Nossa Cidade

Renan Inquérito participará do Sarau Aqui Trem Poesia

Evento da Prefeitura será nesta terça-feira (27/08), às 19h, no Centro de Memória

Nesta terça-feira (27/08), às 19h, no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrello,2, Vila São Francisco. O sarau será gratuito e com microfone aberto à participação do público. O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, restaurada pela Prefeitura, e que hoje abriga o Centro de Memória.

Anuncio

Para quem estiver interessado, basta comparecer no dia do evento. Poderão ser declamados poesias, textos e músicas próprias ou de outros autores. As declamações podem ser feitas de forma individual ou coletiva. A definição da ordem das apresentações será feita na hora. A curadoria do sarau será do músico e poeta Renan Inquérito (foto). O artista é conhecido na região por comandar o sarau Parada Poética. Além da curadoria, Renan ainda fará uma apresentação no sarau, acompanhado do DJ Viny.

Renan Inquérito iniciou sua carreira, nos anos 1990, como DJ numa rádio comunitária. Em 1999, criou o grupo de rap Inquérito, com o qual lançou os discos “Mais Loco Que U Barato” (2005), “Um Segundo É Pouco “ (2008), “Mudança” (2010), “Corpo e Alma” (2014), “Corpo e Alma Remix” (2016) e “Tungstênio” (2018).  Paralelamente à música, o artista mantém a carreira de escritor, tendo já publicado os livros  “#PoucasPalavras” (2011), “Poesia Pra Encher A Laje” e “Literatura Ostentação”, estes dois últimos de 2016. Seus textos também já foram publicados em antologias nacionais e de outros países, tais como Argentina, Chile e México.

Para levar a palavra declamada e estimular a arte declamatória junto a plateias maiores, Renan criou, em 2013, o sarau mensal “Parada Poetica”. No final de 2018, perto de celebrar seis anos de existência, o evento teve uma antologia publicada e um documentário lançado, ambos intitulados “A Parada Não Para”. A antologia reuniu textos de participantes e de autores. Atualmente, o sarau é itinerante. Renan tem levado o evento para escolas e entidades. Formado em geografia pela Unicamp, Renan também realizou uma parceria com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, com quem escreveu o roteiro do espetáculo “Ópera Rap Global” (2013). O artista ainda participou do livro “Na Oficina do Sociólogo Artesão”, de autoria de Santos, no capítulo que compila letras de rap escritas com base em teorias desenvolvidas pelo sociólogo.

O sarau contará também com autores da região que divulgarão suas últimas produções. E para incentivar ainda mais clima de poesia e literatura entre o público, o sarau terá a Banca de Troca de Livros da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”. Entre uma declamação e outra, o público poderá matar a fome e a sede na praça de alimentação.

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, explica que o objetivo é proporcionar um encontro para que pessoas de todas as idades possam compartilhar, ouvir e declamar poesias, textos e músicas próprias ou de outros autores. “Por meio do sarau, queremos promover o encontro da diversidade de público, em termos de idade e gênero, de região onde mora e do tipo de poesia ou arte com que os participantes vão contribuir. Tudo isso, tendo como pano de fundo, a charmosa estação ferroviária que abriga nosso Centro de Memória. Será a união perfeita entre poesia, música e história”, destaca Alessandra.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo