprodução: Cesar Greco/Palmeiras

São Paulo tem algumas das equipes mais fortes do país, fato comprovado pelos vários títulos adquiridos ao longo de décadas. Mas isso não garante uma hegemonia nos resultados: dos quatro times que participam do Campeonato Brasileiro, três estão em situações não muito favoráveis. Um deles é o Palmeiras.

O Palmeiras venceu o Florida Cup em janeiro e também levou o Campeonato Paulista deste ano. E apesar das diversas críticas dos torcedores, o time conseguiu manter a invencibilidade durante 20 jogos. As pressões, no entanto, seguiram após longas partidas em que o elenco parecia não se esforçar para ganhar.

Enquanto o “jogo feio” não trazia derrotas, a diretoria manteve-se em espera e Mauricio Galiotte resistiu às pressões de demitir o técnico; porém, após a primeira derrota, ainda mais dentro de casa, a situação de Luxemburgo começou a ficar difícil.

Acuado, Vanderlei Luxemburgo chegou a declarar que não tinha como fazer um futebol bonito com uma equipe curta. Porém, ficava bastante claro que não havia um planejamento tático que trouxesse resultados, e que os jogadores apresentavam falta de criatividade nas jogadas e falhas nas finalizações.

Porém, após três derrotas consecutivas, a última delas ocorrida na quarta-feira (14) quando o Coritiba ganhou por 3×1, o técnico foi formalmente demitido. Luxemburgo terminou assim sua quinta passagem pelo time, acumulando em 36 jogos 17 vitórias, 14 empates e 5 derrotas. Após sua saída, ele se despediu da torcida com um vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=EfSrdTDMCjk&feature=emb_logo

A próxima partida do verdão será contra o Fortaleza no dia 18. O time atualmente ocupa a 7ª colocação no Brasileirão.

São Paulo melhorou sua situação após a vitória sobre o Palmeiras

O São Paulo passava por uma situação bem parecida com a vivenciada pelo Palmeiras. Mas, após a vitória por 2×0 sobre o Verdão no último final de semana no Allianz Parque, o time respirou um pouco mais aliviado. Sobretudo o último gol foi comemorado pelos jogadores e pela torcida (uma jogada extremamente tática, com a bola passando nos pés de 8 jogadores do Tricolor antes de chegar ao gol).

Essa vitória reforçou estatísticas já apresentadas por muitos especialistas, como é o caso do Sites de Apostas. As análises do site apontam que o time marca gols em 83% dos jogos fora de casa, o que se confirmou com os gols de Reinaldo e Vitor Bueno. Além disso, o mesmo site indica que a média de escanteios para o time por jogo é de 4,7 – nesta partida o Tricolor teve 4.

Com um elenco bastante jovem, alguns jogadores têm se destacado nas últimas partidas. Brenner é um deles. O jogador que iniciou sua carreira na categoria de base, disparou na artilharia com 8 gols, dois deles marcados no empate da equipe com o Fortaleza, por 3×3, desta vez pela Copa do Brasil. O atacante entrou para substituir Pablo, que anteriormente era o artilheiro com 7 gols e passou a ser reserva.

Outro jogador que se destaca é Gabriel Sara, recém chegado ao time. Seus passes foram fundamentais para que Brenner marcasse os gols, além disso ele também chegou a marcar 2 no empate com o Santos na 10ª rodada. Com isso, o São Paulo atualmente vive um bom momento, estando entre os quatro melhores times do campeonato brasileiro.

Corinthians e Santos aguardam melhores resultados em campo

Corinthians foi o Campeão paulista de 2019, após uma partida em que Vagner love definiu o placar, vencendo o São Paulo por 2×1. Na ocasião o time se tornou tricampeão paulista com o técnico Fabio Carille. Este ano, chegou à final, perdendo para o Palmeiras. Mas de lá para cá muita coisa mudou, e o Timão ainda luta para escapar do fantasma do rebaixamento.

A equipe que era a 17º colocada do campeonato brasileiro, conseguiu chegar à 14ª colocação após a vitória de 1×0 sobre o Athletico paranaense fora de casa. Essa vitória foi muito esperada pelo elenco, que vê nos resultados um alívio temporário.

O jogo marcou a estreia de Vagner Mancini no comando da equipe. Ele assumiu o lugar de Coelho, técnico interino escalado após a demissão de Tiago Nunes. A mudança era necessária, já que em 7 rodadas, o time de Coelho teve um aproveitamento de apenas 28,3% dos pontos.

Mancini tenta apostar em um jogo mais veloz e estilo agressivo. Com a chegada do técnico, espera-se que o Corinthians possa iniciar uma fase com resultados mais positivos. A confirmação poderá vir na próxima partida contra o Flamengo, no Itaquera. Mas o técnico reconhece que será um jogo difícil:

É um jogo de gigantes. O Flamengo vem há cerca de um ano com um excelente time, jogando bem, altamente ofensivo. Mas é um duelo de gigantes. Corinthians nestes momentos tende a crescer. Vou intimidar meus atletas para que eles possam melhorar em todos os sentidos: aspectos emocional, parte tática, técnica e física não temos tempo. Mas no emocional talvez a gente consiga tirar algo extra. Jogo duríssimo para medir em que estágio estamos no campeonato.”

Quem está numa situação um pouco melhor, mas ainda preocupante é o Santos, que em 16 jogos ocupa a 6ª posição com 24 pontos, 6 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. O resultado contra o Atlético-GO (14/10) levantou um alerta: o time foi derrotado por 1×0 para o time de Goiás, perdendo com isso a invencibilidade de 12 jogos. Sua última derrota tinha sido na 6ªa rodada contra o Flamengo na Vila Belmiro.

Um dos fatores apontados pela equipe técnica para justificar o resultado está no fato de todos estarem sobrecarregados com o calendário apertado na disputa do Brasileirão e Libertadores ao mesmo tempo. No próximo sábado, o time já estará em uma nova partida, dessa vez contra o Coritiba.

Lembrando que o Campeonato brasileiro conta ainda com grandes times nacionais, sendo o Flamengo o grande favorito ao título.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo