Saúde & Beleza

5 dicas para notar o seu período fértil

Contar com tabelas nem sempre é a melhor opção, uma vez que estamos em constante mudança. Ouvir o que o corpo tem a dizer faz toda a diferença!

O corpo feminino passa por fases diferentes durante o mês, como bem sabemos. Consideramos que o ciclo menstrual tem 28 dias, mas há mulheres que têm períodos mais curtos ou mais longos.

Exatamente por conta dessa irregularidade, é preciso não confiar totalmente em tabelas e similares: a melhor forma de entender como o corpo está funcionando é aprendendo a reconhecer os seus sinais.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a percepção de fertilidade, para que você possa saber quando o seu organismo está mais preparado para ter um bebê — e decidir se embarca nessa jornada ou se redobra os cuidados. Confira!

O que exatamente é o período fértil?

Como já comentamos, este é o momento do seu ciclo em que você está mais propensa a engravidar.

Ele costuma ocorrer no “meio” do ciclo, aproximadamente, duas semanas antes da menstruação, e tem a duração de seis dias.

Como identificar que estou no período fértil?

A alteração mais significativa é o aumento da secreção vaginal, que fica com aspecto semelhante ao de clara de ovo e textura elástica.

A secreção não possui cheiro forte, nem sintomas mais incômodos, como coceira e ardência.

Importante: mulheres que têm apresentado corrimento espesso, com textura pegajosa ou de leite talhado e cheiro forte, que pode se assemelhar ao de peixe, devem buscar ajuda especializada.

Existem algumas doenças sexualmente transmissíveis, assim como infecções bacterianas, que podem gerar dor, além de fazer com que a vagina produza um odor mais forte.

Outros sinais de que o período fértil chegou

Atente-se para os seguintes recados:

Leve aumento da temperatura corporal

Há um discreto aumento da temperatura do corpo durante os dias que antecedem a ovulação.

Pode ser difícil ter parâmetros para avaliar a situação, uma vez que nem todas as mulheres fazem anotações acerca da temperatura basal — aquela que é tirada assim que a pessoa acorda, ainda deitada ou logo após se levantar.

Aumento da libido

Como o seu corpo está se preparando para abrigar um bebê, é natural também que ele deseje facilitar o processo de fecundação.

Durante o período em que está fértil, a mulher pode apresentar maior desejo sexual, além de produzir mais feromônios, os quais, por sua vez, são responsáveis pela atração de possíveis parceiros.

Dor pélvica

Quando o processo de ovulação está em curso, é natural que a mulher sinta uma dor leve em um dos lados do ventre. A situação não tende a ser severa, tampouco duradoura.

O processo pode ou não ser acompanhado de sensação de estufamento e enjoo brando — os quais também são passageiros.

Aumento da oleosidade da pele e do cabelo

A testosterona, hormônio que é responsável pelo aumento da libido, também estimula a produção das glândulas sebáceas.

O que acontece? Percebemos a pele e os cabelos mais oleosos. Assim, o surgimento de cravos e espinhas é provável.

Minha menstruação anda muito irregular: o que pode ser?

Alterações significativas no ciclo menstrual, especialmente para mulheres que sempre foram regradas nesse sentido, devem ser avaliadas por um especialista.

Várias situações podem interferir no funcionamento padrão do organismo: o estresse, por exemplo, pode fazer com que o período atrase ou comece cedo demais.

Pessoas que praticam atividades físicas de impacto e com alta frequência também podem ter menores períodos menstruais, uma vez que o intenso gasto de energia, às vezes, impede que o período fértil aconteça.

Para a maior parte de nós, no entanto, a atividade física — desde que feita de forma responsável e com o auxílio de um profissional — colabora para a manutenção do bem-estar, diminui a ansiedade e o estresse e, de quebra, faz com que a menstruação fique mais regular.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo