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Ponte Estaiada desafogará trânsito da Av. da Emancipação

Segundo a Prefeitura de Hortolândia a ponte construída para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade,  desafogará o trânsito da avenida da Emancipação, via que concentra fluxo intenso de veículos sentido Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101).

A ponte faz parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, viário regional que ligará desde Americana até Campinas. A Secretaria de Mobilidade Urbana estima que quando estiver pronto, o corredor expresso receberá pela Ponte da Esperança, pelo menos, 30% do volume de veículos que atualmente segue sentido SP-101 pela Emancipação, o que deixará a avenida livre para o trânsito local. O novo trajeto significará dois quilômetros a menos no percurso, em comparação ao trajeto seguindo pelo trevo da EMS. A Ponte será inaugurada neste domingo (26/05), numa ação que integra o calendário de comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia.

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De acordo com monitoramento realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, 525 mil veículos acessaram Hortolândia, no mês de abril, pela avenida da Emancipação. No trajeto inverso, que concentra o principal gargalo de trânsito em horários de pico nesta avenida, 533 mil veículos deixaram a cidade sentido SP-101, neste mesmo período de monitoramento. A estimativa é que 30% do volume de veículos na saída seja direcionado à Ponte da Esperança, o que deve aliviar, de forma considerável, o trânsito no trevo da EMS.

“Além da Ponte da Esperança aliviar o trânsito local, desafogando a avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico, também será possível oferecer um trajeto mais curto sentido Campinas, quando o traçado do Corredor Metropolitano estiver finalizado”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira. Isso porque seguindo de veículos pela avenida da Emancipação, passando pela Ponte da Esperança, até o km 5 da SP-101, onde ficará a alça de acesso ao Corredor Metropolitano, são 4 quilômetros de distância. Já da avenida da Emancipação ao km 5 da SP-101, seguindo pelo trevo da EMS, são 6 quilômetros. A alça de acesso segue em construção pela Rodovias do Tietê, concessionária que administra a SP-101. Para viabilizar o Corredor Metropolitano, a EMTU prossegue com as obras no Jd. Nova América, de onde o traçado seguirá pelo Parque Peron, Chácaras Nova Boa Vista, até o km 5 da rodovia.

A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Ponte da Esperança

A Ponte Estaiada de Hortolândia é a primeira neste modelo inaugurada na RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base, composta por 16 pares de cabos de aço, os estais, ligados a um mastro de 75 metros de altura. Ao todo, a ponte possui 700 metros de extensão e 16,5 metros de largura, com duas pistas de rolagem em ambos os sentidos, além de calçada e ciclovia nas laterais. A estrutura está localizada entre o Jd. Santa Rita de Cássia e o Jd. Novo Ângulo.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. Quando Perugini assumiu a atual administração, em 2017, retomou a articulou junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano, cujas obras estavam paradas desde 2015. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou a obra: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

Raio X

•180 metros de vão

•700 metros de extensão

•75 metros de altura

•16,9 metros de largura

•16 pares de estais

•90 luminárias LED

•Ciclovia e pista de caminhada

•Capacidade de fluxo de 2,4 mil veículos por hora

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolândia

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