Nossa Cidade

Jd. Amanda será primeiro bairro de Hortolândia a ter 100% de iluminação LED

No ano que vem começa a instalação de lâmpadas de LED nos postes do Jardim Amanda, que será o primeiro bairro de Hortolândia a contar com este tipo de iluminação em 100% das ruas. O anúncio foi pelo prefeito Angelo Perugini, durante o acionamento do novo sistema de iluminação pública na área das lagoas do bairro, na noite desta quarta-feira (20/11). A meta da Administração Municipal é que todos os 22 mil pontos de iluminação da cidade tenham lâmpadas LED, que conferem maior luminosidade, menor custo com energia elétrica e mais segurança.

“A inauguração do sistema de iluminação na área das lagoas é só uma amostra do que vai acontecer aqui no Jd. Amanda. Em 2020, vamos instalar luminárias LED nos postes de toda a cidade, e o Jardim Amanda será o primeiro bairro a receber o serviço. Será o primeiro bairro a ter 100% de iluminação LED”, afirmou Perugini.

“Em 2007, trocamos as lâmpadas antigas, que eram de mercúrio, pelas de vapor de sódio. Mas agora elas já perderam a luminosidade. A tecnologia mais avançada é a LED, que será utilizada para garantir uma cidade mais iluminada, com segurança para as pessoas”, destacou o prefeito.

A troca das lâmpadas na cidade será possível por meio da contratação de uma PPP (Parceria Público-Privada), promovida pela Prefeitura de Hortolândia, para as ações de modernização da rede de iluminação pública. Em setembro, dois consórcios foram considerados aptos a prosseguir na concorrência para assumir os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção dos pontos de iluminação da cidade. De acordo com Perugini, nos próximos dias a contratação será homologada.

As ações de modernização da rede de iluminação pública garantirão eficiência energética e economia aos cofres públicos. Com a medida, a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica estima que a Prefeitura reduza em até 50% os custos com iluminação pública. “Hoje, pagamos R$ 600 mil por mês em iluminação pública. Com as lâmpadas de LED, vamos pagar 200 mil. É com esta economia investiremos na troca das lâmpadas”, justificou o prefeito.

Além da troca da iluminação em todas as ruas da cidade, outra ação importante a ser implementada pela PPP é o monitoramento inteligente da rede de iluminação pública, ou telegestão. Este é um dos passos para implantar em Hortolândia o conceito de smart city (cidade inteligente). Por meio de transmissores de dados em cada luminária, este sistema possibilitará, por exemplo, reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida. 

“Garantir uma cidade mais iluminada gera impactos positivos no trânsito, na segurança pública e também na ocupação dos espaços no período noturno. Com a implantação das ações previstas na PPP, a população terá a oportunidade de utilizar parques e praças bem iluminados, além de ruas e avenidas com melhores condições de tráfego à noite”, destaca o prefeito Angelo Perugini.

Iluminação da área das lagoas do Jd. Amanda

Com o novo sistema de iluminação na área das lagoas do Jd. Amanda, a Prefeitura garante uma área melhor iluminada, com mais segurança para a população aproveitar o espaço para prática de atividades físicas ou lazer, mesmo à noite. Ao todo, são 28 postes decorativos com quatro metros de altura, 54 postes de 12 metros de altura, 24 projetores nas quadras, e 34 projetores de piso.

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) implantado pelo prefeito para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo