Nossa Cidade

Educação ambiental é tema de formação para profissionais da educação

Repensar, reduzir, recusar, reciclar e reutilizar. Os chamados 5Rs da sustentabilidade foram abordados na formação sobre educação ambiental voltada a assistentes de direção de 17 escolas municipais de Hortolândia. O curso, realizado nesta quinta-feira (19/09), no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, encerra as atividades, previstas para este ano, dentro do projeto realizado em parceria pela Prefeitura e pelo Instituto Estre.

As atividades do Projeto Estre tiveram início em abril com uma formação preparatória, enfocando o tema: “Cadê o lixo que estava aqui?”. Após treinamento, as assistentes de direção atuaram como multiplicadoras de conteúdo e estratégias para professores de 1º ano, que trabalharam o tema em sala de aula ao longo do ano. Ao todo, a ação envolveu 60 turmas, beneficiando 1.263 crianças.

A parceria visa levar aos estudantes temas relevantes dentro da educação ambiental. O foco é conhecer para preservar, promovendo o diálogo acerca dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos, realidade do armazenamento e descarte do lixo.

O Projeto inclui diversas ações, dentre elas contação de histórias, oficinas pedagógicas e visitas dos alunos ao aterro sanitário Estre, em Paulínia, com o apoio de monitores do Instituto Estre. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as visitas ao aterro ocorreram de 26 de junho a 04 de setembro. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer as principais etapas de processamento do lixo, tanto orgânico quanto reciclável, seja por meio de maquete, seja por meio de visita guiada, dentro de um ônibus, à usina de reciclagem, conhecendo de perto o local onde os resíduos domésticos são aterrados, a retirada do chorume para incineração, bem como a triagem dos materiais reaproveitáveis.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo