Nossa Cidade

Votação para escolher os melhores estabelecimentos gastronômicos começa hoje

O público já pode pegar os talheres para participar da competição mais deliciosa da cidade. Nesta terça-feira (15/10), começa a votação para escolher os melhores estabelecimentos da cidade inscritos na 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, realizado pela Prefeitura. A largada oficial foi dada no evento de lançamento da 2ª edição do guia, nesta segunda-feira (14/10), no espaço Sete Opções Festas, no Jardim Girassol. O evento contou com a participação do prefeito Angelo Perugini. O evento contou com cerca de 250 pessoas.

Perugini destacou que, em conjunto com as obras e ações que a Prefeitura realizapor meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), os empreendedores do setor gastronômico contribuem para o desenvolvimento do município. “Para que o comércio progrida, é importante que vocês continuem a investir na cidade. A Prefeitura trabalha para transformar e preparar a cidade para o futuro. E vocês são parte desta transformação. Uma das principais obras já concluídas por meio do PIC é a Ponte Estaiada. Graças a essa obra, que faz parte do Corredor Metropolitano, em breve, as pessoas de Campinas e de outros municípios da região poderão vir para Hortolândia, com mais rapidez e facilidade, experimentar as opções gastronômicas, das quais vocês são os atores responsáveis”, destacou Perugini.

Anuncio

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, a 2ª edição do roteiro se concretizou graças aos estabelecimentos gastronômicos inscritos que, mais uma vez, apoiaram o projeto. “O ‘Sabores de Hortolândia’ está consolidado graças a vocês, empresários do ramo gastronômico, que continuam a acreditar na cidade. Com o apoio de vocês, a Prefeitura pôde lançar, novamente, este desafio para a cidade”, enalteceu Monique.

Neste ano, uma das novidades do roteiro é o Prêmio Jacuba, que visa valorizar a história do município, destacou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini. “Jacuba era um pirão muito consumido pelos tropeiros feito com farinha de mandioca,cachaça e mel. A Prefeitura lançou o desafio aos estabelecimentos gastronômicos inscritos para criar um prato com os ingredientes da jacuba. O prêmio visa valorizar a identidade e o legado da cultura e da história da cidade”, salientou Alessandra.

O evento também promoveu degustação de pratos, inclusive alguns feitos com ingredientes da jacuba, preparados por alguns dos estabelecimentos inscritos no roteiro. Para deixar o clima ainda mais animado, o evento teve apresentação do Quarteto Cultura Instrumental, formado por funcionários da Secretaria de Cultura. 

Neste ano, o roteiro conta com 110 estabelecimentos gastronômicos inscritos. A votação para eleger os melhores é feita pelos consumidores. O período de votação vai até o dia 15 de novembro e deve ser feita por meio do site do roteiro, www.hortolandia.sp.gov.br/saboresdehortolandia, e por meio do QR Code disponível no roteiro e no site.O público poderá votar somente uma vez no estabelecimento preferido.

Neste ano, os estabelecimentos inscritos disputarão o Prêmio Excelência de atendimento, dividido em seis categorias: restaurantes; pizzarias; bares e choperias; padarias, cafés e confeitarias; lanchonetes e hamburguerias; e culinária oriental. O Prêmio Excelência será concedido aos três estabelecimentos mais votados, por categoria. 

FATURAMENTO

Vários estabelecimentos destacaram que o roteiro “Sabores de Hortolândia” contribui para fortalecer o setor gastronômico da cidade. Este é o caso das proprietárias do restaurante Saizen Sushi, Beatriz Giorgi e Simone Camargo, estabelecimento vencedor da 1ª edição do roteiro no ano passado. “O roteiro despertou o interesse da população para conhecer nosso estabelecimento. Queremos desejar boa sorte a todos os participantes deste ano”, destacou Simone Camargo.  

Para o proprietário da pizzaria Engenharia da Pizza, Arthur Signorini, participar do roteiro resultou no aumento de faturamento. “Desde o ano passado, quando participamos da primeira edição, para cá, tivemos aumento de cerca de 50% no nosso faturamento. Neste ano, achei interessante a ideia do Prêmio Jacuba, pois é uma iniciativa que valoriza a história da cidade”, salientou o empresário. 

PRÊMIO JACUBA 

O Prêmio Jacuba visa valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. 

O prêmio escolherá o melhor prato feito com os três ingredientes (farinha de mandioca, cachaça e mel) da receita da jacuba. O prêmio será disputado por 17 estabelecimentos: Pizzaria Bella Romana, Restaurante Bete Guindola, Big Jow Hamburgueria, Botica Panela de Barro, Cannon Prime Restaurante e Lanchonete, Flamy, Espaço Gourmet Flor do Dendê, Restaurante Guindolla, Restaurante Hortolândia 3, Keh Coxinhas, Matriz do Açaí, Paladari’s Pizzaria, Pão de Queijaria Pancremo, Pastel da Feira, Pesqueiro e Lanchonete do Chico, Saizen Sushi e Wood Bar.

A escolha do melhor prato será feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais da área gastronômica e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura.

A comissão fará a degustação dos pratos de cada estabelecimento em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. As degustações serão feitas no período de 15/10 a 15/11. Ainda durante este período, os estabelecimentos que concorrem ao Prêmio Jacuba deverão incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes. 

Os pratos receberão notas de 0 a 10. Serão avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba deverão ser, obrigatoriamente, na receita dos pratos. 

A 1ª EDIÇÃO

A 1ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” foi lançada pela Prefeitura, nos formatos impresso e digital, em novembro de 2018. O objetivo da publicação é apresentar e valorizar o setor gastronômico do município e, com isso, estimular a população a consumir no comércio local.

A Prefeitura realizou, em fevereiro deste ano, a cerimônia de premiação da 1ª edição. Os vencedores foram o restaurante Saizen Sushi (1º lugar), Faminto´s Burguer (2º lugar) e o restaurante Sushizeiros (3º lugar). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na 1ª edição do roteiro foram computados 4.000 votos.

O roteiro aumentou o consumo no setor gastronômico da cidade. De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os consumidores injetaram em torno de R$ 5.200.000,00 nos 64 estabelecimentos inscritos na 1ª edição do guia. No período de votação, entre novembro de 2018 a janeiro deste ano, foram servidas cerca de 20 mil refeições nos estabelecimentos inscritos na 1ª edição.

PIC

O roteiro “Sabores de Hortolândia” é uma ação que integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, programa que prevê investimentos de cerca de R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras, serviços e ações em todas as áreas. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo