Nossa Cidade

Escola pública de Hortolândia recebe oficina do projeto “Curtas de Animação” em novembro

Grupo de alunos desenvolve um desenho animado com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

O projeto cultural “Curtas de Animação”, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC), finaliza mais um ano de atividades com uma nova oficina de animação, agora em Hortolândia/SP, com um grupo de alunos da Escola Estadual Jardim Aline, no Jardim Santiago. As atividades, que começaram no dia 06, seguem pelos dias 08, 13, 22 e 27 de novembro, e vão resultar num curta-metragem em desenho animado. Depois de finalizada, a obra será exibida em sessão aberta na escola, e, junto com o making-of, vai virar um DVD.

Anuncio

“Curtas de Animação – 3ª edição” é um projeto cultural realizado em parceria com a Direção Cultura, através do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, que este ano recebeu patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri e Cless Cosméticos. Através de oficinas em escolas públicas, orientadas pelos profissionais do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, os alunos desenvolvem um curta-metragem de autoria coletiva, usando a técnica do desenho animado em papel, e passando por todas as etapas da construção do filme, incluindo o desenvolvimento do roteiro, storyboard, animação, trilha sonora e produção.

Em abril, a primeira oficina da 3ª edição foi realizada na E. E. Profª. Maria Cristina de Souza Lôbo, no Jardim Nova Europa, em Hortolândia, e deu origem ao curta “A Consequência dos seus atos”, sobre a questão ambiental. Em setembro, a oficina foi sediada na EMEF Dr. João Alves dos Santos, no Jardim Regina, em Campinas, e resultou no curta “Sem Orçamento”, sobre lixo e poluição. Todos os filmes, incluindo o que será produzido em novembro, vão virar um único DVD, que será distribuído em sessões especiais de apresentação ainda este ano.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Com direção dos animadores Wilzon Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo está prestes a completar 45 anos de existência. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre vários outros.

Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes e longevos polos de produção no segmento no país.

Sobre a Direção Cultura

Desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, desenvolve projetos que alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil

Constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.

Sobre a Cless

A Cless é uma empresa brasileira que nasceu em setembro de 2004, com portfólio de produtos de beleza feminina e higiene pessoal. Depois do lançamento da Care Liss, primeira marca da companhia, em 2004, novas marcas foram adquiridas sendo a mais recente a Opus Cosméticos, em 2018.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo