Outros

Saiba a diferença entre isolamento social e lockdown

A pandemia mundial do coronavírus mudou hábitos e rotinas de muitas pessoas, fez com que muitos setores passassem a trabalhar de casa, obrigou fechamento de estabelecimentos, cancelamento de eventos e mudou a forma de viver em sociedade.

O distanciamento entre as pessoas e evitar sair de casa é a grande orientação para todos os cidadãos, porém, há diferentes regras de isolamento social e lockdown pelos estados brasileiros e os novos termos causam confusão nas pessoas.

Distanciamento social, isolamento social e lockdown são palavras que se tornam no comum no cenário atual, mas elas não têm o mesmo significado e cada termo possui um nível de alerta sanitário e de liberdade de mobilidade. Você sabe a diferença entre cada momento? Vamos falar sobre isso, confira!

Isolamento social

O isolamento social é uma medida não obrigatória para evitar a propagação do vírus, sendo uma recomendação para que as pessoas se isolem voluntariamente do contato social para diminuir a circulação da Covid-19.

O isolamento serve para pessoas sintomáticas ou assintomáticas, que já foram contaminadas, estão com suspeita ou para aqueles que tiveram contato com alguém infectado daqueles que estão saudáveis e sem o vírus.

O isolamento social pode ser feito em ambiente hospitalar em ou em casa e o Ministério da Saúde indica que o prazo de isolamento é de 14 dias para que não haja perigos de transmissão.

Existem dois tipos de isolamento, o vertical e o horizontal. No vertical, ele é indicado para pessoas de grupo de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas pulmonares, por exemplo, enquanto o horizontal é válido para toda a população, sendo grupo de risco ou não.

No isolamento horizontal, todos aqueles que não trabalham com atividades essenciais que se mantém em funcionamento, têm a orientação de ficar em casa e sair apenas em casos necessários com os devidos cuidados.

Essa medida é imposta pelas autoridades, em escala municipal, estadual ou federal e fecha estabelecimentos não essenciais com intuito de reduzir a circulação de pessoas pelas cidades e diminuir os casos que necessitam de auxílio médico.

O isolamento social é muito confundido com o distanciamento social. No distanciamento há a iniciativa voluntária de se distanciar das pessoas, mesmo não estando doente ou não tendo contato com infectados, enquanto o isolamento trata-se de pessoas que já tiveram contato com o vírus.

Lockdown

O lockdown é o passo que se dá em caso de não funcionamento efetivo do isolamento social e utiliza força do Estado, quando necessário. Nesse caso, ele não é apenas uma orientação e sim uma regra que deve ser cumprida.

O lockdown é a medida mais dura para restringir a circulação das pessoas para evitar a propagação do vírus. Nesse cenário, as pessoas só podem sair de casa para atividades essenciais, como trabalho (apenas os de serviços essenciais), compra de alimentos ou remédio e busca de auxílio médico.

As pessoas que circulam podem ser questionadas por agentes do estado e precisam justificar o que fazem fora de casa.

O termo não é uma definição médica e nem usada comumente pelas autoridades de saúde antes da pandemia e ele já era utilizado em situações que exigiam bloqueios ou isolamento de áreas, como em caso de ameaças de bombas ou de segurança nas cidades.

Muitos países adotaram o lockdown desde o início da doença, como o epicentro na cidade de Wuhan, na China, que teve bloqueio total por 76 dias, a Espanha que decretou semanas de lockdown e quem circulasse nas ruas sem necessidade comprovada era multado com o valor de 600 euros.

A Itália também restringiu o movimento da população, que durou oito semanas e a Alemanha registrou três semanas de lockdown. Além desses, Hungria, Dubai, África do Sul, Índia, Arábia Saudita, Jordânia, Argentina, Bélgica, Malásia, França, Irlanda, Noruega e Dinamarca também adotaram o lockdown para enfrentar o avanço do novo coronavírus.

Os países que adotaram essa medida desde o início da pandemia já iniciam a flexibilização e criam novas regras para que as pessoas possam sair de casa, com medidas de distanciamento social e segurança.

No Brasil, algumas cidades já adotaram o regime mais rígido de controle da doença, como São Luís, no Maranhão, que foi a primeira a estabelecer novas regras no país. Outros locais como cidades do Pará, Tocantins, Ceará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro também já entraram em lockdown, com diferentes regras para os brasileiros.

Em São Paulo, um dos grandes centros da doença no país, o lockdown está sendo discutido e pode ser uma medida futura para a cidade.

Seja em distanciamento, isolamento social ou lockdown, a recomendação é estar em casa o máximo possível e evitar contato com outras pessoas para diminuir os riscos e a circulação do vírus. Independente de qual seja a medida em sua cidade, fique em casa sempre que puder e proteja-se!

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo