Outros

Alguma equipe pode repetir o Ituano de 2014 no Paulistão de 2020?

Quem acompanha futebol há alguns anos pelo menos vai se lembrar do Ituano não apenas pela campanha de título paulista em 2014, mas também quando o Galo rubro-negro faturou o Paulistão lá em 2002.

Ainda assim, certamente o troféu mais recente é o mais comemorado pelo torcedor, já que foi conquistado em campanha que teve o Palmeiras como adversário na semifinal e o Santos na finalíssima. A pergunta é: alguém fora dos Quatro Grandes pode conseguir o feito do Ituano agora em 2020? Dá para apostar em um time de menor expressão?

Red Bull Bragantino

Não vamos falar de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo aqui como candidatos, já que eles são os óbvios. Assim sendo, nada mais justo do que começar com o único paulista fora esses que estará na Série A do Brasileirão em 2020: o Red Bull Bragantino.

O mero nome “Red Bull” já faz com que todos saibamos que se trata de um novo-rico do futebol (ou de qualquer esporte, se pensar, por exemplo, na Fórmula 1 também).

Clubes estrangeiros com o mesmo sufixo, como o Leipzig e o Salzburg, na Alemanha e na Áustria, respectivamente, vem experimentando sucesso crescente em suas ligas, e o mesmo parece que vai acontecer com o Bragantino, clube histórico que agora faz parte do grupo RB.

O clube alvinegro só conquistou acesso ao Paulistão Série A-1 para 2018 e, no ano seguinte, foi campeão da Série B brasileira. Isso dá uma boa noção do nível de investimento colocado no clube.

Contando com nomes já conhecidos, como o goleiro Júlio César (ex-Corinthians) e Artur (ex-Palmeiras), além de até mesmo um estrangeiro, caso do lateral equatoriano Léo Realpe, o Bragantino chega cheio de expectativas e com algum favoritismo – o que não é garantia de sucesso. Basta ver que as odds do time na casa de apostas Betfair para o jogo contra a Inter de Limeira eram bem favoráveis, mas o Red Bull acabou derrotado por 1×0.

Guarani

Falar do Guarani é falar em tradição, afinal, como o próprio Bugre tem muito orgulho em dizer, trata-se do único campeão brasileiro do interior até os dias de hoje (referência ao histórico título do Brasileirão de 1978).

Faz um tempinho que não vemos o time de Campinas na primeira divisão, já que a última Série A em que esteve presente foi a de 2010. Ainda assim, o Bugre vira e mexe surpreende no Paulista. Basta lembrar o que foi o Paulistão 2012, quando o time bateu a arquirrival Ponte Preta e chegou na final contra o Santos de Neymar. É verdade que acabou derrotada, mas a volta, num Morumbi lotado, foi um dos melhores jogos de estadual da década.

Para 2020, é verdade que o Guarani corre totalmente por fora quando o assunto é chance de título, mas o clube tem a seu favor não apenas a camisa pesada, mas o histórico de calar a boca de muita gente quando menos se espera. O começo não foi bom por enquanto, mas nunca se sabe o que o Bugrão pode puxar da cartola.

Ponte Preta

Se falamos de chances do Guarani, é claro que temos que falar das chances da Ponte Preta, mais antigo clube do estado e segundo do Brasil. Tradição não falta na Macaca de Campinas, o que falta são troféus, como os rivais jamais deixarão de lembrar.

Quando o assunto é Paulistão, as lembranças do torcedor pontepretano são agridoces, para ser gentil. A Ponte coleciona vice-campeonatos, contando aí sete temporadas de derrota na finalíssima, incluindo algumas históricas, como em 1977 contra o Corinthians.

Talvez seja um pouco otimista demais para o torcedor da Ponte acreditar que seu primeiro título de Paulista venha agora, quando o clube falhou miseravelmente em subir para a Série A do Brasileirão e tem um elenco, no máximo, razoável.

Mesmo assim, a Ponte tem aquela camisa pesada, tão necessária para chegar longe, e a dedicação de quem daria a vida por um troféu de primeira grandeza.

Santo André e Novorizontino

Fora dos quatro grandes paulistas, dos rivais campineiros tradicionais e do endinheirado Bragantino, podemos dar alguma atenção para os completos azarões Santo André e Novorizontino. Os dois venceram seus dois primeiros jogos e estão empatados na liderança do mesmo grupo (B, o do Palmeiras).

É difícil? É. É quase impossível? É. Além disso, casas de aposta como a Sportingbet não costumam dar muita moral para clubes que nunca venceram campeonatos importantes antes, mas, como falamos no começo, o Ituano de 2002 e 2014 chegou onde chegou, não é verdade?

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo