Nossa Cidade

Prefeitura leva estudantes de tecnologia da ETEC para conhecer fábrica da Dell

Junto com estudantes de tecnologia da ETEC (Escola Técnica Estadual), o prefeito Angelo Perugini participou, nesta segunda-feira (21/10), da visita à empresa Dell Computadores, a mais nova parceira da Prefeitura no Projeto Turismo Industrial. A atividade faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). Antes de a visita começar, o prefeito e o diretor da fábrica, Claudionor Silva, assinaram o Termo de Cooperação que formaliza a adesão da empresa ao projeto.

Perugini destacou o papel da Dell no desenvolvimento econômico da cidade. “A Dell serviu de exemplo para a vinda de outras grandes empresas ao município. Com a Dell, Hortolândia deu um salto grande. Que a Dell continue a abrir suas portas para que mais gente também possa sentir este espírito de inovação e tecnologia da empresa”, valorizou o prefeito.

A Dell começou a funcionar no município, em 2007, na primeira gestão de Perugini. A Prefeitura concedeu à empresa benefícios por meio do Proemph (Programa Municipal de Incentivo Empresarial de Hortolândia).  Na  época, a chegada da Dell em Hortolândia marcou uma segunda explosão industrial no município. A primeira ocorreu na década de 70, quando a IBM se instalou na cidade, ainda distrito de Sumaré.

Os estudantes foram recepcionados pelo diretor da fábrica. O executivo destacou a contribuição que empresa tem dado para o crescimento do município, desde quando a fábrica foi instalada. “Eu vi a cidade nascer e crescer. Por isso, é um orgulho para Dell receber todos vocês. Hoje é um dia especial”, destacou Silva.

Silva destacou que este ano é especial para a empresa, que comemora 20 anos de atividade no Brasil. “A Dell está na 5ª posição do ranking das melhores empresas para se trabalhar, e na 1ª posição no ranking das melhores empresas de TI (Tecnologia da Informação) para se trabalhar. Esperamos que, por meio do projeto ‘Turismo Industrial’, vocês possam ter a capacidade e a oportunidade de estagiarem e trabalharem aqui na Dell”, salientou Silva, destacando ainda que a empresa em um lado social forte, uma vez que possui funcionários PCDs (pessoas com deficiência). “Eles fazem parte da cadeia produtiva e trabalham como qualquer outra pessoa”, salientou.

Por meio do projeto “Turismo Industrial”, a partir de agora a população terá a oportunidade conhecer a Dell, que produz computadores e notebooks que são utilizados no país, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet. “As pessoas vão poder conhecer o mundo de inovações da Dell. Por isso, a Prefeitura espera que hoje vocês aproveitem esta visita que vai mudar a visão de mundo e de futuro de vocês”, destacou Monique.

Monique salientou ainda que, graças à contribuição das grandes instaladas no município, Hortolândia subiu no ranking deste ano das melhores cidades para se investir divulgado pela revista Exame. “A Prefeitura quer a cidade seja maior. Subimos muito em um ano, da 90ª posição para a 59ª posição”, destacou Monique. 

TOUR TECNOLÓGICO

Na visita à empresa, os estudantes da ETEC assistiram palestras sobre novas tecnologias e sobre a história da Dell. Em seguida, eles visitaram a área de produção, onde são fabricados notebooks e computadores. Vinte  estudantes  do 1º, 2º e 3º anos dos cursos de Informática e de Desenvolvimento de Sistemas participaram.

“A visita será útil na parte de desenvolvimento do aplicativo que criamos”. Com estas palavras, a aluna do 3º ano do curso de Informática da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia, Amanda Carrara, definiu sua expectativa para a visita na fábrica de computadores.

A aluna Amanda estava junto com suas três colegas de turma, Beatriz de Oliveira, Erika Rodrigues e Mariana Lima. Elas criaram, como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), um aplicativo chamado “Girl Power” por meio do qual mulheres emitem um alerta sobre assédio ou violência.As estudantes estavam acompanhadas da professora que coordenou o projeto, Priscila Martins. O projeto foi o vencedor do programa “Pense Grande”, que envolveu outras ETECs paulistas. Como prêmio, as alunas viajam, nesta semana, para Londres, onde apresentarão o projeto no evento internacional de tecnologia Mozilla Festival 2019, organizado pela MozillaFoundation, criadora do navegador livre de internet de mesmo nome. 

TURISMO INDUSTRIAL

O projeto “Turismo Industrial” foi criado em setembro de 2018 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. O objetivo é abrir as portas de empresas e indústrias instaladas na cidade para que os cidadãos, empreendedores, estudantes e investidores conheçam o que cada uma das empresas produz e a importância delas para o município. Participam do projeto as empresas Wickbold, EMS, Greenbrier Maxion e Dell. 

Empresas, indústrias, instituições de ensino e empreendedores que desejarem participar das visitas do projeto “Turismo Industrial” podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo telefone 3965-1400, ramal 8911, ou pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

O projeto “Turismo Industrial” integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, é uma ação que integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, programa que prevê mais de 100 obras, serviços e ações para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo