Nossa Cidade

Abertas inscrições para curso sobre combate à violência sexual infanto-juvenil voltado a profissionais do Bolsa Creche

Estão abertas, até esta quinta-feira (01/10), as inscrições para o curso “Prevenção à Violência Sexual Contra a Criança/Adolescente”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. A formação, disponibilizada pela EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia), é voltada a profissionais da Educação Infantil das escolas conveniadas à Administração Municipal, por meio do programa Bolsa Creche.
 
São 20 vagas para profissionais do Bolsa Creche, além de outras 20 vagas destinadas à educadores infantis de escolas da rede municipal, que ficaram na lista de espera do curso anterior, já em andamento. A formação, que tem 30 horas de duração, começa em 19 de outubro e vai até 27 de novembro. O curso será oferecido pela plataforma Moodle, por meio do aplicativo Zoom.
 
A ficha de inscrição consta no anexo do Edital publicado no Diário Oficial da Prefeitura nesta terça-feira (29/09) (https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1005), documento que deve ser preenchido e enviado por e-mail ao endereço eletrônico [email protected].
 
Denúncias
 
A oferta do curso para educadores infantis faz parte das ações da Prefeitura de Hortolândia para combater a violência sexual infanto-juvenil. Entre as políticas públicas já implantadas pela Administração Municipal, a mais recente é o canal online, disponível desde agosto no site da Prefeitura, para registrar e acompanhar denúncias de violência. O novo sistema online está disponível aos cidadãos para acesso neste link. O objetivo é fortalecer ainda mais a rede de proteção às pessoas que sofrem violência, dentre elas a racial, contra mulheres, idosos e PCDs (pessoas com deficiência).
 
A nova ferramenta visa facilitar o acesso da população aos serviços do Disque 100 e 180, funcionando como um cadastro em que a denúncia pode ser feita de forma anônima, sem qualquer tipo de identificação. O sistema pode ser usado não apenas pela vítima, mas também por um vizinho ou alguém próximo. Por isso, é importante manter-se atento à vizinhança. Qualquer tipo de violação aos direitos humanos será recebido, acolhido e atendido.
 
Nesta pandemia de COVID-19, o canal online facilita a efetivação de denúncias sem que haja a necessidade de o denunciante ir pessoalmente aos órgãos competentes. Também sistematiza a informação, facilitando a apuração e proporcionando ação rápida para encerrar qualquer ciclo de violência que esteja acontecendo. O serviço é de responsabilidade do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, órgão da Secretaria de Governo.
 
Conheça os tipos de violência que podem ser denunciados:
– Assédio Moral e ou sexual;
– Pedofilia nos meios digitais;
– Violência contra a pessoa com deficiência;
– Violência contra a pessoa idosa;
– Violência contra imigrantes e refugiados;
– Violência contra LGBTQIA+;
– Violência doméstica;
– Violência nos meios digitais;
– Violência racial;
– Violência sexual;
– Violência sexual contra a criança e o adolescente

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo