Nossa Cidade

Samu comemora aniversário de 12 anos do serviço em Hortolândia

Há 12 anos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi inaugurado. De lá para cá, milhares atendimentos foram realizados em Hortolândia. Pacientes procuram o serviço através do número 192 e são atendidos pelas equipes de socorristas em diversas situações, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos. Além dos atendimentos in loco, o Samu também realiza atendimento e orientações por telefone.

Eles costumam ser os primeiros a chegar ao local de um acidente ou emergência. Esses profissionais são responsáveis por prestar os primeiros socorros e levar os pacientes até uma unidade de saúde.

Os socorristas são profissionais com formação em técnico de enfermagem, enfermagem ou medicina. No caso dos motoristas das ambulâncias, é exigido ainda um curso de direção.

O Serviço também é um dos responsáveis pelas transferências de pacientes de Hortolândia para outras localidades, nos Hospitais da cidade para outras estruturas hospitalares. “Nossas equipes são competentes e bem preparadas para as ocorrências. Temos muito amor pelo trabalho de salvar vidas, é um orgulho e muita responsabilidade estar à frente desta equipe e poder saber que a cada dia, hora, minuto, auxiliamos a população”, declara o condutor do Samu, Ademir Storoni.

Desde sua inauguração foram feitos muitos investimentos dentro da estrutura do Samu, renovação de frota de veículos, contratação de funcionários e a introdução do serviço do Grupo Motorizados de Atendimento de Urgência (Gmau). “É um serviço de extrema importância e necessidade para a população. O serviço Gmau é um grande exemplo, e tem realizado atendimentos com tempo resposta muito rápido. A equipe do Samu é um exemplo do ótimo desempenho de tarefas, eles têm uma responsabilidade enorme com as vidas que socorrem”, destaca o coordenador, José Roberto.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo