Nossa Cidade

Prevenção a doenças sexualmente transmissíveis é tema de palestra voltada a haitianos

 

Pelo menos 35 haitianos participaram, na tarde do sábado (08/02), de palestra sobre orientação sexual, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A ação, voltada especificamente para a comunidade de refugiados e imigrantes do Haiti que moram na cidade, foi realizada pelo Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Saúde. A palestra aconteceu em salão próprio do grupo, na Rua da Gaivota, no Jd. Boa Esperança.

Anuncio

O tema foi abordado pela servidora Sandra Duarte, coordenadora do Amdah (Ambulatório de HIV/AIDS e Hepatites Virais de Hortolândia), órgão da Administração Municipal localizado na Rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. Maxime Myrtil, um dos integrantes do grupo que já dominam o português, auxiliou os demais, ajudando na interpretação simultânea.

Durante a palestra, Sandra reforçou a importância de realizar os testes rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis, uma vez que quando as doenças são diagnosticadas precocemente têm tratamento mais eficaz. Segundo ela, o  ambulatório conta com profissionais capacitados para acolher munícipes com HIV e Hepatites Virais. “Temos hoje em Hortolândia 400 pacientes em tratamento de HIV, 78 de Hepatites B e 117 de Hepatite C. Temos disponível a PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco) e a PrEP  (Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV)”, informou a profissional.

Além de assistirem à palestra, os participantes foram convidados a conhecer o Amdah e realizar a testagem para estas doenças. A data ainda será agendada junto ao ambulatório por representantes do Departamento de Direitos Humanos.

Segundo o órgão, atualmente cerca de 100 haitianos, entre imigrantes e refugiados, moram em Hortolândia. A Prefeitura os tem apoiado, por meio de uma série de iniciativas e ações, dentre elas a promoção de aulas gratuitas de português, a realização de eventos apresentando e disponibilizando serviços públicos e o mapeamento do número de refugiados e imigrantes existentes no município e suas principais demandas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo