Esportes

Torcedor 8 ou 80 – Como o fanatismo do torcedor brasileiro mostra seu comportamento diário

A especialista em Comportamento Humano, Branca Barão, fala como os extremos podem interferir no cotidiano

Anuncio

 

Uma pesquisa da IPSO – Instituto de Pesquisas Sociais e Tecnológicos encomendada pela a P & G antes mesmo da Copa começar apontou que a torcida brasileira é a mais fanática da América Latina. É notável a paixão que os torcedores têm demonstrado ao cantar o hino, comprar as camisetas oficiais, lotar os estádios, sofrer, rir e chorar a cada partida.  Eles vão de um extremo ao outro nas emoções quando o assunto é seu time de futebol, ou a seleção brasileira. A notar a revolta com o jogador colombiano que causou a lesão que deixou o  ídolo Neymar fora da Copa.

 

Mas será que o brasileiro é assim extremo somente quando torce?! Ou esse comportamento reflete seu modo de agir no dia a dia?!

 

De acordo com a escritora e especialista em comportamento humano, Branca Barão, esse modo de agir extremo se estende para a vida cotidiana e pode ser um grande inimigo ou um grande aliado: “cada indivíduo tem dentro de si inúmeros personagens: o tímido e o desinibido, o impulsivo e o comedido, o pessimista e o otimista e muitos outros. O modo como agimos é definido pela relação entre esses extremos, que pode variar de acordo com o momento e com o que aprendemos das nossas experiências de vida,” pondera a especialista.

 

Seja no trabalho, nas relações em família ou com os amigos, o brasileiro demonstra que toma decisões, faz escolhas e se comporta de maneira mais emocional que racional, deixando aflorar muitas vezes os extremos de comportamento e acaba sendo rotulado por seus padrões. Quem não sabe dizer quem é o mal humorado, o pessimista, o ansioso ou o extrovertido no ambiente de trabalho, na família ou na turma de amigos.

 

A especialista reforça que o importante é assumirmos que somos muitas coisas ao mesmo tempo para que possamos nos conhecer profundamente. “É por meio da reflexão sobre quem somos, porque nos comportamos de certas maneiras é que podemos transformar nossa forma de agir e caminhar para comportamentos mais equilibrados, que direcionam para a quebra de paradigmas e nos torna pessoas melhores.”

 

 Sobre Branca Barão

 

Especialista em comportamento humano e master trainer em programação neurolinguística, a consultora, escritora e palestrante Branca Barão viaja pelo Brasil há mais de 14 anos ministrando palestras e cursos personalizados com metodologia própria que une interatividade, emoção e experiência para estimular a capacidade de comunicação, a criatividade e a inovação, propondo novas formas de engajamento e mudanças comportamentais para empresas de diversos segmentos. 

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo