Nossa Cidade

Contação de histórias ensina valores e noções de boa convivência a alunos da rede municipal

Nesta terça-feira (22/10), prefeito Antonio Meira abriu série de cerimônias de entrega de livros da ação pedagógica “Escola legal é escola que respeita todos

Educação faz entrega de livro do Projeto Escola Legal

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realiza, na próxima quinta-feira (31/10), às 13h30, a segunda cerimônia de entrega de livros da ação pedagógica “Escola legal é escola que respeita todos”. O evento acontece na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Nova Europa, localizada na Rua São Luis, 276. A ação envolve todas as 54 escolas da rede municipal, procurando fortalecer, nos cerca de 20 mil estudantes, o hábito da leitura e a assimilação de valores como boa convivência, respeito ao próximo e às diferenças.

Na tarde desta terça-feira (22/10), o prefeito Antonio Meira participou, na Emef Armelinda Espúrio da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, da abertura da primeira das sete cerimônias da ação pedagógica. Além da contação de histórias, a medida inclui a formação de profissionais da educação, reuniões com pais e entrega de livros às bibliotecas escolares e aos estudantes. O evento reuniu na quadra coberta da escola dezenas de crianças, pais e responsáveis, profissionais e gestores educacionais, e as secretárias municipais Cleudice Baldo Meira (Educação) e Renata Belufe (Governo).

“Por que tem regras na escola? Por que as regras de casa às vezes são diferentes das da escola? Por que não devemos xingar o colega?”, perguntou às crianças a secretária Cleudice. A partir de questões simples, do dia a dia, ela buscou explicar aos estudantes presentes a importância da ação pedagógica na vida escolar e familiar de cada um. “Somos diferentes não só na aparência, mas também na personalidade. E estes livros que vocês vão receber mostram isso, que precisamos pensar antes de falar e aprender a conviver com os demais, para não sermos como o dragão que cospe-fogo”, destacou a primeira-dama.

Os 36 mil livros da coleção “Pode ou não pode”, que já são usados em atividades no ambiente escolar, serão entregues aos alunos do Jardim I da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no final do ano. As bibliotecas das 54 unidades escolares também estão recebendo as coleções, sendo que os exemplares usados pelos professores vêm acompanhados de guia de orientação sobre como usar o material.

A coleção escrita pela Profª Drª Luciene Regina Paulino Tognetta, publicada pela Editora Adonis, é composta por quatro livros. Dois deles – “As cinco saias” e “Casa de vó e de vô” – são voltados à Educação Infantil e os demais – “Doidera de galo à toa” e “Cospe fogo o dragão” – ao Ensino Fundamental.

Os livros abordam temas como autonomia, regras, respeito às diferenças, limitações e valorização da aprendizagem de cada criança. A ação integra o programa “Hortolendo: uma cidade que lê”, política pública de formação de leitores e acesso aos livros do município de Hortolândia, por meio de parceria entre as secretarias de Educação e Cultura.

Ler é tudo de bom
O casal Valdemir Oliveira e Camila de Amorim, pais da aluna Hadassa de Amorim Santos, de 9 anos, aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação. “Isso é muito bom para o desenvolvimento da criança. Hoje, em meio a tanta tecnologia, é necessário ler um livro, pensar e refletir com mais atenção em assuntos tão importantes, como regras e valores”, disse a mãe.

Nós incentivamos nossa filha a ler. Compramos livros, gibis e viemos hoje aqui para prestigiar essa atitude da Prefeitura”, afirmou Valdemir. “Não é só ganhar mais um livro, é saber que, na escola, nossa filha tem livro, biblioteca e projetos de leitura. Fico muito satisfeito. Eu e minha esposa gostamos muito do Hortolendo. Espero que, em breve, tenha outro”, comentou o pai da menina.

“Ler é tudo de bom!”, afirma Hadassa. “Costumo ler mais de três livros por semana. Gosto muito de ir à biblioteca da escola, que está muito legal. Costumo ler antes de dormir”, diz a menina.

Segundo a diretora da escola, Renata Cruz, “a ação veio acrescentar o trabalho que a escola faz, de incentivo à leitura. São livros com histórias variadas, que transmitem valor. O material é muito bom e as figuras, riquíssimas. Vai estimular ainda mais, de forma lúdica, a imaginação das crianças”, avalia.

A secretária Cleudice Meira destacou ainda a importância do papel dos profissionais da educação para o êxito da ação. “Esta escola já realiza um trabalho muito importante em relação à contação de histórias, que envolve a todos os profissionais. É um trabalho que incentiva o gosto pelo livro e pela leitura. Esta é a nossa responsabilidade: a formação de novos leitores”, esclarece.

Parceria família-escola

No discurso aos presentes, a vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, destacou o papel da parceria entre pais e profissionais da educação. “É o mais importante. Quem tem que educar são os pais, com a ajuda da escola. Isto às vezes se perde. Com a contação de histórias, é possível resgatar valores que ensinam a respeitar os amigos, ouvir pai e mãe, obedecer os professores”, destacou. “Que vocês possam, com estas histórias, adquirir conhecimentos e, através dos livros, aprender valores”, afirmou a vice-prefeita.

“Estamos realizando um trabalho voltado às pessoas da nossa cidade, para que todas as crianças e os adultos tenham a oportunidade de realizar seus sonhos. A escola é a porta aberta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Aqui, com estas histórias, crianças, vocês aprendem valores importantes, entendem que fazem parte de uma sociedade, como cidadãs e munícipes”, afirmou o prefeito Antonio Meira.

Confira abaixo o cronograma das cerimônias de entrega:

Terça-feira, 22 de outubro, às 13h30
Emef Armelinda Espúrio da Silva
Av. João Coelho, 10, Jd. N. Senhora de Fátima

Quinta-feira, 31 de outubro, às 13h30
Emef Jardim Nova Europa
Rua São Luis, 276, Jd. Nova Europa

Sexta-feira, 8 de novembro, às 7h30
Emef Profª Helena Futava Takahashi
Rua da Confibra, 55 – Jd. Campos Verdes

Terça-feira, 12 de novembro, às 13h30
Emef Profª Lílian Cristiane Martins de Araújo
Rua 02, 325, Jardim Estefânia

Terça-feira, 19 de novembro, às 7h30
Emef Renato Costa Lima
Rua Santos Dumont, 45, Jd. Amanda I

Segunda-feira, 25 de novembro, às 13h30
Emef Villágio Ghiraldelli
Rua Gabriel C. Camargo, 60, Jd. Villagio Ghiraldelli

Quarta-feira, 27 de novembro, às 7h30
Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior
Rua Adail Alves Silva, 525, Jd Novo Ângulo

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia.



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo