Nossa Cidade

Hortolândia ganha certificado de “Município VerdeAzul” por ações ambientais

Hortolândia é “VerdeAzul”, pela segunda vez. Em razão das ações realizadas em 2019, na área ambiental e de desenvolvimento sustentável, o município foi certificado pela qualificação no PMVA (Programa “Município VerdeAzul”), da SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo). A cerimônia de entrega do documento aconteceu, nesta quinta-feira (05/03), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou com a presença do prefeito Angelo Perugini e dos secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes (titular) e Eliane Nascimento (adjunta). Lançado em 2007, o programa estadual apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações neste segmento.

Hortolândia obteve 66,11 pontos, ficando na 133a posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9. Outras 92 cidades receberam certificação por atingirem notas acima de 80 pontos. O governador de São Paulo, João Doria, entregou troféus Franco Montoro aos líderes do ranking. Segundo o site da SIMA, “São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral totalizando 97,00 pontos seguida de Bragança Paulista com 94,74 e Novo Horizonte com 94,23”. Ao todo, 613 cidades paulistas participaram da edição que avaliou os programas e ações ambientais durante o ano de 2019.

Anuncio

“É um dia de alegria. Esta certificação significa que o nosso município está preocupado com as gerações futuras, está cuidando das questões ambientais. Recebo este reconhecimento em nome da nossa comunidade, dos servidores públicos e da população, que entendeu a importância de preservar o meio ambiente, reciclar o lixo, cuidar das praças e de seu local de moradia. Parabéns a todos os que colaboraram para que a gente recebesse este prêmio, nos incluindo entre os municípios saudáveis, que se preocupam com a questão ambiental no Estado de São Paulo”, destacou Perugini.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é parceira da iniciativa, buscando ampliar a cada ano o leque de ações sustentáveis. Em 2015, o município foi certificado pela pela primeira vez, obtendo 80,34 pontos.

Hortolândia está recebendo a certificação do Programa referente ao ciclo de 2019. O certificado reconhece a boa gestão ambiental do município e garante à Prefeitura preferência na captação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).  A Administração Municipal tem se empenhado bastante para alcançar a certificação, pois, além da avaliação ambiental do Programa, temos como meta prioritária preservar o meio ambiente de forma sustentável, oferecendo melhor qualidade de vida à população da nossa cidade ”, ressalta a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento. 

Município VerdeAzul

Segundo o site do programa, o PMVA busca “estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”. Deste modo, o ranking ambiental, além de nortear a formulação de políticas públicas, é utilizado na outorga de premiações regulares, tais como o “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)”.

“Nós temos o dever de fomentar políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. A partir disso, nossa equipe pode ajudar os municípios a elaborar e colocar em prática bons projetos. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades”, explicou o secretário da SIMA, Marcos Penido.

Conheça as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental do PMVA:

1.Município Sustentável

2.Estrutura e Educação Ambiental

3.Conselho Ambiental

4.Biodiversidade

5.Gestão das Águas

6.Qualidade do Ar

7.Uso do Solo

8.Arborização Urbana

9.Esgoto Tratado

10.Resíduos Sólidos 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo