Nossa Cidade

Ginástica rítmica de Hortolândia traz bons resultados do ABC Paulista

A ginástica rítmica de Hortolândia encerrou, neste final de semana, o calendário de competições oficiais da Federação Paulista da modalidade, na disputa do Troféu São Paulo, realizado em São Bernardo do Campo no ABC Paulista. Treinadas pela técnica e professora do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia, Izabele Scheffer, as hortolandenses terminaram o torneio em primeiro lugar no Conjunto Nível A, além da segunda colocação no Aparelho Bola. O troféu de destaque da competição também veio para Hortolândia com a apresentação da ginasta Júlia Beatriz Lira.

Agora, as meninas se preparam para representar a cidade na disputa da 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em Marília. A competição será de terça-feira (12/11) a sexta-feira (15/11). Outras apresentações da ginástica rítmica serão realizadas em Hortolândia. As atividades acontecem nos sábados (30/11) e (07/12). O Ginásio do Taquaral, em Campinas, também receberá uma apresentação da ginástica rímica de Hortolândia na quarta-feira (04/12).

EVOLUÇÃO DO ESPORTE EM HORTOLÂNDIA

A modalidade de Ginástica Rítmica foi implantada nas Escolinhas Esportivas da Prefeitura em 2005. Atualmente, 200 alunas, na faixa etária entre 4 e 18 anos, participam dos treinamentos. Os treinos acontecem na Academia Municipal (Centro), nos ginásios Victor Savala (Jd. Nossa Senhora de Fátima) e Gino Bernardini (ao lado do campo do Rosolen). O desempenho das ginastas é motivo de orgulho para a cidade. As atletas colecionam títulos em competições regionais, estaduais e nacionais.

SOBRE A GINÁSTICA RÍTMICA

A Ginástica Rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados, fluentemente, em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. As competições são realizadas sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 para as provas de conjunto.

PIC

Os investimentos da Prefeitura na área de esporte são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). Por meio do programa, a Prefeitura realizará mais de 100 obras e serviços com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano, social e humano de Hortolândia. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo