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Vencedores do Concurso de Fantoches são premiados

Projeto da Prefeitura fortalece aprendizagem na Educação Infantil

Vencedores do Concurso de Fantoches são premiados

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A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, premiou, nesta terça-feira (29/10), as escolas participantes do Concurso de Fantoches. Realizada em parceria com o Instituto 3M de Inovação Social e o grupo Primavera, a cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, no Remanso Campineiro.

As três escolas finalistas, bem como os profissionais envolvidos, professores e educadores, receberam data-show, livros, convites para peças teatrais e homenagens. São elas a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosimar Bertão Gomes, no Jardim Minda, com a peça “Água e Poluição”; a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana da Dores Moura, na Vila real, com “Margarida Fiorenta” e a Emei Leonilda Alves Valenzuella, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, com o teatro “A floresta do Saci-Pererê”.

O Diretor do Departamento de Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, destacou que o concurso é uma continuidade do curso oferecido no primeiro semestre aos profissionais da educação. “O curso envolveu 50 profissionais, que desenvolveram o projeto com os alunos das 25 escolas de Educação Infantil. Esta ação colaborou para o desenvolvimento do potencial criativo das crianças, unindo o mundo lúdico aos conceitos abordados pelas escolas”, comentou.

O aluno João Pedro de Aragão Amorim, da Emeief Sebastiana das Dores Moura, revelou que foi divertido gravar o teatro para participar do concurso. “Foi bem legal, eu e os meus amigos, todos juntos contando uma história sobre o respeito ao meio ambiente e como fazer para viver melhor nele. Eu gostei!”, disse o menino.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, esta ação está conectada com a proposta educacional do município. “O teatro de fantoche desenvolve nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporciona a aprendizagem”, ressaltou.

Projeto Fantoches

O projeto envolveu cerca de nove mil alunos do Berçário, Minigrupo, Maternal, Jardim I e Jardim II. Além disso, as escolas da rede municipal receberam 80 kits, cada um com dezoito fantoches, para serem usados em atividades pedagógicas. Entre as personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.

Os profissionais foram capacitados pela arte-educadora Cristina Lazaretti, especialista em manuseio de fantoches, que trouxe estratégias diferenciadas de utilizar os bonecos em sala de aula, para que possam transmitir os conteúdos pedagógicos, previstos para cada turma, de forma lúdica e interessante aos alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



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