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Governador destaca Ponte da Esperança como elo de integração regional

 

A Ponte da Esperança (estaiada), estrutura construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, foi inaugurada, nesta quinta-feira (30/05), em evento que reuniu o governador João Doria e o prefeito Angelo Perugini. Com 700 metros de extensão, a estrutura, que é sustentada por 16 estais, é um importante eixo de integração viária local e regional. Durante a inauguração, Doria valorizou a Ponte da Esperança como uma obra que promove a união regional. “Esta ponte permitirá acessibilidade de bairros mais simples à estrutura da cidade. A ponte passa a atender e a ligar dois lados e, sempre que há união, há celebração”, destacou. A Prefeitura estima que cerca de mil pessoas acompanharam o evento, que faz parte das comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia, comemorado em 19 de maio.

Além de promover integração e desenvolvimento local, a Ponte da Esperança faz parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, em implantação pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), corredor expresso de ônibus que ligará Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas. Doria afirmou que, até dezembro deste ano, todas as obras que ligarão a Ponte da Esperança à Campinas estarão finalizadas, o que inclui a continuidade do corredor pelos bairros Parque Peron e Chácaras Nova Boa Vista (perto do presídio) e a alça de acesso ao km 5 da SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença).

“A boa política pública é o que estamos, hoje, fazendo aqui em Hortolândia. O bom prefeito é aquele que compartilha, que diz “nós fazemos”. É um exemplo de grandeza do prefeito Perugini realizar esta obra e compartilhar esta inauguração com o Governo do Estado. E também uma grandeza a escolha do nome Esperança para a ponte, uma bela iniciativa, pois ela representa a esperança de várias pessoas. A inauguração desta ponte mostra que juntos podemos fazer melhor”, destacou Doria, enfatizando que o discurso de Perugini é “sintonizado, aberto, democrático e participativo”.

“Nós acreditamos que a política pode acontecer com relacionamento, participação e olho no olho. Hoje, recebemos o governador para entregar esta obra que simboliza um compromisso que se realizou. Compromisso assumido com o governador Geraldo Alckmin e que Doria dá continuidade. Graças a união com o Governo Estadual, entregamos esta ponte que chamamos de Esperança, pois era quase impossível realizar esta obra, mas ela se tornou realidade, se tornou a esperança. Quando alimentamos nossa coragem mais que nosso medo, chegamos a fugir das derrubadas de muros para construir pontes”, enfatizou o prefeito Angelo Perugini, destacando a importância da parceria com o Estado para viabilizar as obras que colocaram a Ponte da Esperança em funcionamento.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. Quando Perugini assumiu a atual administração, em 2017, retomou a articulou junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano, que estavam paradas desde 2015. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou o serviço: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O Estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

Além da inauguração da Ponte da Esperança, o evento desta quinta-feira marcou a entrega de 50 novos ônibus do Governo do Estado para o sistema de transportes intermunicipal, veículos que contam com wi-fi, tomadas USB, rampas de acessibilidade e ar condicionado. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, 38 destes veículos servirão ao transporte de passageiros entre Hortolândia e cidades vizinhas. Estes veículos começam a circular nesta sexta-feira (31/05).

Desenvolvimento local

A Ponte da Esperança é a primeira ponte modelo estaiada da RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base e um mastro de 75 metros de altura. Agora que está liberada para o tráfego de veículos, a estrutura vai facilitar acessos entre os bairros de Hortolândia. “Esta é uma obra importante para todas as cidades da região, mas especialmente para Hortolândia, pois ela liga uma região muito humilde da cidade, que é o Jd. Nova América e o Jd. Novo Ângulo, ao restante do município. É um momento que ficará para a história de Hortolândia”, ressaltou Perugini.

“Temos a perspectiva de abertura de novos loteamentos nesta região, além da movimentação do comércio local e da chegada de novas empresas, o que, consequentemente, vai gerar mais postos de trabalho para o morador da cidade”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.

Atualmente, o acesso ao Jd. Novo Ângulo é pela Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, a antiga Estrada da Granja. A pista simples é um empecilho, por exemplo, ao escoamento da produção de empresas e, até mesmo, ao dia a dia dos moradores, tanto para quem depende de transporte coletivo quanto para quem precisa seguir caminho de carro. Com a entrega da Ponte, ficará mais fácil o acesso a rodovias como SP-101, Anhanguera e Bandeirantes.

Entre as centenas de pessoas que acompanharam a cerimônia de inauguração da Ponte da Esperança, estava o monitor Antônio Carlos Bruno, de 64 anos, morador do Jd. Nova América. “Estou muito feliz em ver esta acontecimento, pois esta inauguração representa mais desenvolvimento para a região onde moro. Meu bairro estava separado do restante da cidade. Penso que, agora, com as facilidades que a ponte vai trazer, vamos em breve contar com bancos e lotéricas, pois até para pagar contas temos dificuldades aqui”, destacou Bruno.

PIC

A inauguração da Ponte da Esperança e a continuidade da obra do Corredor Metropolitano são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Raio X – Ponte da Esperança

•180 metros de vão

•700 metros de extensão

•75 metros de altura

•16,9 metros de largura

•16 pares de estais

•90 luminárias LED

•Pista de caminhada

•Capacidade de fluxo de 2,4 mil veículos por hora

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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